Apesar do mau funcionamento do bico injetor ser influenciado por impurezas no combustível, as falhas podem ocorrer devido a problemas no comando da ECU, mau contato do plug do bico injetor, falha na bomba de combustível, sujeira no filtro e pré-filtro de combustível, entre outros problemas como velas, etc.
Ele diz que combustível adulterado, filtro de combustível saturado e a falta de estanqueidade do sistema de injeção são os principais causadores de sujeira nos bicos injetores.
Isso ocorre devido aos depósitos de carbono e outros detritos que podem se acumular nos bicos quando se usa combustíveis de má qualidade (ou mesmo adulterados). É justamente por essa característica autolimpante que, normalmente, seus componentes não são inspecionados em todas as revisões.
Combustível de Má Qualidade: O uso frequente de combustíveis de baixa qualidade pode causar acúmulo de sujeira nos bicos injetores, prejudicando seu funcionamento.
A gasolina comum não possui os aditivos necessários para realizar a limpeza dos bicos injetores, sendo, então, indicado o uso da gasolina aditivada. Essa solução ajuda na limpeza interna dos bicos, não deixando resíduos com a queima de combustível.
Mas quando sabemos que os bicos estão entupidos ou que precisam de limpeza? Os sinais de que é necessário executar a limpeza dos bicos são bem aparentes. Marcha lenta irregular, perda de potência na saída e falhas ao acelerar (popularmente conhecido como engasgadas).
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
A maioria dos problemas na injeção eletrônica que afetam o motor está relacionada a um bico injetor de combustível entupido ou sujo. No entanto, às vezes um bico injetor de combustível ruim pode borrifar muito combustível no sistema de combustão, e isso é tão ruim quanto borrifar muito pouco de combustível.
Em média, cada bico custa cerca de R$ 350,00 (peças novas e originais). Esse preço é aproximado para carros nacionais e moto res comuns. Modelos de alta performance e potência, o preço da substituição do bico é maior.
Quando o motor falha ou engasga perdendo o rendimento estes são indícios de que?
Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim.
O que acontece se o carro estiver com os bicos sujos?
Além disso, os bicos injetores sujos podem causar uma mistura ar-combustível desigual, resultando em falhas de ignição e um funcionamento irregular do motor. Com o tempo, a sujeira acumulada causa danos aos componentes internos do veículo, o que pode levar à necessidade de reparos ainda mais caros.
O STP FLEX TREATMENT é um produto de limpeza superconcentrado, de alta eficácia, que age rapidamente no motor, removendo depósitos e causadores de perda de potência em qualquer sistema de injeção de combustível, tanto nacional como importado.
Pode colocar querosene no tanque de combustível para limpar os bicos?
A prática é tão antiga quanto duvidosa: não há registro de que funcione. A “lenda” de que misturar querosene ao combustível ajuda a limpar os bicos injetores tem origem bem antiga, principalmente entre os motores a diesel mais velhos, antes da adoção de tecnologias como a injeção direta de alta pressão.
O grande inimigo dos bicos injetores são os combustíveis de má qualidade. Alberto relata que, ao abastecer com fluido alterado, os problemas podem até se agravar. “Os bicos entopem e travam, de forma que a peça perde a função de pulsar o combustível, podendo levar até a queima do circuito elétrico”, explica .
Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema no bico injetor. Normalmente, ocorre o entupimento da peça, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível. Assim, a compressão não fica eficiente, perde a potência e força o motor a gastar mais.
Quando os bicos estão obstruídos, com vazamentos ou não funcionam corretamente, a pulverização inadequada do combustível afeta a mistura ar-combustível. Como resultado, isso pode levar a uma queima incompleta e, consequentemente, a uma diminuição na potência do motor.
O que acontece se o bico injetor estiver entupido?
Como dito antes, os injetores são responsáveis por pulverizar o combustível no motor. No entanto, em caso de entupimento, a taxa de combustível relacionada ao ar presente no motor fica afetada, o que provoca a queda de desempenho. Ou seja, a mistura entre combustível e ar não ocorre de maneira equilibrada e eficiente.
Apesar do mau funcionamento do bico injetor ser influenciado por impurezas no combustível, as falhas podem ocorrer devido a problemas no comando da ECU, mau contato do plug do bico injetor, falha na bomba de combustível, sujeira no filtro e pré-filtro de combustível, entre outros problemas como velas, etc.