A uva Carménère caracteriza-se pela pele de tonalidade vermelha intensa. Daí o nome “Carménère” que significa “carmim” em francês. Quando colhida no termo normal de maturação, a casta apresenta aromas de frutas negras maduras, como cereja e ameixa, terra úmida, ervas e pimenta negra.
Assim como a Cabernet Franc, a Cabernet Sauvignon é uma uva vigorosa e pouco suscetível às doenças que atacam as videiras. Quando comparada à Cabernet Franc, a uva Cabernet Sauvignon apresenta casca mais grossa, o que faz com seus vinhos apresentem maior acidez e intensidade de aromas.
Resultado do cruzamento entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, a Cabernet Sauvignon tem a sua origem registrada em Bordeaux, região milenar conhecida como a capital do vinho. Ou seja: é uma uva que desde os primórdios respira tradição e hoje é a mais influente entre as tintas.
As uvas Merlot são originárias da mesma região das uvas Cabernet, na França. Os vinhos Merlot geralmente são mais encorpados, com sabores e aromas frutados. As uvas Merlot favorecem o consumo do vinho ainda jovem, ao contrário dos Cabernet que ficam melhores quando envelhecem.
TUDO SOBRE VINHO CABERNET SAUVIGNON #vinhoem2minutos
Qual é mais forte Merlot ou Cabernet?
Diferente do vinho Cabernet Sauvignon, o Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua. Obviamente, por ter menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool. Merlot é mais doce, é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação.
Merlot é uma uva de cachos de tamanho médio, pele fina e coloração azul violácea. Apresenta pouca acidez e grande concentração de açúcar. É bastante aromática e frutada, destacando-se os aromas de frutas negras, como ameixa, mirtilo e jabuticaba.
A uva Carménère caracteriza-se pela pele de tonalidade vermelha intensa. Daí o nome “Carménère” que significa “carmim” em francês. Quando colhida no termo normal de maturação, a casta apresenta aromas de frutas negras maduras, como cereja e ameixa, terra úmida, ervas e pimenta negra.
O nome Sauvignon deriva de “sauvage”, no francês, selvagem. Dentro do Vale do Loire, a Sauvignon Blanc é encontrada na sub-região chamada Vinhedos Centrais, onde produz os famosos vinhos secos de Sancerre e Pouilly-Fumé. Já em Bordeaux, é comum encontrar a Sauvignon junto de outra uva, a Sémillon.
Qual a diferença entre carmenere e Cabernet Sauvignon?
Via de regra, escolha um Carmenère se você busca um vinho com menos corpo e taninos. Já aposte num Cabernet Sauvignon se você prefere um rótulo com mais “potência”. Neste Dia da Carmenère, comemorado em 24 de novembro, confira abaixo 5 rótulos elaborados com essa uva.
A uva Cabernet Sauvignon, conhecida como rainha das tintas, ainda no pé tem como características principais a casca grossa e a polpa pequena – o que resulta no sabor concentrado e alto tanino.
No geral, os vinhos Malbec apresentam coloração profunda e intensa, em nuances que vão do rubi ao violeta. Apresentam bom volume, taninos refinados e acidez equilibrada. Quando jovens, os rótulos Malbec tendem a revelar aromas de frutas vermelhas e negras, como ameixa, cereja, framboesa e mirtilo.
No Brasil, são seis espécies de uvas mais comuns para consumo, divididas entre rústicas e finas. A mais conhecida é a uva Itália, verde ou amarelada, de casca consistente e polpa crocante.
Malbec costuma produzir vinhos que enchem a nossa boca, encorpados e com taninos bastante sedosos e agradáveis. Já o Cabernet Sauvignon tem potencial para vinhos de maior ataque em boca, com taninos mais rebeldes, que muitas vezes precisam ser amaciados pelo tempo.
Notas de degustação: É um vinho de tonalidade vermelho rubi, apresenta aromas que remetem a frutas vermelhas maduras e especiarias. É estruturado e adocicado com persistência agradável. Harmonização: Bom acompanhamento para massas de molhos vermelhos, carnes e também sobremesas.
Malbec, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional são algumas das uvas que elaboram rótulos mais “fortes” Potente é um adjetivo bastante genérico para descrever um vinho, mesmo assim é usado informalmente para identificar rótulos “fortes”.
No geral, um vinho produzido da Chardonnay tende a ser mais encorpado e rico em aromas do que o Sauvignon Blanc, com uma textura cremosa e notas de baunilha, se produzido em barricas de carvalho. Já um de Sauvignon Blanc é mais leve e ácido, com notas herbáceas e cítricas e menos influência da madeira.
A uva Cabernet Sauvignon gera um vinho mais forte e intenso, por outro lado a uva Merlot é macia e essa maciez é transferida para a bebida. O vinho Merlot é mais frutado mantendo aromas de frutas vermelhas similares ao da framboesa e cereja.
A uva Sauvignon Blanc é uma casta de vinhos brancos, de corpo leve, elegante e de frescor particular. É muito comum apresentarem notas de frutas cítricas e hortaliças, como aspargos e pepino. Mas é possível encontrar exemplares com aromas de frutas tropicais, como maracujá, abacaxi e kiwi.
Malbec é um tipo de uva francesa e principal variedade da região de Cahors, também presente em Bordeaux. Encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânicos, para serem consumidos ainda jovens. Também é muito usado em bordeaux para fazer corte.
Os vinhos Chardonnay são encorpados e com uma textura cremosa. É bastante comum encontrarmos vinhos Chardonnay varietais – feitos apenas com uma casta. A casta da Chardonnay é também utilizada para fazer vinhos doces, tranquilos e espumantes. E é uma das uvas autorizadas para a produção do tradicional champanhe.
Oriunda da França, a Carménère é uma uva que se consagrou na América Latina, especialmente no Chile. Conhecida por originar vinhos tintos de corpo médio e aromas intensos, essa casta conquista cada vez mais adegas no Brasil e no mundo.
A uva Malbec é originária da região de Cahors, no sudoeste francês, mas que ficou mundialmente conhecida por sua produção vinícola na Argentina. Hoje, é a casta mais importante do país sul-americano, e gera rótulos exportados para todo o mundo.
Syrah (em francês) ou Shiraz (em inglês) é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, muito utilizada na produção de vinhos. As uvas syrah têm uma cor púrpura profunda característica que se reflete no vinho. Hoje é cultivada em países como a Austrália (onde é chamada Shiraz) e França (onde é chamada Syrah).