O terra NUNCA assumirá o papel de neutro, pois a única função do terra é proteger as pessoas e animais contra choques elétricos devido a correntes de retorno pelo condutor neutro ou condutor de aterramento. Vide NR10.
Condutor neutro pode haver em circuitos ou sistemas de corrente contínua ou de corrente alternada (estes, monofásicos ou polifásicos), em regime permanente ou em regime transitório, bem como em combinações dos casos anteriores.
Então, se você estiver tomando choque no registro do chuveiro, procure um profissional para fazer um aterramento na sua instalação, ou então, dê preferência para chuveiros com resistência blindada. Mas nunca ligue o cabo de terra junto ao neutro.
Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.
O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro. A instalação monofásica é mais comum, por isso vamos utiliza-la como padrão.
Fase: esse fio tem cor preta ou vermelha. Neutro: é identificado com a fiação na cor azul. Terra: é utilizado fios na cor verde ou verde com amarelo – o famoso cabo “brasileirinho”
Com a lâmpada você insere um dos fios na fase e outro no neutro e observar o brilho. Depois retira o fio do neutro e insere no terra, a lâmpada deve acender com brilho igual ou parecido, indicando que o aterramento esta funcionando corretamente.
Se a proteção contra vazamento falhar, os fios neutro e terra serão invertidos, e se as três fases estiverem desequilibradas (o que geralmente existe), o fio terra será carregado, o que significa que haverá tensão na caixa elétrica. Se uma pessoa tocar nele, será eletrocutada.
O neutro dá choque? NÃO, mesmo que o circuito esteja em funcionamento, entrar em contato com o neutro não causará um choque e isso ocorre por causa dos potenciais. Vimos que o neutro apresenta potencial zero, e que para haver circulação de corrente é necessária uma diferença de potencial.
As tomadas de 127V são compostas por uma fase e um neutro, enquanto as de 220V possuem duas fases e um fio terra. Além disso, as correntes em cada tipo de tomada são diferentes.
Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada; Coloque o dedo na outra extremidade da chave; Se a lâmpada interna da chave acender é porque nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo). Se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro.
Para o sistema com neutro não aterrado o maior valor de tensão de sequência-zero (Vo) será o valor da tensão de fase do sistema (E). Duante uma falta para terra, as tensões no neutro são substancialmente maiores nos sistemas com neutro compensado do que nos sistemas com neutro não aterrado.
As concessionárias exigem que o neutro seja aterrado na entrada da instalação e esta ideia de aterrar o chuveiro usando o neutro vem justamente do neutro ser aterrado pela concessionária, fazendo com que muitos eletricistas entendam que é a mesma coisa, mas não é!
O aterramento do neutro no padrão é considerado e ele tem o objetivo de garantir que o condutor neutro esteja com potencial elétrico mais próximo possível de zero. Isso faz a tensão fase-neutro fornecida ser mais próxima do valor contratado.
Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.
Se um condutor fase colar no neutro, a situação também é a mesma: curto-circuito. O mais provável, neste caso, é a perda do neutro mesmo, mas acontece de muitas vezes a companhia de eletricidade trocar o neutro por uma fase.
O condutor fase está ligado ao interruptor e os condutores neutro e de retorno são ligados à lâmpada – um deles conecta a lâmpada ao condutor principal e o outro conecta ao interruptor.
Por este motivo, é possível encontrar instalações com outras cores de cabos, por exemplo: Fase: Vermelho (monofásica). Vermelho, amarelo e azul (trifásica). Neutro: Preto.
O fio branco ou cinza indicam um fio neutro. O branco é a cor mais usada para esta função. Um fio neutro se conecta ao barramento neutro dentro de um painel elétrico. Você só pode conectar os fios branco ou cinza a outros fios da mesma cor, pois embora sejam neutros, eles ainda podem transportar correntes particulares.
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.