Você não precisa passar por um médico para aguardar um encaminhamento para fazer fisioterapia, você sabia? O fisioterapeuta é um profissional especializado e capacitado a avaliar o seu paciente, a fim de direcionar e indicar o melhor tipo de tratamento específico para o seu caso clínico.
Não, para ser tratado por um Fisioterapeuta, você pode se encaminhar direto a ele, pois a Fisioterapia é uma profissão independente, portanto não necessita de aval de nenhum outro profissional para atuar.
Isto é, o profissional de primeiro contato é todo aquele em que a pessoa pode ir diretamente, sem ter a necessidade de um pedido ou solicitação de outro profissional para marcar uma consulta. Por isso, a resposta a essa pergunta é SIM! Você pode marca uma consulta diretamente com um fisioterapeuta.
Algumas doenças ou condições de saúde requerem o atendimento ou tratamento feito por mais de um profissional. Um caso em que isso acontece é nas doenças relacionadas à ortopedia. Muitas vezes, um ortopedista pode solicitar o encaminhamento para um fisioterapeuta ou vice-versa.
Após a realização de exames e do diagnóstico, esse médico fará o encaminhamento para o fisioterapeuta. Com base neste diagnóstico, nos exames de imagem e também em exames próprios, o profissional de fisioterapia definirá o melhor tratamento e os melhores exercícios.
#13 PERGUNTE AO FISIO | precisa de encaminhamento médico para a fisioterapia? FISIO EM MOVIMENTO
Quem encaminha para o fisioterapeuta?
Talvez você ainda não tenha feito uma consulta com um médico fisiatra, mas certamente já precisou de um. Afinal o médico fisiatra é o especialista que atende pessoas de todas as idades, inclusive crianças, e que estejam com alguma dor regular, que pode até interferir nos movimentos e na sua qualidade de vida.
Você não precisa passar por um médico para aguardar um encaminhamento para fazer fisioterapia, você sabia? O fisioterapeuta é um profissional especializado e capacitado a avaliar o seu paciente, a fim de direcionar e indicar o melhor tipo de tratamento específico para o seu caso clínico.
CARTÃO SUS, Comprovante de Endereço, Número de Telefone, Encaminhamento médico do SUS para fisioterapia, original e sem rasuras, assinado e carimbado pelo médico responsável, contendo obrigatoriamente o código CID conforme o protocolo da especialidade e pertinente a hipótese diagnóstica.
Esse é um questionamento comum que as pessoas nos fazem diariamente. E a resposta é NÃO. O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, ou seja, você pode buscar um fisioterapeuta sempre que achar necessário mesmo sem indicação médica.
O Pilates deve vir como um aliado durante o tratamento fisioterapêutico e tem papel importante na continuidade da reabilitação do paciente. O método tem recebido muitas indicações de médicos, não só no Pilates como reabilitação, mas também na prevenção de lesões, como no caso de atletas profissionais.
Artigo 40 – É proibido ao fisioterapeuta: I – afixar valor de honorários fora do local da assistência fisioterapêutica, ou promover sua divulgação de forma incompatível com a dignidade da profissão ou que implique em concorrência desleal.
A fisioterapia "caseira" só deve ser adotada após a consulta com um fisioterapeuta especialista, pois ele irá orientar qual o melhor exercício e frequência de acordo com a sua necessidade, mas se você já fez a consulta e precisa de um roteiro para praticar os exercícios em casa, preparamos algumas dicas de exercícios ...
Olá! Diante do seu quadro clínico, sugiro procurar um Osteopata, o qual trabalha com uma abordagem terapêutica manual e orientações de exercícios e hábitos para seu caso.
O médico que indica a fisioterapia, muitas vezes, não especifica qual técnica deve ser usada. Nesse sentido, a consulta do fisioterapeuta permite identificar situações que requerem contato com o médico para benefício do paciente.
O documento do encaminhamento deve ter informações tanto para o médico especialista como para o paciente. Ou seja, nele devem constar as informações do paciente obtidas por meio da anamnese que demonstrem a necessidade da atenção do especialista.
O encaminhamento psicológico ou encaminhamento para um psicólogo é uma recomendação feita por um médico geral, pode ser um clínico geral ou mesmo um especialista, para que o paciente procure o auxílio de um psicólogo.
Você precisa que um psiquiatra ou um médico que lhe atenda peça um encaminhamento (guia), especificando que você necessita de um tratamento em psicoterapia com um psicólogo, explicando brevemente a necessidade - CID (10)- (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) e com ...
O fisioterapeuta pode emitir um recibo normalmente feito pelo próprio Word. Nele deverá constar o seu nome completo, CPF e CRP, bem como nome completo e CPF do paciente e o valor e data das sessões.
Declaração de Regularidade de Funcionamento é um documento expedido anualmente pelo CREFITO-12 que confere a legitimidade para o exercício da fisioterapia ou da terapia ocupacional no estabelecimento. A DRF deve ficar em local visível, de preferência afixada na parede, às vistas da fiscalização.
Agende o atendimento presencial para a unidade do CREFITO-1 mais próxima da sua residência. 2. Pelos Correios: Realizar o envio da documentação (apenas cópias autenticadas) para a unidade do CREFITO-1 de sua escolha (os endereços estão no site, na seção "O Conselho" e depois no item "Localização").