Crucifixo E o seu sacrifício redentor na cruz a razão do nosso amor. Por isso, no centro do altar deve estar um crucifixo. Coloque-o no centro da mesa ou na parede, acima do altar. Toda casa católica deve ter um crucifixo.
O CRUCIFIXO “VINDE, Ó DEUS” foi desenvolvido para esse propósito de marcar a porta de nossos lares e reconhecer que Jesus é a porta por meio da qual encontramos a Salvação.
Ter um crucifixo em casa pode trazer uma conexão espiritual constante e profunda. A presença desse símbolo religioso poderoso, longe ser um objeto de superstição, nos lembra do amor incondicional de Jesus Cristo e da sua paixão pela humanidade.
Dá pra colocar uma versão de pregar acima da cabeceira da cama ou aqueles com base pra ir na estante do quarto, por exemplo. Outra opção interessante é usar na sala ou cozinha como sinal da presença e amor Dele nesses espaços. Vai bem até na porta, pra receber os convidados!
A Instrução do Missal Romano assim determina: “Sobre o altar ou junto dele coloca-se também uma cruz, com a imagem de Cristo crucificado” (IGMR, 308). Notam-se dois elementos fundamentais sobre o lugar da cruz; é sobre o “altar” ou “junto dele”.
É pecado o cristão usar o símbolo da Cruz? O que a Bíblia diz sobre isso?
Quais lugares devemos fazer o sinal da cruz?
Outra diz respeito aos gestos dos fiéis, quando o sacerdote faz o sinal da cruz sobre o livro e sobre si mesmo na fronte, na boca e no peito. Todos os que estão presentes na celebração, fiéis ou outros sacerdotes, devem fazer o mesmo, isto é, devem fazer o sinal da cruz na fronte, na boca e no peito, sem dizer nada.
81 ao §108, lê-se uma citação do antigo ritual romano para a celebração da Santa Missa, que diz: “Ao benzer-se, [o sacerdote] volta para si a palma da mão direita com todos os dedos juntos e estendidos, faz o sinal da cruz da fronte ao peito e do ombro esquerdo ao direito.
De maneira geral, juízes podem optar livremente pela permanência de crucifixos nas paredes de suas salas de audiência. No Supremo Tribunal Federal, dois ministros já se manifestaram contra a manutenção do crucifixo localizado no plenário: Celso de Mello e Marco Aurélio.
Ele é formado pela cruz com o corpo sagrado de Jesus sobre ela. Representando a cruz onde Jesus Cristo se sacrificou pela humanidade. Por isso tem-se este nome, que se dá pela junção das palavras CRUZ + SACRIFÍCIO = CRUCIFIXO.
Refere-se a Jesus Cristo pregado à cruz no Calvário. Um crucifixo, portanto, não é apenas a cruz sozinha, mas a cruz com a representação de Cristo afixado a ela. É um símbolo extremamente forte do auge do sacrifício de Jesus pela salvação da humanidade – e não deve ser usado de modo superficial e irresponsável.
"A Cruz é vista como a glória de Cristo. A sua glorificação começa na Cruz – sinal da nossa salvação. A cruz tem um profundo significado de obediência e fidelidade de Cristo ao projeto do Pai. Ele esvazia-se de Si e por amor entrega-se à humanidade.
A cruz tem um grande valor para os cristãos porque ela é a condição essencial para seguir a Jesus e receber a dignidade de se unir com Ele. A sua palavra direciona a vida no sentido da liberdade humana: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16, 24).
A cruz deitada simboliza a contraposição de céu e terra, lembrando os cristãos de que a vida deve ser vivida aqui. Outra explicação diz que a cruz deitada simboliza a humanidade vivendo entre o céu e o inferno. Por fim, a última explicação remete a ideia de que o cristianismo fracassou na terra.
Dentre os vários significados, o mais reconhecido é como símbolo da fé cristã e do cristianismo. EM BREVE: Sonhar com cruz no chao simboliza que você sabe que tem que dar uma solução a um problema pessoal, emocional.
Da janela da casa, o símbolo da cruz reforça a sugestão do bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, para que as famílias possas fixar uma cruz na porta de suas casas como sinal de fé e comunhão eclesial. A cruz é o sinal do Deus vivo.
E o seu sacrifício redentor na cruz a razão do nosso amor. Por isso, no centro do altar deve estar um crucifixo. Coloque-o no centro da mesa ou na parede, acima do altar. Toda casa católica deve ter um crucifixo.
É recomendável, em primeiro lugar, ter um crucifixo em cada cômodo da casa, para que a alma sempre medite, a exemplo dos grandes santos, no imenso sacrifício que Jesus fez por nossa salvação.
Sim, o exercício crucifixo no chão é adequado para principiantes. É uma ótima forma de desenvolver a força e a coordenação, ao mesmo tempo que melhora o equilíbrio e a estabilidade.
A cruz cristã é o mais conhecido símbolo religioso do cristianismo. É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes.
Nossa fé se dirige ao Crucificado cuja Cruz é sinal de salvação e “árvore da Vida” (Ap 22, 14). O cristão, ao fazer o sinal da Cruz sobre si mesmo, está dizendo: No poder de Deus Pai, Filho e Espírito Santo abraço a Cruz da minha salvação.