O que Paulo Freire fala sobre a diversidade cultural?
A diversidade cultural é entendida por Freire como um conceito abstrato, porém complexo, pois reflete suas próprias experiências de desenvolvimento nas diversas sociedades que frequentou. Diversas discussões giram em torno do trabalho com a diversidade cultural no campo educacional e social.
(FREIRE, 1987, p. 35). Trabalhar com a diversidade é o natural, uma vez que as diferenças existem e não devem ser negadas dentro da dinâmica educativa.
Qual era a proposta de Paulo Freire com os Círculos de Cultura?
Sistematizados por Paulo Freire (1991) os Círculos de Cultura estão fundamentados em uma proposta pedagógica, cujo caráter radicalmente democrático e libertador propõe uma aprendizagem integral, que rompe com a fragmentação e requer uma tomada de posição perante os problemas vivenciados em determinado con- texto.
Como Paulo Freire via a valorização da cultura do aluno?
Segundo Freire, o aluno, alfabetizado ou não, chega a escola com uma bagagem cultural, que não pode ser colocada em posição de inferioridade ou superioridade frente a bagagem cultural do seu educador.
A diversidade cultural é a expressão da pluralidade e da diferença que caracterizam os seres humanos em suas múltiplas dimensões, como a etnia, a língua, a religião, a arte, a história, a geografia, entre outras.
Conferência temática Paulo Freire e diversidade como força político-cultural
Como o professor pode trabalhar a diversidade cultural?
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
A diversidade cultural é um conceito que compreende os diversos aspectos únicos em diferentes culturas. Esse conceito abarca a nossa linguagem, culinária, crenças, vestuário, nossos núcleos familiares, nossa política, e todas as outras características de um grupo de indivíduos que dividem certo território.
“Paulo Freire defende o respeito aos indivíduos, a responsabilidade com o outro ser humano e com a natureza, e o estímulo ao pensamento crítico. Isso confronta o período em que vivemos, permeado por um discurso de ódio e de estímulo à violência. De apoio à militarização e à destruição ambiental.
Freire acreditava que, por trabalhar com a alfabetização de adultos pobres, esses conceitos auxiliariam no objetivo de tornar a educação libertadora e que, dessa forma, despertaria a consciência dos alunos para as relações de opressão nos ambientes de trabalho e para as injustiças sociais existentes na sociedade.
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
Para ele “a cultura é todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações de diálogo com os outros homens” (FREIRE, 1980, p. 38).
Paulo Freire defendia a tese de que a educação deve valorizar a cultura do aluno, reconhecendo que, estando alfabetizado ou não, o aluno leva à escola uma cultura própria, que não é pior nem melhor que a do professor e, portanto, há um aprendizado mútuo.
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.
Qual é o objetivo principal da educação para a diversidade?
Por sua vez, a educação para a diversidade prioriza o respeito entre todos e por isso trabalha com valores e conceitos como: tolerância / intolerância; preconceito; diversidade / identidade / desigualdade; liberdade / igualdade; inclusão / exclusão; cidadania / paz.
E entende-se que no educar para diversidade, propõe-se o combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito, respeitando-se as diferenças, sejam culturais, étnicas, políticas, sociais, econômicas, religiosas, entre outras.
Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.
Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.
2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.
O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.
Qual o conceito de educação de acordo com Paulo Freire?
A definição de educação específica de Freire é: educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. Segundo Freire, há duas espécies gerais de educação: a educação dominadora e a educação libertadora.
O que Paulo Freire fala sobre o ensino tradicional?
Paulo freire entendia o ensino tradicional como conservador e com a finalidade de dominação, por isso entendia a escola nova como prática de liberdade, dessa forma a educação deixa de ser autoritária. Para o estudo da escola nova, os autores aqui trazidos no texto também estudaram a concepção de democracia.
Diversidade cultural refere-se à variedade de culturas, tradições, costumes, línguas, crenças religiosas e expressões artísticas presentes em uma determinada sociedade ou comunidade.
A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.
A diversidade cultural representa o conjunto de diferentes culturas que existem em nosso planeta Terra. A cultura compreende o conjunto de costumes e tradição de um povo os quais levam de geração a geração.