O óleo 20W50 é um lubrificante robusto com aplicações específicas no mundo automotivo. Vamos explorar quais tipos de motores mais se beneficiam deste óleo e por que ele é uma escolha popular entre certos grupos de motoristas e mecânicos.
Conforme o tempo de uso do seu carro passo, é necessário aumentar a viscosidade do óleo, já que ele é indispensável para a lubrificação necessária e para o motor funcionar corretamente, sem causar estragos. Portanto, se você tem carros antigos, saiba que o óleo 20w50 pode ser sua melhor opção para usar.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos. Os principais são: Ford K 2000 a 2004.
Problema nenhum, porém é bom fazer isso SOMENTE quando o motor estiver queimando óleo e baixando muito o nível e quando não tiver nehuma outra alternativa. O problema é que não terás nenhum desses dois óleos especificados no motor.
Cada tipo de óleo tem sua função específica e é adequado para diferentes carros e circunstâncias. Por exemplo, o óleo de motor 15W40 possui uma viscosidade mais fina, sendo ideal para climas mais frios. Já o 20W-50 é recomendado para temperaturas mais altas, quando o motor trabalha em condições de operação mais quente.
É importante notar que o óleo 20W50, que é 100% mineral, não é recomendado para o motor do Gol G4 1.0 8V. Este tipo de óleo pode não fornecer a lubrificação adequada, especialmente em temperaturas mais baixas, podendo levar a um maior desgaste do motor.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Nas embalagens de óleos lubrificantes é comum vermos siglas como estas: 20W-50, 15W-40, 5W-30 etc. No primeiro exemplo, o número e a letra 5W, indicam a viscosidade em baixa temperatura, diretamente relacionada com a partida do motor.
Qual a diferença do óleo 20W 50 para moto e para carro?
Óleo de moto e de carro é tudo igual – MITO
Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos. O ideal é usar um óleo desenvolvido especificamente para as motos, garantindo proteção, durabilidade e melhor desempenho.
Ruído não aumentou nada, até reduziu um pouco quando bem exigido, numa subida de segunda por exemplo com o 20w50 acredito que pela viscosidade maior ele fazia mais esforço pra vencer o atrito, com o 5w30 é mais silencioso nessa situação.
Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.
Quando o motor envelhece e as folgas aumentam, o óleo pode queimar mais rapidamente e o nível do lubrificante no cárter diminui. Nesses casos, você pode utilizar um óleo com maior viscosidade, temporariamente. Isso ajuda a compensar o desgaste e reduzir a frequência de completar o óleo no cárter.
Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem. Use sempre os produtos com as especificações solicitadas no manual do veículo.
O óleo 20W50 é mais fino e pode ser mais adequado para motores de alta rotação e em climas frios, enquanto o óleo 25W50 é mais viscoso e pode ser mais adequado para motores de baixa rotação e em climas quentes.
4- Eu posso misturar óleos de faixas de viscosidade diferentes? Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
Qual a diferença do óleo 15w 4.0 para o óleo 20w 40?
E qual é a diferença entre um óleo 15W40 e um 20W40, por exemplo? Em temperaturas frias, ou quando um motor é ligado, o 15W40 é mais fino que 20W40. E um óleo mais fino flui mais livremente e lubrifica mais rapidamente, ao contrário do óleo mais espesso.
“Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.