A Caatinga localiza-se na região Nordeste do Brasil e compreende os seguintes estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
No decorrer de épocas glaciais, grande parte da umidade do planeta é retida nos polos, o que gera um ressecamento dos continentes e ,consequentemente, a retração de florestas. Esses eventos poderiam explicar, tanto a expansão amazônica para a área, quanto o surgimento de um clima semiárido na região.
Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água. Localizado na região Nordeste do Brasil, esse bioma ocupa uma área de 826.411km2 e apresenta uma flora e fauna rica em endemismo.
A falta de chuvas é explicada pela perda de umidade das massas de ar que entram pelo sul. Os ventos também chegam quase sempre secos. Isso acontece porque eles perdem a umidade na porção leste do planalto da Borborema. Mais: isso explica a falta de chuvas significativas nessa área.
O contato com diferentes formações vizinhas, como o cerrado e as florestas amazônica e atlântica, contribuiu para a formação desse cenário de condições tão específicas da Caatinga, onde puderam surgir espécies endêmicas. A perda de habitat e a caça são os principais fatores de perigo para as espécies de mamíferos.
Mata branca é o significado do nome Caatinga, dado pelos índios tupi-guarani em alusão à aparência que ele toma quando a água se torna escassa. O visual de sua vegetação na época de estiagem é, na verdade, uma estratégia exemplar de sobrevivência.
Os solos existentes na Caatinga são vários: arenosos, rasos, profundos, pedregosos, com alta e baixa fertilidade. Essa multiplicidade favorece o desenvolvimento de formações de clima, relevo e vegetação de todas as formas.
A Caatinga é uma formação vegetal que pode ser encontrada no semiárido da Região Nordeste. Esse bioma também está presente nas regiões do extremo norte do estado de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí. O bioma da Caatinga se estende por todo interior do nordeste oriental.
Servem de alimento tanto para os seres humanos como para os animais, dentre eles destacam-se: umbuzeiro, juazeiro, umarizeiro, quixabeira, mandacaru, maracujá-da -Caatinga, o cajueiro, jenipapo, e a palmeira licuri.
A preservação desse bioma é de extrema importância, pois, além de sequestrar o gás carbônico (CO2) da atmosfera, contribuindo com a redução do aquecimento global, a Caatinga também é uma rica fonte de matérias-primas, como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais, essenciais para o sustento das ...
A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
Caatinga arbórea: composta por florestas que apresentam árvores que podem atingir até 20 metros de altura. Caatinga arbustiva: composta por árvores baixas com até 8 metros de altura, como o xique-xique e a macambira. Mata seca: composta por florestas situadas próximo de encostas e de topos de serras.
Endêmica da Caatinga, o único bioma brasileiro que ocorre de maneira exclusiva no país, a bela ararinha-azul pode ser vista como um símbolo da biodiversidade da região, subestimada ao longo da história.
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Está localizada nos estados do Nordeste do Brasil e no extremo norte de Minas Gerais. A sua área de abrangência corresponde a cerca de 10% do território brasileiro. A vegetação da Caatinga tem como característica principal a adaptação aos períodos de estiagem.
O nome caatinga tem referência indígena e significa mata branca por causa da aparência dos troncos das árvores são esbranquiçados devido ao clima seco com pouca irrigação.
Há 10 a 8 mil anos, houve uma mudança climática bastante abrupta que deu início à formação do que chamamos hoje de Caatinga. Antes a área era coberta por um tipo de mata atlântica, intercalado por manchas semelhantes ao cerrado.
Na Caatinga, segundo o professor, algumas espécies de répteis são consumidas pela população, estando incluídos aí o tejo (Salvator merianae), o camaleão ou iguana (Iguana iguana), jacarés e tartarugas.
O Bioma Pampa ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. É caracterizado por clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno, que influenciam a vegetação.