A grande maioria se encontra na clara, a parte branca do ovo, sendo que a albumina representa cerca de 50% destas proteínas. A albumina é uma proteína considerada de alta qualidade, uma vez que contém todos os aminoácidos que precisamos para que nosso corpo funcione corretamente.
O que pouca gente sabe, é que além da clara e da gema, a casca do ovo também é uma ótima fonte nutritiva, tendo o cálcio como seu principal nutriente, mas também o magnésio e potássio.
O fio branco não é o cordão umbilical, mas sim a chalaza, um fio gelatinoso que tem a função de manter a gema ou o embrião (em caso de ovos fertilizados) centralizados. A chalaza está presente em vários tipos de ovos, além do da galinha, como os de codornas e outras espécies.
Tanto a clara como a gema são ótimas fontes de nutrientes. Os estudos divergem muito sobre qual parte é a mais vantajosa para a saúde. Ainda assim, a clara acaba sendo mais indica para o consumo por conter um valor calórico mais baixo. Porém a gema não deve ser deixada de lado, pois tem benefícios para a saúde.
2. Comer a gema do ovo faz mal. Mito. Apesar de ser mais calórica em comparação com a clara, a gema do ovo possui nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo.
A maior parte está na gema. Porém esse nível pode variar ligeiramente conforme o tamanho do ovo, o que significa que nem todos os ovos terão a mesma quantidade da substância.
Casca: Embalagem natural formada por carbonato de cálcio, e tem como função proteger o conteúdo interno do ovo. A casca é bastante porosa e permite trocas gasosas. Membrana externa e interna: são membranas da casca que isolam a clara. Câmara de ar: área em que fica reserva de ar para o futuro embrião.
Pelo aspecto nutricional, a calaza é uma estrutura complementar ao restante do ovo, o que significa que ela traz tantas proteínas e nutrientes quanto as demais partes deste super alimento. Dessa forma, ao tirá-la, o valor nutritivo total do ovo também se perde parcialmente.
Ao quebrar um ovo, é comum notar um fio branco entre a gema e a clara, conhecido como chalaza, que tem a função de manter a gema centralizada, evitando deslocamentos durante o desenvolvimento do pintinho em ovos fertilizados. A chalaza não perde sua utilidade em ovos não fertilizados para consumo.
A resposta que mais se encaixa nas descrições acima é: o quê possui quatro letras (o+q+u+ê = 4 letras), ás vezes possui letras (á+s+v+e+z+e+s = 7 letras) e nunca possui cinco letras (n+u+n+c+a = 5 letras). Espero ter ajudado, bons estudos!