Na Igreja as mulheres também exercem um papel fundamental, pois muitas mulheres são ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão, levando Jesus Cristo para aquelas pessoas que não podem ir à Igreja e tantas outras missões e coordenações.
Na Igreja, as mulheres não recebem o sacerdócio por isso não oficiam em nossos ritos como a bênção do sacramento ou batismo. Elas servem em cargos de liderança e como missionárias e professoras, e com frequência discursam no púlpito e fazem oração na congregação em serviços de adoração.
As mães desempenham um papel sagrado. São parceiras com Deus, bem como com seu próprio marido, primeiro ao darem à luz os filhos espirituais do Senhor e depois ao criarem-nos para servir o Senhor e guardar Seus mandamentos.
Como a Virgem Maria, as mulheres são chamadas a ser modelos e testemunhas insubstituíveis para todos os cristãos de como a Esposa, que é a Igreja, deve responder com amor ao amor do Esposo, que é Cristo.
Função da mulher na igreja | Pastor Rodrigo Mocellin
Qual é o dever da mulher na igreja?
As mulheres podem ensinar. Enquanto não pode ter autoridade sobre os homens, a mulher cristã pode e deve ensinar outras mulheres e crianças (Tito 2:3-5), e se ela mantém um espírito humilde, pode também ajudar os homens a entenderem melhor as Escrituras (Atos 18:24-26).
A mulher era necessária para o homem, mas também para o propósito eterno de Deus. A mulher foi colocada diante do homem como uma auxiliadora. Isso não indica uma posição de humilhação ou inferioridade. Pelo contrário, trata-se de posição de honra e de especial importância.
A mulher, "carne de sua carne", é, igual a ele, bem próxima dele, lhe foi dada por Deus como um "auxilio", representando, assim, "Deus, em quem está o nosso socorro". "Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne" (Gn 2,24).
Uma mulher conforme a Palavra de Deus é aquela que faz somente o bem a todos aqueles que a rodeiam. Sabe fazer do silêncio sua arma, em vez de usar palavras ofensivas. É boa ouvinte, não se deixa vencer pelo cansaço ou desânimo, mantém o bom ânimo e a generosidade.
Na Igreja as mulheres também exercem um papel fundamental, pois muitas mulheres são ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão, levando Jesus Cristo para aquelas pessoas que não podem ir à Igreja e tantas outras missões e coordenações.
A Bíblia ensina que todos os crentes devem amar o seu próximo como a si mesmos. Mas, especificamente, à esposa tão dada facilmente ao amor e a amar, Deus reforça o dever da humilde submissão conjugal. (2) Que Ela, se o Senhor permitir, tenha Filhos (1Tm 2.15).
As Mulheres apresentam um papel importante porque além de serem seguidoras de Jesus se tornaram também membros líderes das comunidades cristãs da época, cooperando para o crescimento da obra do Senhor.
Mesmo hoje o papel da mulher é primariamente o de mãe e educadora dos próprios filhos no lar (2002, p. 94). Essa concepção biologizante das mulheres como esposas e mães que prevalece na Igreja estabelece um lugar e um papel social, político e simbólico diferenciado e hierarquizado para mulheres e homens.
A missão da mulher é cooperar com seu esposo na edificação e fortalecimento da sua família. 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Jesus afirmou o valor e a dignidade das mulheres, repetidas vezes. Como o apóstolo Paulo afirma em Gálatas 3,26-28: “Pois pela fé que vos une a Jesus Cristo são todos filhos de Deus. Com efeito, todos os que foram batizados em Cristo revestiram-se das qualidades de Cristo.
A sua participação pode ser desempenhada na missão, no acolhimento, na protecção e no conselho. A mulher, auxiliando o povo de Deus pode cooperar na direcção espiritual, na evangelização, no ministério da Palavra, na gestão das paróquias, cooperando sempre com o homem na condução de todo o povo de Deus.
conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.
As mulheres são chamadas para fazer parte do eterno plano de Deus, refletindo a beleza da união com Cristo em todos os aspectos de sua vida, exalando o bom perfume do Noivo, o honrando e servindo em amor, e glorificando a Deus com sua feminilidade.
Na prática, a mulher complementa o homem no tocante ao mandato cultural, ou seja, ao pleno propósito pelo qual Deus criou a ambos. Veja que a mulher foi criada com a mesma dignidade do homem, pois ambos foram criados à imagem e conforme a semelhança de Deus. – (Gênesis 1:27).
A mulher foi criada por Deus para ser uma auxiliadora idônea do homem (Gênesis 2:18). Mas, veja: “auxiliadora” (ezer, em hebraico) não é alguém inferior, pois Deus é ezer da humanidade e não é inferior à humanidade (Salmo 33:20; 70:5).