O que reprova na perícia médica do INSS?
Um grande erro na hora de ir fazer a perícia é não levar os documentos principais, como documento pessoal original com foto e documentos médicos, como exames, relatórios e prontuários atualizados. A função do perito é verificar se você tem direito ao benefício, evitando que possa haver possíveis fraudes.O que pode dar errado em uma perícia médica?
04 erros que você deve evitar na perícia médica do INSS
- Confundir doença com incapacidade. É extremamente comum as pessoas pensarem que o fato de estarem com alguma doença, automaticamente dará a elas direito a algum benefício. ...
- Não levar os documentos principais. ...
- Não falar o necessário. ...
- Mentir durante a perícia.
O que os peritos do INSS avaliam?
A depender de cada caso, a perícia do INSS pode servir para identificar se a pessoa está incapacitada para o exercício de suas atividades, se possui uma deficiência ou se cumpre os requisitos socioeconômicos para o recebimento do benefício pretendido.O que não falar em uma perícia médica do INSS?
3. Não falar o necessário: É de extrema importância ser objetivo com suas palavras, falando sempre o que for necessário para comprovação da sua incapacidade. O perito precisa saber, com o máximo de detalhes possível, como a sua doença te incapacita para o trabalho.As dicas do perito sobre como se comportar na perícia médica do INSS
Quais são as perguntas que o médico perito faz?
Existem muitas perguntas que o profissional da perícia médica pode realizar ao examinar uma aplicação de seguro saúde. Entre elas estão: O indivíduo tem alguma doença ou condição que o incapacite? O indivíduo mexe regularmente em hábitos ou profissões de risco?O que devo falar na hora da perícia?
Sempre fale a verdade sobre o seu caso, sobre seus sintomas e tudo o que você sente, pois o médico vai conseguir identificar quando você não está sendo sincero. Dê todas as informações necessárias de forma clara para o perito, inclusive seus sintomas, os medicamentos que toma e quais os efeitos colaterais que sente.Como se sair bem na perícia do INSS?
O ideal é que seja usada roupas leves e confortáveis e que facilitem os movimentos que forem pedidos pelo perito, caso o problema seja nos pés o recomendado é usar calçados abertos, evite usar acessórios e maquiagens, principalmente se for tratar de um caso de depressão.Como devo me comportar em uma perícia médica do INSS?
Mantenha uma Postura Respeitosa: Demonstre respeito e cooperação durante todo o processo de perícia médica. Mantenha uma postura calma e respeitosa, mesmo que sinta-se tenso ou frustrado. Lembre-se de que o médico perito está ali para avaliar sua condição de saúde de forma imparcial e objetiva.Quem decide o resultado da perícia do INSS?
O resultado do seu pedido deverá aparecer na tela, conforme o resultado dado pelo Instituto de acordo com a perícia realizada. Caso o resultado seja positivo, você terá acesso a informações como a data de pagamento do seu benefício e valor, também pelo Meu INSS ou número 135.Quais os casos mais comuns de erros periciais?
Veja quais são os principais erros cometidos pelas empresas durante a perícia médica:
- Juntar no processo quesitos genéricos.
- Pensar que o perito oficial decide o processo com sua tese ou laudo pericial. ...
- Não contratar assistente técnico judicial para acompanhar a perícia.
O que acontece se mentir na perícia do INSS?
Uma vez comprovada a concessão indevida (mediante fraude) do benefício pela Autarquia Previdenciária, o segurado pode ser condenado a devolver todos os valores recebidos, acrescidos de juros e correção monetária, bem como responder criminalmente, podendo inclusive, ser condenado de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa ...O que não devo falar numa perícia judicial?
Mentir, simular ou aumentar só um pouquinho é a maneira mais fácil de tornar o perito intransigente com a sua causa. Tudo o que você relatou verdadeiramente na perícia vai ser questionado e o laudo provavelmente vai ser desfavorável. Recomendamos sempre falar a verdade.Porque os médicos do INSS nega benefício?
Eles podem ter relação com documentação incompleta, reprovação na perícia médica, erro de análise do próprio INSS ou o fato do segurado não ter direito ao benefício pedido. Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas situações.É fácil passar na perícia do INSS?
Passar pela perícia médica do INSS não é uma tarefa fácil, mas existem algumas atitudes e dicas que o periciado deve saber para facilitar o procedimento. A primeira delas é levar consigo o comprovante de agendamento no dia de realização da perícia.O que o perito não pode fazer?
Ao Perito é vedado o uso de quaisquer argumentos não técnicos ou opiniões próprias para convencimento do direito postulado pelas partes. O Laudo Pericial não é peça de defesa ou de contestação, disso a desnecessidade do uso de ferramentas jurídicas de convencimento.Quais são as perguntas que o perito faz?
O perito pode fazer diversas perguntas durante a perícia, dependendo das questões técnicas ou científicas envolvidas no processo. Algumas das perguntas mais frequentes são: Qual é o histórico do caso em questão? Quais são os procedimentos adotados pela empresa ou profissional envolvido no caso?Como ser aprovado em uma perícia médica?
Como ser aprovada na Perícia Médica do INSS
- Apresente relatórios médicos atualizados com o CID da doença e com registro de que você está incapacitado para o trabalho. ...
- Leve exames médicos feitos nos laboratórios e as receitas dos medicamentos que está usando.
Como saber se o perito aprovou?
O trabalhador que realizar uma perícia médica pode consultar o resultado no mesmo dia, a partir das 21h através do telefone do INSS, 135, ou online pelo aplicativo ou site do Meu INSS.O que eu não devo falar na perícia do INSS?
Evite chegar já falando muito, mostrando vários documentos ao mesmo tempo, pois parecerá que você está muito ansioso e desconcentrará o perito. Deixe que o médico faça as perguntas que ele entender conveniente para analisar o seu caso.Como saber se fui bem na perícia?
Passos para consultar o resultado da perícia no Meu INSS
- Acesse o site Meu INSS ou o aplicativo do Meu INSS.
- Faça login com sua conta gov.br.
- Procure pela opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”.
- Consulte o resultado da sua solicitação.