Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, especificamente dizendo.
Por exemplo, imaginemos uma pessoa que tem um crédito a receber, como uma dívida. O prazo para cobrar judicialmente essa dívida é limitado pela prescrição. Se esse prazo se esgotar, o credor perde o direito de entrar com uma ação para cobrar a dívida, mesmo que o devedor ainda deva o valor.
Embora eles sejam bem parecidos, existem algumas diferenças que nos permitem identificá-los: enquanto o texto injuntivo informa, ajuda, aconselha, recomenda e propõe, o texto prescritivo obriga, ordena, impõe, exigindo que as determinações sejam cumpridas rigorosamente.
Tem como foco a obrigatoriedade de um procedimento. Ele exige que o leitor realize as instruções de determinada forma, sem liberdade. Entre as características principais dos textos prescritivo, está a linguagem simples e direta com verbos no infinitivo e imperativo.
Modelo de Processo Prescritivo. Também conhecido como Modelos de Processos Tradicionais. Esse tipo de modelo prescreve os relacionamentos, ou seja, como os elementos dos processos são interligados, com a finalidade de estruturar e ordenar o desenvolvimento de um software.
Tarefa de processo intensivo, a abordagem prescritiva analisa as decisões em potencial, as interações entre as decisões, as influências que afetam essas decisões e a influência de todos os itens acima em um resultado para, em última análise, prescrever um curso de ação ideal em tempo real.
Como o próprio nome diz, a análise prescritiva “prescreve” uma tomada de ação para resolver alguma demanda relevante do momento que carece de atenção. Portanto, ela não só identifica os dados, como também sugere o que pode ser feito para mudar aquele cenário.
A prescrição, segundo o artigo 189 do Código Civil, é a extinção da pretensão (ação judicial para assegurar um direito) pelo tempo. O texto do mencionado artigo descreve que quando um direito é violado, nasce uma pretensão, ou seja, o direito de ingressar com uma ação para assegurar o direito violado.
A prescrição de medicamentos é um documento com valor legal pelo qual se responsabilizam, perante o paciente e sociedade, aqueles que prescrevem, dispensam e administram os medicamentos/terapêuticas ali arrolados.
Dentro dos instrumentos prescritivos, são estabelecidos os objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, projetos e planos de ação. Já os instrumentos quantitativos referem-se às projeções orçamentárias necessárias para desenvolvimento das ações previstas (OLIVEIRA, 2013).
A análise descritiva é responsável por mostrar como estão os dados agora. A preditiva, como o nome indica, prevê futuros possíveis com base nos dados coletados no passado. E a prescritiva quais as melhores decisões que podem ser tomadas de acordo com cada cenário.
Método prescritivo: procedimento analítico onde são aplicadas equações que recebem como entrada informações relativas às características da envoltória (arquitetônicas/construtivas), iluminação e condicionamento de ar. A pontuação obtida determina a classificação de eficiência da edificação (A, B, C, D ou E).
A análise prescritiva, englobada na área da análise empresarial, consiste em compilar dados, recomendar ações e prever seu impacto para facilitar a tomada de decisão, identificando a melhor solução entre todas as possíveis.
Conhecimentos Prescritivos Há conhecimentos que se propõem a recomendar o que fazer, indicando soluções ou determinando quais decisões devem ser tomadas. Neste caso, oferece alternativa de soluções ou técnicas para resolver problemas e auxiliar os gerentes a administrar as organizações.
Currículo prescrito: trata-se do documento oficial nas diversas esferas administrativas de um país, como, por exemplo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Estaduais ou Municipais.
Quais são as características de um texto prescritivo?
Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, especificamente dizendo.
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa. O conto possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que o tipo de história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo.