– QAP: Na escuta, ou quando acionado, pronto. – AZM: Azar Militar. Quando você dá azar e algo acontece de forma inesperada de ruim, geralmente não tem como voltar atrás.
estar cheio de problemas para resolver e não há soluções de imediato; encrencado; estar no sanhaço (ver “sanhaço”). difícil; puxado; sugado (ver “sugado”). expressão usada quando o militar consegue obter êxito em determinada situação ou quando entende bem algo que lhe é passado.
Entre as atividades iniciais, o “tchof” “seria uma alteração no curso de um córrego que havia ali próximo, para originar um (sic) espécie de represa, onde seriam realizadas algumas atividades de vivacidade; após a realização desse “tchof”, mesmo a água do córrego sendo limpa, a água represada ficou turva” (Aluno 2).
Expressão comum no universo dos marinheiros, significa que uma faina (tarefa) foi realizada com sucesso. A expressão é regulamentada internacionalmente e utilizada por bandeiras na comunicação entre navios no alto mar. Ao verão seguro, Bravo Zulu!
Hora do pato = hora em que o cadete é ouvido sobre alguma alteração dada. O nome deriva de antigo programa de rádio no qual os calouros eram eliminados ao som de um grasnado de pato.
F.O. Fato Observado: anotação feita por um superior hierárquico a respeito de um militar sobre sua atuação. Pode ser positiva, quando há alguma qualidade observada no desempenho de uma tarefa, ou negativa, quando há uma falha cometida. Logo, um militar pode receber FO positivo ou negativo.
A 6. ª Região Militar (6. ª RM) é uma das doze regiões militares do Exército Brasileiro, sediada na cidade de Salvador, com jurisdição sobre os estados da Bahia e Sergipe.
Há uma expressão popular, oriunda de uma brincadeira infantil, chamada “barata-voa”, que, segundo o site Dicionário Informal, é o que ocorre quando há algo que cria pânico ou descontrole do ambiente – em alusão ao que geralmente acontece quando o temido inseto alça um de seus voos curtos em um local onde há pessoas.
A saudação entre militares é a continência Ao cumprimentar um civil, o militar quando fardado, poderá fazer-lhe uma continência, como cortesia, além de dar-lhe o usual aperto de mão.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
Os gritos de guerra, também conhecidos como brados, têm um grande significado para a vida militar, pois geralmente objetivos motivacionais e de criação e reforço de um espírito de coesão do grupo, principalmente nas academias militares para refletir a mítica do combatente.
Aprova o Plano Geral de Licenciamento para o ano de 2021 (PGL-2021) do Efetivo Variável (EV) incorporado em 2020 e de cabos e soldados do Núcleo Base (NB).
n substantivo feminino 1 discrepância entre pontos de vista; desacordo, desentendimento 2 Derivação: por extensão de sentido. falta de amizade; hostilidade, malquerença 3 falta de inteligência (Dicionário Houaiss) Charlie 04 – Juliano Guerra Arranjada, ensaiada e ex...
Em SP o policial bom é chamado de "BILLY", expressão de bom humor que faz referência a "Billy The Kid". Quando o policial é muito bom daí já passa a ser "TRILLY".
Abrange a Rede de Telefonia da Marinha (RETELMA) e utiliza o conceito de INTRANET para prover aos seus usuários o acesso a recursos e serviços de TI no âmbito da MB.
Safa-Onça, vamos ao significado do termo, safar a onça significa, desincumbir-se de algo difícil, livrar-se de algo desagradável. Ainda, resolver uma situação de emergência, ou seja, quando a situação está safa, resolvida, a faina terminou.