iv) a partir do somatório dos valores obtidos nos itens (ii) e (iii), obtém-se o coeficiente de sustentação global (CL ) e o coeficiente de arrasto global (CD ) da aeronave, respectivamente.
As marcas são representadas por cinco caracteres alfabéticos: os dois primeiros são as marcas de nacionalidade (no caso de aeronaves brasileiras: PT, PP, PR ou PU) e os três últimos são as marcas de matrícula.
O nível médio do mar é utilizado como ponto de referência a partir do qual são medidas as altitudes dos acidentes topográficos, marcadas as curvas de nível e as altitudes nos mapas e plantas. Na aviação, é a referência para os níveis de voo (FL). Muitas vezes, a expressão é abreviada como "nível do mar".
Chama-se centro de pressão (CP) e está onde as forças aerodinâmicas combinadas atuam no sentido de suspender ou afundar o avião. O CP é projetado pela engenharia aeronáutica para permanecer onde está. Ou seja, ele não altera a posição em nenhuma configuração do voo.
O Código de Processo Penal é a legislação que estabelece a forma pela qual o processo penal ou a prestação jurídica dos direitos materiais previstos no Código Penal é realizada. Portanto, estabelece papel semelhante ao do Novo CPC, mas na área criminal, embora o Código de Processo Civil seja aplicado subsidiariamente.
Durante uma trovoada podem ser verificados fenômenos como ventos fortes, granizo, saraiva, descargas elétricas, turbulência, tornados, formação de gelo e chuva intensa. Todos esses fenômenos estão associados a uma nuvem Cumulonimbus (CB).
Unidade de medida de comprimento ou distância equivalente a 1.852 metros, utilizada quase exclusivamente em navegação marítima e aérea e na medição de distâncias marítimas. A milha náutica por hora deu origem ao "nó" (Knot - KT), unidade de velocidade ainda muito comum na aviação.
Localizados na parte dianteira da asa (bordo de ataque, na animação acima), os slats também são abas móveis acionadas antes do pouso, a exemplo dos flaps. Auxiliam na sustentação da aeronave. São mecanismos localizados nas pontas das asas. Auxiliam na rotação do avião.
Aprova a Instrução de Aviação Civil - IAC que trata da elaboração e controle de publicações do DAC. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
Uma Diretriz de Aeronavegabilidade (comumente abreviada como AD) é uma notificação aos proprietários e operadores de aeronaves certificadas de que existe uma deficiência de segurança conhecida em um determinado modelo de aeronave, motor, aviônica ou outro sistema que deve ser corrigido.
A Capa de Lote Eletrônica (CL-e) é um documento auxiliar criado para agilizar o registro e liberação de mercadorias acobertadas por Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), nos Postos Fiscais do país.
CI/CD, ou Integração Contínua e Entrega Contínua, são abordagens ágeis de desenvolvimento de software que visam automatizar o processo de construção, teste e entrega de software. Nesse sentido, elas visam automatizar e acelerar o processo de entrega de novas funcionalidades e atualizações aos usuários.
CI (integração contínua) é a prática de integrar alterações de código em um repositório várias vezes ao dia. CD tem dois significados: a entrega contínua automatiza as integrações de código, enquanto a implementação contínua libera automaticamente as compilações finais para os usuários finais.
Rota de saída por instrumentos que conecta o aeródromo, ou uma pista específica de um aeródromo com um ponto significativo, normalmente em uma rota ATS, no qual a fase em rota do voo possa ser iniciada.
Os flaps são dispositivos que estão embutidos na asa do avião que, quando estendidos, têm o objetivo de fazer a área e a curvatura da asa aumentar, além de ampliar o arrasto aerodinâmico. Durante as operações de decolagem e pouso, o flap é acionado para aumentar a sustentação da aeronave em velocidade menor.
O RPK (Revenue Passenger‐Kilometers) trata da receita por passageiro por quilômetro. Esse é um indicador que mede a quantidade total de receita gerada por uma companhia aérea a partir do transporte de passageiros por quilômetro voado.
Representa a velocidade aerodinâmica indicada (IAS) com a correção de posição e do erro ocasionado pelo efeito da compressibilidade; sobre condições de compressibilidade, a velocidade aerodinâmica verdadeira é computada a partir da velocidade equivalente, em vez de ser computada diretamente da velocidade calibrada.
As aprovadas por Supplemental Type Certificate - STC, ou documento similar, emitido por autoridade de aviação civil estrangeira, e que devem, obrigatoriamente, obter validação brasileira antes de sua incorporação em aeronaves com marcas brasileiras.
A unidade de velocidade constante pode ser um conjunto independente chamado de acionamento de velocidade constante (CSD). Essas unidades são mais frequentes em aeronaves mais velhas, ou seja, aquelas pro- duzidas antes de 1980.
Onde 𝐶𝐷 é o coeficiente de arrasto total do avião, 𝐶𝐷,𝑒 o arrasto parasita e 𝐶𝐷,𝑖 é o coeficiente de arrasto induzido. Segundo Anderson (2015), o arrasto parasita se refere à soma do arrasto de perfil de asa, com o de pressão mais o de fricção das superfícies de qualquer parte do avião exposto ao fluxo de ar.
O C.G. de uma aeronave é o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude. Uma aeronave suspensa por este ponto, não deve ter tendência de rotação para qualquer dos lados do nariz ou da cauda.