Esta palavra é «effathá», que significa: «abre-te». Vejamos em qual contexto foi colocada. Jesus atravessava a região chamada «Decápole», entre o litoral de Tiro e Sidónia e a Galileia; portanto uma zona não judaica.
“Efatá” palavra do aramaico, significa “Abra-se” em português. Segundo o Evangelho de Marcos (Mc 7, 34), foi uma palavra usada carinhosamente por Jesus para curar um surdo- mudo. As pessoas presentes ficaram admiradas e diziam: “Tudo o que faz, Ele faz bem” Mc (7,37). A fé do homem foi fundamental para sua cura.
[aramaico = «abre-te»] – título do quarto rito complementar do Ritual do Baptismo das Crianças, que consiste na imposição das mãos do sacerdote e o voto para que a crian¬ça possa em breve entender a Palavra de Deus.
No Evangelho, lemos como Jesus curou um surdo-mudo (cf Mc 7,31,-37). Primeiro, tocou-lhe os ouvidos e ordenou: “efatá!” – palavra grega que significa “abre-te!” Em seguida, tocou-lhe também a língua, para que o homem começasse a falar.
“Efatá”, que significa “Abra-se”, é uma palavra poderosa de cura e libertação. Assim como Jesus abriu os ouvidos do surdo e soltou a língua do mudo, Ele pode abrir portas e trazer novas oportunidades para a sua vida. Vamos orar juntos para que Deus abra caminhos e manifeste o Seu poder em todas as áreas da sua vida.
ESTA FREQUÊNCIA ABRIRÁ A PORTA PARA ABUNDÂNCIA - O MARAVILHOSO PODER DE EPHATA - O PODER DE DEUS
Porque Jesus falou efata?
Efatá foi a palavra que Jesus falou quando lhe trouxeram um homem que era surdo e falava com dificuldade, Jesus levantando os olhos, suspirou e disse... EFATÁ... que quer dizer “abre-te”, e imediatamente os ouvidos do homem se abriram e a sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente (Marcos 7:34).
Por isso, levam ele até Jesus e Jesus ao tocar nele diz “Efatá” que quer dizer “abre-te”, ou seja, a partir daquele momento ele poderia ouvir Deus falar com ele e do mesmo modo poderia anunciar as maravilhas de Deus.
Éfeta é uma palavra aramaica que significa “abre-te”. Na celebração deste rito, o Celebrante toca os ouvidos e a boca da criança, dizendo: “O Senhor Jesus que fez os surdos ouvir e os mudos falar, te conceda que possas logo ouvir a sua palavra e professar a fé, para louvor e glória de Deus Pai”.
Efrata, ou Efrate, (em hebraico: אפרת \ ה) é uma tribo ou lugar bíblico. A primeira menção de Efrata ocorre em Gênesis 35:16 e 48:7 em referência ao local onde Raquel morreu ao dar à luz a Benjamim e ser enterrada na estrada de Betel.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
EFA ou Baú, era uma medida judaica para grãos e às vezes para líquidos, equivalente a cerca de 22 litros, segundo os livros bíblicos dos Juízes (capítulo 6, versículo 19) de Rute (capítulo 2 versículo 17) e de Zacarias (capítulo 5, versículos 6, 7 e 10).
Afastando-se da multidão com ele, Jesus tocou-lhe nos ouvidos e a língua, e disse "Efatá!", que quer dizer "abre-te". O evangelista relata que na mesma hora "seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade". Para compreender a Palavra de Deus, não basta apenas ouvir.
O significado de "Efata" em aramaico é "Abre-te!" ou "Sê aberto!" É uma palavra que denota um ato de abertura ou libertação da deficiência do homem que não conseguia ouvir nem falar. "Efata" se tornou um símbolo da desbloqueios de vida e cura.
Depois, levantando os olhos para o céu, gemeu, e disse Ephata, que quer dizer “Abre-te!”. Imediatamente abriram-se-lhe os ouvidos e a língua se lhe desprendeu, e ele falava corretamente.
EFATÁ... que quer dizer “abre-te”, e imediatamente os ouvidos do homem se abriram e a sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente (Marcos 7:34).
E disse: “Effeta”. O termo é hebraico e, traduzido, significa “Abre-te”. Portanto, o sacerdote tocou teus ouvidos para que teus ouvidos se abrissem à palavra e ao sermão do sacerdote” (AMBRÓSIO, Sobre os Sacramentos, I,2).
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Jesus ordenou: “Efatá!”. Esta não é uma palavra mágica, é aramaico e significa “seja aberto”. O texto bíblico, Marcos 7.34, diz assim: “Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: 'Efatá', que significa 'abra-se'”. Há hoje uma profunda necessidade de um “efatá” para o ser humano.