Existem ainda aqueles significados populares: a cruz na testa é para Deus nos livrar de todos os maus pensamentos. Na boca, é para nos livrar das más palavras. No peito, para Deus nos livrar das más ações.
O Sinal da Cruz é um dos símbolos mais básicos da religião cristã, relembrando a importância do sacrifício de Cristo na Cruz. Jesus retratado fazendo o sinal da cruz para o espectador, numa bênção.
A cruz na testa é para Deus nos livrar de todos os maus pensamentos. A cruz na boca, é para nos livrar das más palavras. A cruz no peito, para Deus nos livrar das más ações.
“Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, lavamo-nos e iniciamos as refeições, quando vamos nos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, persegnamo-nos a testa com o sinal da cruz”.
No Livro de Ezequiel (Ez 9,4), o profeta tem uma visão de Deus falando ao anjo: "passa no meio da cidade, no meio de Jerusalém e marca com um Tau (sinal da cruz) na testa dos homens que gemem por tantas abominações que nela praticam".
QUAL É O SIGNIFICADO DO SINAL DA CRUZ NA TESTA, NA BOCA E NO PEITO?
Qual é o certo do sinal da cruz?
A Igreja sempre considerou o lado direito como preponderante. É por isso que, para traçar o sinal da cruz, usa-se também a mão direita. Ao incensar o altar, também se começa sempre pelo lado direito.
Quando traçamos o sinal da cruz sobre o nosso corpo, estamos afirmando pelo menos três verdades fundamentais de nossa fé: Deus, que é Uno e Trino; a Encarnação de Jesus e Sua Morte na Cruz. Quando dizemos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, neste momento professamos a fé na Santíssima Trindade.
Em que momentos podemos ou devemos fazer o sinal da cruz? Na celebração da Santa Missa, em observância ao rito litúrgico, há momentos em que o sinal da cruz se apresenta como obrigatório, como se faz no início e ao fim da celebração.
Católicos romanos, ortodoxos orientais, alguns ramos do luteranismo e do anglicanismo muitas vezes fazem o sinal da cruz sobre si mesmos como demonstração de fé pela respectiva doutrina.
Se o sinal estiver no meio da testa, o possuidor terá grande sucesso com o sexo oposto e a possibilidade de obter ganhos financeiros na carreira que escolher. Um sinal na face é a marca da beleza. Para os espiritualistas, qualquer marca na face indica vida longa. Age com prudência.
Tudo isso nos recorda que é necessário nos empenharmos em compreender a Palavra de Deus com atenção e inteligência iluminada. Esta Palavra deve ser anunciada e proclamada por todo cristão, porque a evangelização é um dever de todos os batizados.
Na simples cruz, estão condensados o passado, o presente e o futuro da instituição divina da Igreja, em favor dos homens. Ao mesmo tempo, a cruz representa a caminhada diária do cristão: “Quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz de cada dia e me siga” (cf. Lc 23).
Como fazer o nome do Pai do Filho e do Espírito Santo?
E é assim mesmo a maneira correta de se fazer: com a mão direita aberta, com os dedos juntos, se toca na testa e se diz “em nome do Pai”; a mão desce ao peito enquanto se repete “e do Filho”; a mão sobe para o ombro esquerdo e de lá para o direito, enquanto se diz “e do Espírito Santo”. O “amém” encerra o gesto.
O que significa em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo?
“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” exprime pertença ao princípio originário de nossa existência e participação humana na vida divina. Cada vez que iniciamos uma obra ou atividade invocando a Trindade, confessamos nossa disposição de corresponder ao amor intra-trinitário.
fazendo o sinal da cruz sobre o livro e sobre si mesmo na fronte, na boca e no peito, e todos fazem o mesmo». O novo texto acrescentou, portanto, duas coisas ao primeiro, que vão indicadas a verde. Uma refere-se ao gesto que o sacerdote deve fazer quando diz a saudação O Senhor esteja convosco.
Na nota n. 81 ao §108, lê-se uma citação do antigo ritual romano para a celebração da Santa Missa, que diz: Ao benzer-se, [o sacerdote] volta para si a palma da mão direita com todos os dedos juntos e estendidos, faz o sinal da cruz da fronte ao peito e do ombro esquerdo ao direito.
Qual significado de fazer o sinal da cruz com a mão esquerda?
A cruz na mão esquerda de São Floriano simboliza a fé cristã que ele professava mesmo sendo um oficial do exército romano. Fixado numa legião romana distante de Roma foi mais fácil para ele e para milhares de soldados viverem a fé cristã.
Está professando sua fé no mistério da Cruz: Jesus Cristo, o enviado do Pai, nascido da Virgem Maria por obra do Espírito Santo, oferece na Cruz sua vida pela vida do mundo. Há pessoas que fazem o sinal da Cruz instintivamente, diante do que está por acontecer ou já aconteceu, como se fosse um cacoete.
A cruz é sinal de vida, de salvação, porque o Senhor deu a sua vida para toda a humanidade, passando pela cruz e assim ele chegou à glória da ressurreição. O valor da cruz esteve presente na teologia dos padres da Igreja.
Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo. O gesto é muito importante para os católicos como a dona de casa Socorro Vaz.
Depois, a mão deve ser dirigida na altura do peito, em seguida, a mão deve ser levada ao ombro esquerdo, depois ao ombro direito. No momento do "amém", não deve ser dado o beijo na mão, pois o próprio "Amém" confirma o que se acabou de rezar.
“Fazer o sinal da cruz quando acordamos, antes das refeições, diante de um perigo, em defesa contra o mal, antes de dormir, significa dizer a nós mesmos e aos outros a quem pertencemos, quem queremos ser. E por isso é importante ensinar as crianças a fazer bem o sinal da cruz”, disse.
Porque tem que fazer o sinal da cruz com a mão direita?
À direita nos recorda a alegria dos que foram salvos, dos que fazem a vontade de Deus, já que o Filho colocará as ovelhas fiéis à Sua direita (Mateus 25, 33).