O indicado não é fazer todas as atividades físicas, o tempo todo, descalço, mas colocar na rotina a prática de exercício sem tênis pode reduzir o risco de lesão. Mas tenha cuidado. Escolha um local seguro, de piso regular e limpo, onde o risco de uma topada seja mínimo. Mas, logo volte a calçar seus calçados favoritos.
Saiba que a resposta para essa pergunta é: sim! Sim, é possível obter bons resultados treinando descalço, desde que você esteja treinando em uma superfície adequada e esteja tomando as precauções necessárias para evitar lesões. Treinar descalço pode levar a uma melhor postura, equilíbrio e coordenação.
O indicado não é fazer todas as atividades físicas, o tempo todo, descalço, mas colocar na rotina a prática de exercício sem tênis pode reduzir o risco de lesão. Mas tenha cuidado. Escolha um local seguro, de piso regular e limpo, onde o risco de uma topada seja mínimo. Mas, logo volte a calçar seus calçados favoritos.
Segundo Fenner, o treino descalço é justificável apenas para alguns exercícios (agachamentos, terra, leg press, elevações pélvicas), ou seja, o tênis continua sendo um item necessário.
Estudos recentes afirmam que treinar descalço não só é aceitável, mas também é benéfico. Na academia e em clínicas de reabilitação, profissionais reconhecem que isso pode melhorar o equilíbrio e a estabilidade.
Treinar descalço coloca muito estresse nos tendões e ligamentos do pé. Isso é importante quando você está fazendo pliometria ou movimentos de salto, uma vez que você não terá sapatos para oferecer absorção do impacto. Se seus pés não forem fortes, você pode se machucar.
Correr descalço pode reduzir risco de lesão no joelho, mas é preciso iniciar aos poucos. Apesar dos calçados esportivos serem anunciados com tecnologias avançadas de amortecimento para os aficionados por corrida de rua, a incidência de lesões nas articulações ainda é bastante considerável.
Pode ir com qualquer tênis para a academia? A resposta é: Depende do tipo de exercício físico que você vai praticar. E ficar atento a isso não é algo trivial: a escolha errada do tênis pode levar a lesões no corpo.
E a resposta para a pergunta é: sim! Essa prática pode trazer benefícios à saúde, mas é importante observar algumas questões antes de deixar os tênis de lado. Primeiramente, a consciência corporal pede passagem para que os movimentos sejam executados corretamente.
“Na academia, os riscos de treinar descalço incluem acidentes com quinas de aparelhos e com cargas: um peso (anilha) que cai ou uma máquina que pode prensar o pé e causar danos irreparáveis. Mesmo que o calçado não garanta proteção total, ele já miniminiza danos. Por isso, deve-se sempre treinar calçado”, alerta.
Para todos os exercícios quando for treinar em casa, você deve observar a superfície em que está executando os movimentos. Pois, pode não ser um ajuste seguro para o treinamento estar descalço. Por exemplo, se você suar muito em exercícios aeróbicos, usar tênis pode ajudar a evitar lesões.
Em nossas normas de utilização que encontra-se disponível em nosso site ou no balcão da unidade, há a seguinte cláusula: Proibido utilizar roupas e calçados inadequados para praticar atividades físicas, e/ou treinar descalço.
Samorai lembra que diversas pesquisas têm mostrado que correr sem tênis diminui a incidência de lesões ou que não altera a incidência delas. Prova disso seria que, na maioria dos países africanos, muitos atletas passam a maior parte do tempo correndo descalços.
"Em academia ou estúdio, se exercitar com pesos livres, aparelhos de musculação ou esteira, é um risco. Para treinos na areia, na terra, na grama ou em pisos emborrachados, caso não tenha risco de cair alguma anilha ou halteres nos pés, os exercícios podem ser feitos descalço".
É recomendado sempre usar sapatos nesse caso. Outra desvantagem apontada por alguns estudos é de que correr descalço pode aumentar a tendinite de Aquiles, provocar maior tensão na panturrilha e dor plantar.
“PODE TREINAR DESCALÇO NA ACADEMIA?” essa é uma das dúvidas frequentes que surge dentre os usuários de academias, mas enfim vamos entender , por parte do conselho regional de educação física ( CREF-PE) NÃO EXISTE nenhuma proibição para praticar exercícios físicos descalços nas academias, porém os próprios ...
Pode ir de chinelo na academia? Usar roupas adequadas para a prática de atividades físicas, sendo proibido o uso de sapatos, chinelos, sandálias, short ou calça jeans, bem como o comparecimento à sala de aula (musculação e ginástica) com os pés descalços, exceto na parte de lutas (tatame) e parte aquática.
Segurança: O calçado irá proteger os pés de lesões físicas, você pode pisar em algum objeto cortante ou pontiagudo, mas o mais comum no ambiente das academias é a queda de pesos nos pés e nesse caso o uso do tênis pode fazer uma enorme diferença.