Afinal, adoram se divertir, correr e bagunçar. Também é normal que o gato, tanto filhote como adulto, morda como sinal de carinho, para chamar a atenção e até porque está se divertindo. Dependendo da intensidade e dos demais sinais que ele der, a mordida pode ser um alerta de que ele está incomodado.
Uma pergunta muito frequente é: porque os gatos mordem e lambem. E a resposta é que alguns felinos mordem logo após lambidas como sinal de aviso para que você pare de lhes fazer carinho. Outros fazem isso como forma de afeto e outros ainda o fazem como uma forma de cuidado com você.
A reação é tida como uma simulação de uma presa em fuga para eles. Dito de outro modo, dependendo da maneira como o carinho é feito, pode instigar os instintos comportamentais de caça do pet, o que não é de todo ruim. Entretanto, existem outras maneiras melhores, menos dolorosas e arriscadas de fazer isso.
Em geral, os gatos dão mordidinhas como uma forma de demonstrar afeto. Então, se você se pergunta “por que os gatos mordem quando fazemos carinho?”, saiba que essa é só uma reação normal ao gesto.
Esse comportamento, mais conhecido como comportamento predatório mal direcionado, é uma atitude completamente natural. Geralmente ocorre em gatinhos ou gatos jovens que são enérgicos ou estão entediados porque passam muito tempo sem companheiros de brincadeira.
Encher você de lambidas: os gatos podem estender os banhos de gato para você como uma forma de demonstrar carinho. Se receber essas lambidas, fique contente com esses gestos de amor; Dar piscadas preguiçosas: quando seu gatinho pisca lentamente para você, como se estivesse com sono, ele está dizendo que te ama.
Em geral, o gato adora brincar agarrando, mordendo e dando até chutinhos, pois isso serve como um treino para caça: antes de matar a presa, ele brinca com ela até enjoar. Então, quanto mais estimulado ele for, principalmente quando vê uma mão imitando uma garra, mais ele vai morder.
Lamber e morder é também um modo de brincar dos gatos. Enquanto morda de forma suave, não tens que te preocupar nem que chamar-lhe à atenção, pois é a sua forma de divertir-se e não o faz com a intenção de magoar-te.
Uma das interpretações mais comuns para esse comportamento é a de que esse gesto se trata de uma reação completamente natural, também conhecida como reação de defesa, que ocorre porque o gato se sente ameaçado.
Quando o gato ronrona e morde para chamar sua atenção: provavelmente você escutará um ronronar regular e vigoroso que pode vir acompanhado de mordidinhas e outras ações chamativas para pedir que o alimente, que brinque com ele ou que lhe faça suas carícias favoritas.
As mordidas nada mais são do que uma maneira do bichano de demonstrar que está gostando da brincadeira e quer mais. Para os felinos, não há nada mais atrativo do que ver uma mão se mexendo sem parar, como se fosse um grande brinquedo. Pernas e pés se movimentando também são “alvos” para ele “caçar”.
Essa atitude é vinculada à sensação de segurança ao estar em um ambiente mais fechado e controlado. Já arranhar é uma ação vinculada à necessidade do felino de estar sempre preparado para se defender ou caçar.
Caso seu gatinho morda seus pés, observe se ele não precisa de ajuda. Gato mordendo pés ou mãos pode ser simplesmente carência ou necessidade de cuidados. Observe para saber se ele não está enjoado. Afinal, a primeira pessoa para a qual ele vai demonstrar desconforto é o tutor.
Como saber se o gato está gostando da brincadeira?
Vamos à interpretação desse estudo: se os gatos estão em luta livre e sem vocalizar, eles muito provavelmente estão brincando. No entanto, quando existe algum tipo de vocalização ou os famosos “assopros” que o gato faz, é um aviso de que a briga é iminente.
Quando isso acontece, o gato precisa expressar sua insatisfação de uma maneira mais “clara” que, muitas vezes, é através de uma mordida. O mesmo vale para o gato dessa internauta: “Moça, no caso, meu gato vem pedir carinho, ele vem me mostrando a cabeça e ronronando.
Os gatos dão “cabeçadas” e se esfregam em você para espalhar o cheiro deles. Sabe quando o seu gatinho se esfrega nas suas pernas ou dá uma “cabeçada” na sua mão? Esses comportamentos parecem um pouco estranhos, mas servem para marcar os seres humanos.
O seu gato pode simplesmente bater em você para mostrar que está irritado. Talvez seja uma mudança no ambiente, música ou até alteração de cheiro. Qualquer coisa que esteja fazendo ele se sentir ameaçado. Conta para a gente, você já tinha notado o quanto o toque de patas dos gatos pode se comunicar?
A mordidas dos gatos também podem transmitir outras doenças, como por exemplo tétano ou raiva. É muito comum os donos não se aperceberem das mordidas de gato, principalmente em outros animais de estimação. Assim, o risco de eles desenvolverem uma infeção é muito alto.
Os gatos costumam morder durante a brincadeira porque expressam seu instinto natural de caça. Pode desencorajar o comportamento elogiando-os por brincadeiras delicadas durante as sessões de brincadeira.
Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.
O que significa quando o gato deita de barriga para cima?
Ela também fica com um pouco mais de gordura subcutânea. Os gatos são fanáticos por coisas quentinhas e, percebendo essa mudança na temperatura, podem aproveitar para deitar em cima da barriga da tutora. Assim, parece que ele está querendo estar mais próximo por causa da gravidez.
Gatos são mestres na comunicação não verbal, e a lambida seguida de uma mordida pode ser um meio de expressar limites. Se o gato se sente superestimulado ou desconfortável, ele pode usar a mordida leve como um sinal para reduzir a interação.
Afinal, adoram se divertir, correr e bagunçar. Também é normal que o gato, tanto filhote como adulto, morda como sinal de carinho, para chamar a atenção e até porque está se divertindo. Dependendo da intensidade e dos demais sinais que ele der, a mordida pode ser um alerta de que ele está incomodado.
No entanto, existem sintomas físicos da raiva felina que não dão origem a dúvidas. Entre esses sinais, destacam-se febre, baba excessiva, perda de apetite, ingestão aumentada de água, vocalizações excessivas, alterações no miado, apatia, indiferença e falta de higiene pessoal.