"O abdome tem órgãos vitais e, quando a facada atinge órgãos como o fígado, baço ou artérias importantes, pode ocasionar morte", completa Marco Felipe Ariette.
Geralmente, as pontadas na cabeça que duram segundos possuem intensidade leve ou moderada. Seu caráter agudo, com crises de até três segundos, costuma levar os pacientes a procurarem atendimento médico.
Uma lesão contundente no coração pode causar diversos sintomas. A maioria das pessoas manifesta dor e, frequentemente, apresenta manchas roxas ou outras lesões ao redor do esterno ou das costelas. Algumas pessoas têm sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar. As pessoas podem entrar em choque.
A sobrevivência após uma facada profunda na veia jugular depende de diversos fatores, como: Localização da lesão: A veia jugular externa é menos profunda e importante que a interna. Uma lesão na interna leva a um sangramento mais grave e rápido.
Um hematoma grande pode causar níveis perigosamente baixos de oxigênio na corrente sanguínea. Uma contusão pulmonar grave representa um risco potencial à vida. As pessoas também podem sofrer fraturas das costelas, pulmão colapsado (pneumotórax) e outras lesões no tórax.
Depende do calibre da arma e da faca. Uma facada é em geral mais letal do que um tiro de pistola, pois destroi mais o corpo e causa mais sangramento do que o tiro.
A dor é sentida de forma inesperada, descrita também como agulhada, solavanco, pontada e até como “furador de gelo”. A localização da dor pode variar entre uma crise e outra.
As fincadas no coração causadas por essa condição apresentam dor no meio do peito, podendo se estender até o lado direito, dependendo da localização da úlcera. Geralmente, o aparecimento desse sintoma ocorre após as refeições, acompanhado de náuseas, vômitos e sensação de estufamento.
Facada é uma desgaça, porque depende do tipo de faca, da força com que o golpe é desferido e se a arma é retirada do corpo ou deixada nele. Uma facada na virilha, por exemplo, que corte a artéria femoral profunda, será sentida como uma leve picada, pois o jorro de sangue encobrirá qualquer sensação de dor.
É importante entender que uma pessoa baleada não pode beber água naquele momento pois se a pessoa tiver grande perda de sangue, ela estará com a consciência reduzida e a água pode acabar indo para seus pulmões levando ao engasgo.
As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).
Tipicamente ocorre como dor unilateral, com episódios únicos ou em agrupamentos de dor em pontada, com duração de alguns segundos, sem qualquer outro sintoma associado. Até um terço dos pacientes refere que a dor ocorre em uma área definida.
"Depende do tamanho da faca, ou do tamanho da bala. O tiro pode não sangrar nada externamente", diz Poggetti. Contudo, traumas penetrantes lesionam órgãos, podem atingir vasos importantes e causam sangramento dentro do corpo, que não vemos.
Depende das localizações das facadas. Se perfurar uma artéria importante pode demorar uns 5 minutos. Caso as facadas não atinjam regiões com grandes artérias, pode nem morrer.
Regiões sensíveis como: cabeça, pescoço, olhos, abdome, e região urogenital, são especialmente vulneráveis a lesões severas se atingidas por arma não letal.
Se o tiro não atinge um osso imediato, você não sente nada, somente uma pressão, como se algo tivesse empurrado. com muita força o local onde o projétil entrou. Mas quando sua adrenalina baixar, você vai sentir uma dor que nunca sentiu na vida.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma facada?
Esse processo pode levar de 4 a 6 dias, dependendo da gravidade da lesão e das condições de saúde do paciente. Durante esse estágio de cicatrização, você pode sentir inchaço, vermelhidão ou dor enquanto a ferida cicatriza.
"Um ferimento a faca pode ser pior que bala dependendo da localização. Se a facada pegar um vaso e o tiro não, pode ser pior", diz Marco Felipe Ariette. Além disso, diz ele, o trajeto da faca é retilíneo e, a depender da intensidade, do ângulo e profundidade, a facada pode comprometer vários órgãos ao mesmo tempo.
Pode ser necessário suturar ferimentos penetrantes ou extensos. Apenas um profissional de saúde pode dar pontos em uma ferida. Após limpar e, se necessário, fechar a ferida, é aplicada pomada antibiótica e uma atadura.