A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. É o lado maior do triângulo retângulo. Os outros dois lados são chamados os catetos opostos e adjacentes.
A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. Ela é o maior lado do triângulo retângulo. Os outros dois lados são chamados cateto oposto e cateto adjacente. Esses lados são definidos em relação a um ângulo.
O teorema de Pitágoras é uma relação entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo. De acordo com esse teorema, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos. Ou seja, se os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c, então c2=a2+b2.
Hipotenusa: lado oposto ao ângulo reto, sendo a maior lateral do triângulo retângulo. É representado na figura pela letra “h”. Catetos: lados que compõem o próprio ângulo reto. Caso o lado esteja perto do ângulo reto, é conhecido como adjacente; se tiver em sentido contrário, é conhecido como oposto.
ENCONTRAR A HIPOTENUSA - Em apenas 3 minutos (Trigonometria)
Como descobrir qual lado é a hipotenusa?
A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. É o lado maior do triângulo retângulo. Os outros dois lados são chamados os catetos opostos e adjacentes. Esses lados são identificados em relação a um ângulo agudo.
Quanto mede a hipotenusa de um triângulo retângulo de catetos 7 cm e 24 cm?
Neste caso, com catetos medindo 7 cm e 24 cm, podemos calcular a hipotenusa da seguinte forma: \( hipotenusa = \sqrt{7^2 + 24^2} \) \( hipotenusa = \sqrt{49 + 576} \) \( hipotenusa = \sqrt{625} \) \( hipotenusa = 25 \) Portanto, a medida da hipotenusa é 25 cm, correspondendo à alternativa a).
Como calcular os lados de um triângulo a partir dos ângulos?
Um triângulo é chamado retângulo quando tem um ângulo reto, ou seja, de 90º. Em particular, a medida de seus lados obedecem o Teorema de Pitágoras: a² + b² = c², onde c é o maior lado e lado oposto ao ângulo reto.
O lado da base mede x/2, enquanto a hipotenusa continua sendo o lado original x e a altura h mede x√3/2. Daí temos: sen(30º) = cateto oposto a 30º/hipotenusa = (x/2)/x = 1/2. sen(60º) = cateto oposto a 60º/hipotenusa = h/x = (x√3/2)/x = √3/2.
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.
Na matemática, a equação serve para medir os lados de um triângulo retângulo (em que o maior ângulo interno é reto, ou seja, de 90º) em que os lados menores da forma geométrica são chamados de catetos e, o maior – sempre oposto ao ângulo reto – é a hipotenusa.
O teorema determina que “A soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa.” Desse modo, em um triângulo retângulo, os catetos são os lados que formam o ângulo reto, ao passo em que a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto. A fórmula do teorema de Pitágoras é c² = a² + b².