O que significam os grilhões que nos forjavam da perfídia astuto ardil?
“Os grilhões que nos forjava/Da perfídia astuto ardil…/Houve mão mais poderosa:/Zombou deles o Brasil” Houve uma mão mais poderosa (a vontade do povo) que zombou (riu, desfez-se de) dos grilhões (das amarras) de uma perfídia (astuto ardil, ou seja, uma traição bem arquitetada).
Resposta: Ímpias falanges que apresentam face hostil são as tropas brasileiras que estavam descrentes sobre sua luta. O escritor faz um apelo nesse verso, pedindo que elas não temam, que acreditem em sua força, porque elas são os muros que protegem o Brasil do inimigo.
Trump perde 10 TRlLHÕES após resposta do BRICS liderada por Lula e Dilma!! China RINDO À TOA!!!
Qual o significado da frase "os grilhões que nos forjava"?
Os grilhões que nos forjava Da perfídia astuto ardil... Grilhões são algemas, correntes que prendem, prisão. Forjar é inventar, falsificar. Perfídia significa deslealdade, traição.
Ou seja, o Brasil servia aos interesses de Portugal, por isso quando se diz "Longe vá" o autor do hino quer que a servidão do Brasil jamais volte, e "temor servil" se refere ao medo da possibilidade de servir a outro país e deixar de lado a independência já conquistada.
O trecho “Os grilhões que nos forjava” apresenta o repúdio aos “grilhões” da colonização portuguesa que apenas extraia as riquezas brasileira e escravizava o povo. “Parabéns, ó brasileiro” é um verso que parabeniza a nação, o povo brasileiro, pela tão almejada liberdade.
1 Cadeia de ferro, terminada por duas argolas largas com que se prendiam pelas pernas os condenados: Preso injustamente, sofria com o grilhão preso a seus pés, tolhendo seus movimentos. 2 Corrente de metal formada de anéis encadeados; grilhagem.
O hino nacional conta a história da proclamação da independência, exalta as belezas naturais do País, a força e a coragem do povo brasileiro. Com frases escritas na ordem indireta e de forma rebuscada, a letra reflete os movimentos artísticos e literários da época.
O horizonte (do grego antigo ὁρίζων -οντος, de ὁρίζω "limitar") é definido como a linha aparente ao longo da qual, em lugares abertos e planos, observamos que o céu parece tocar a terra ou o mar. Pela definição, pode se considerá-lo mesmo em áreas não planas, embora não se possa observar.
Qual o significado da palavra varonil no hino nacional?
A expressão "varonil" somente começou a ser utilizada a partir de 1939, provavelmente pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). A explicação seria que a palavra "varonil" seria mais apropriada para ser cantada pelos soldados.
A palavra "hostil" significa demonstrar antipatia, inimizade ou aversão em relação a algo ou alguém. Também pode ser usada para descrever um ambiente ou situação que é desagradável ou desafiador. Em resumo, "hostil" indica uma atitude ou atmosfera de antagonismo ou adversidade.
O que significa a palavra perfídia no Hino da Independência?
No hino da independência é possível encontrar algumas palavras desconhecidas, como perfídia (desleal ou traiçoeiro), ímpia (cruel, crueldade), hostil (rivalidade, agressividade) e garbo (elegante).
Ou seja, o Brasil servia aos interesses de Portugal, por isso quando se diz "Longe vá" o autor do hino quer que a servidão do Brasil jamais volte, e "temor servil" se refere ao medo da possibilidade de servir a outro país e deixar de lado a independência já conquistada.
Já na parte de "vossos peitos, vossos braços", o hino se refere à coragem e força do povo brasileiro. Sendo assim, os peitos e braços do povo brasileiro são as muralhas, ou seja, a estratégia de defesa no combate contra o exército oponente. Toda a letra do hino da independência do Brasil é belíssima.
Os versos "Os grilhões que nos forjava / Da perfídia astuto ardil / Houve mão mais poderosa / Zombou deles o Brasil" ressaltam a superação das artimanhas e traições por um espírito mais poderoso de unidade nacional e autodeterminação.