Defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo. A realidade para eles é única, imóvel, eterna, imutável, sem princípio ou fim, contínua e indivisível. Parmênides escreveu em forma de poema suas principais ideias filosóficas.
Para o filósofo, havia uma espécie de organização racional no universo que era infinita, uma, indivisível, imutável e imóvel. A teoria parmenidiana estava centrada no que ele chamou de “ser”. O ser das coisas era o princípio fundamental, baseado em uma espécie de ideia infinita e universal.
Parmênides de Eleia, nascido por volta de 515 a.C., foi um importante filósofo pré-socrático e é considerado o fundador da Escola Eleática de filosofia. Eleia, sua cidade natal, estava localizada no sul da Itália, na Magna Grécia, e era um centro cultural e filosófico da época.
Seu pensamento influenciou a chamada "teoria das formas", de Platão. Ao contrário da maioria dos filósofos precedentes, que divulgaram seus pensamentos em prosa, Parmênides era um poeta e escreveu sua grande obra, "Da Natureza", em versos hexâmetros semelhantes aos de Homero.
Buscar a essência da realidade só é possível se há algo que permite identificar uma coisa como ela mesma, ou seja, se há algo que permanece em uma coisa apesar de qualquer mudança, esse algo nos permite perceber que o movimento não pode ser tomado como definidor do real.
Qual a TEORIA de PARMÊNIDES? | História da Filosofia
Como Parmênides ficou conhecido?
Parmênides escreveu em forma de poema suas principais ideias filosóficas. Sobreviveram ao tempo 160 versos, que são considerados o maior texto dos pré-socráticos. Dividido em três partes – Proêmio, Primeira Parte e Segunda Parte –, o poema Sobre a Natureza apresenta que há dois caminhos de compreensão da realidade.
O primeiro foca a identidade do mesmo, acusando a ilusão do movimento e do não ser. O segundo foca a transmutação do mesmo, acusando, por sua vez, a ilusão da particularidade e da fixidez. Ambos, porém, afirmam a unidade e mesmidade no e do princípio.
O pensamento de Parmênides baseia-se na concepção da imutabilidade do Ser, reiterando a unidade e a totalidade do real. Há, nesse pensador, a concepção de uma unidade do Ser subjacente à diversidade das coisas expressada por meio das máximas “o ser é” e “o não ser não é”.
Sua lógica compreende uma origem única, eterna, indivisível e imutável para os seres, se diferenciando das demais teorias apresentadas até então. Ele acreditava que uma essência não pode mudar e, por essa ideia, foi considerado o fundador do imobilismo ontológico.
A crítica que Parmênides dirige a Heráclito é que o seu modelo filosófico é incapaz de conceber nas coisas o que elas tem de essencial, focando-se na superficialidade e na transitoriedade.
Parménides foi o fundador da Escola eleática, que também incluiu Zenão de Eleia e Melisso de Samos. De sua vida em Eleia, dizia-se que ele havia escrito as leis da cidade.
Parmênides optou pela radicalidade da lógica. Só existe o SER, pois o NÃO-SER é o vazio, o nada e não é possível que o SER venha do NÃO-SER, uma vez que nada vem do nada. Resumindo: não há mudança. O SER É ETERNO, CONSTANTE E IMUTÁVEL.
Quais os dois caminhos da realidade para Parmênides?
Parmênides postula os dois únicos caminhos possíveis para o conhecimento, o caminho do “ser” e o caminho do “não ser”, sendo que ambos os caminhos conduzem o pensamento ao conhecimento da verdade.
Por que para Parmênides o ser é imutável e eterno?
Segundo Parmênides, o ser é imutável e absolutamente imóvel, é perfeito e acabado e, como tal, não tem necessidade de nada e, por isso, permanece em si mesmo idêntico no idêntico. Ele é um contínuo todo igual já que qualquer diferença implica o não-ser.
Heráclito defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza.
Ambos concordam que o ser é imutável, eterno e existe com propriedades fixas. São dois pensamentos complementares, sendo que Parmênides desenvolve a tese de Heráclito, defendendo o não ser como fundamento para a existência das coisas.
Heráclito entende a partir da mudança, do não-ser, da experiência sensível e transformação, enquanto Parmênides defende a permanência, o ser, o teórico e a identidade, perspectivas distintas que ainda persistem em nosso tempo.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
Desse modo, de maneira muito simplista, se resolvia o problema da verdade em Parmênides: verdadeiro é o ser, e, portanto, o discurso sobre o ser; falsas são as opiniões, e, portanto, todo discurso sobre as opiniões.
Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo.
Parménides era exactamente o reverso de Heraclito. Para Heraclito, o movimento e a mudança eram as únicas realidade; para Parménides, o movimento era impossível e toda a realidade consistia numa substância única, imóvel e imutável.