Se você quiser dar o sentido de “por causa de”, use a expressão “por causa de”, ora! Mas, para diversificar, você também pode usar as expressões: “devido a”, “por motivo de”, “em razão de”, “em virtude de”, “graças a” ou “por obra de”.
Os exemplos abaixo demonstram o uso correto da expressão. Se você quiser dar o sentido de “por causa de”, use a expressão “por causa de”, ora! Mas, para diversificar, você também pode usar as expressões: “devido a”, “por motivo de”, “em razão de”, “em virtude de”, “graças a” ou “por obra de”.
Por causa de é a forma correcta, sinónima de porque (por causa de estar = por estar = porque estava). Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
Por que: usado em perguntas diretas quando não aparece ao final da sentença e em frases declarativas para expressar dúvida em relação ao motivo. Também pode ser usado como sinônimo de “pelo qual” ou de “por qual”.
As frases que transmitem o efeito de causa e consequência para o leitor são aquelas que citam uma determinação ação, seguida da consequência que foi desencadeada pela atitude tomada pelo indivíduo.
A ideia de causa é ligada ao que provoca uma determinada ação ou fato, ao motivo declarado na oração principal. A principal conjunção subordinativa causal é o porque, mas também destacamos as conjunções e locuções causais pois, pois que, já que, uma vez que, visto que.
Conexão causal explícita é aquela que torna evidente ao leitor as relações de causalidade instituídas entre os acontecimentos narrados por meio do uso de palavras ou expressões específicas.
Esses conectivos indicam uma relação de causa e efeito. Conectivos: Porque, por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como, pois. Ex.: Uma vez que os homens possuem o mesmo potencial intelectual que as mulheres, os seus salários deveriam ser equivalentes.
O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".
Exemplos: Ele escreveu depressa (o advérbio "depressa" modifica o sentido do verbo "escreveu"). Essa cor é menos feia (o advérbio "menos" caracteriza o adjetivo "feia"). Os adjuntos adverbiais de causa fornecem à oração a ideia de causa, razão, tal como: porque, pois, por causa de, com o.
A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que determina um acontecimento".