Além do desenho, você vai estudar pintura, cinema, fotografia, música, literatura, dança, entre muitas outras. Isso significa que você não precisa ficar preso a uma única coisa. A faculdade de Artes permite que você estude diferentes linguagens, técnicas e conceitos.
Estudar Artes é, antes de mais nada, o estudo das influências culturais ao longo da história e como os movimentos artísticos ajudaram a moldar as diferentes culturas em todo o mundo.
O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
A arte permite conhecer as nossas origens. A arte ajuda a ampliar a própria bagagem cultural. A arte ajuda a entender melhor as outras disciplinas. O conhecimento de arte serve para reconhecer, apreciar e preservar as obras de arte.
Essa disciplina ensina aos alunos as diversas linguagens artísticas, estimulando a expressão por meio delas, o desenvolvimento de novas habilidades e uma leitura do mundo sob a perspectiva das artes. Desde os primórdios da história da humanidade a arte existe e carrega muitos significados.
Qual o principal objetivo da disciplina da arte na escola?
Objetivos do ensino de Arte
A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
Também o aprendizado da arte é essencial para o desenvolvimento das crianças, desde pequeninas. A arte faz parte de uma educação integral. É fundamental para estimular a criatividade, a imaginação, as habilidades motoras, a inteligência racional, a afetividade e a emoção.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
Na educação a arte contribui para o desenvolvimento cognitivo, favorecendo o aprendizado através do lúdico-pedagógico, onde são trabalhados valores morais, éticos e estéticos, que visam despertar e expandir a criatividade do educando, focando a formação cidadã.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
As artes, de um modo geral (incluindo arquitetura, literatura, música, dança, cinema e teatro), e as artes plásticas (escultura, pintura e desenho), de modo especial, referem-se ao desenvolvimento de formas simbólicas, algo que vem sendo praticado pelos seres humanos desde a idade mais remota.
Atividade oferecida aos alunos desenvolve habilidades como criatividade e sendo crítico. Música, teatro, escultura, dança, poesia, pintura e outras expressões artísticas ajudam os jovens a lidar com as próprias emoções e ampliam o conhecimento sobre as diferentes práticas culturais no mundo.
Fazer aula de Artes vai muito além de simplesmente aprender técnicas de pintura, escultura ou qualquer outra, de acordo com o tipo escolhido. Essas aulas oferecem um espaço para explorar a criatividade, desenvolver habilidades motoras finas, expressar emoções e até mesmo relaxar e reduzir o estresse.
A disciplina de Arte é uma área de conhecimento que contribui para formação humana do aluno, para ajudá-lo a entender de forma crítica a sociedade que o rodeia e a cultura. Portanto, não pode ser tratado como forma meramente de entreter, ou ser visto como uma área menos importante que as demais.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
Além do desenho, você vai estudar pintura, cinema, fotografia, música, literatura, dança, entre muitas outras. Isso significa que você não precisa ficar preso a uma única coisa. A faculdade de Artes permite que você estude diferentes linguagens, técnicas e conceitos.
Qual é a principal atividade da disciplina de arte?
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (artes visuais, danças, músicas e teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los na busca pessoal e coletiva, desenvolvendo a percepção, a imaginação, a emoção e sensibilidade ao realizar produções artísticas.
Para lecionar a disciplina de artes nas escolas do ensino básico, seja infantil, fundamental ou ensino médio, é necessário ter uma graduação em alguma das linguagens artísticas. Estudar licenciatura em dança, música, artes cênicas ou artes visuais é, desse modo, fundamental para ingressar nesse campo de atuação.
Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.