Quanto maior for o número, maior será a viscosidade do óleo a frio. O contrário também é verdadeiro, ou seja, quanto maior for o número, maior será sua viscosidade a frio. Por exemplo: um óleo com grau de viscosidade 0W30 terá uma boa fluidez a frio e por isso uma partida do motor facilitada.
Isso significa que um óleo sintético 15W50 possui melhores propriedades lubrificantes em altas temperaturas e, devido à sua viscosidade, é melhor na dissipação de calor do que um óleo sintético 0W30.
A incompatibilidade entre dois lubrificantes pode provocar uma reação físico-química entre os óleos base (podendo-se formar duas fases ou degradando-se completamente) e/ou uma reação química entre os seus aditivos (podendo-se gerar depósitos). Nos dois casos, o lubrificante degrada-se.
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
O que acontece se misturar óleo sintético com semi sintético?
Óleos lubrificantes minerais, sintéticos e semissintéticos: dá para misturar no motor? Quando o quesito é lubrificação do motor, uma das perguntas mais clássicas que existem é: posso misturar óleos mineral, sintético e semissintético no meu veículo? A resposta é: não. A não ser em situações de emergência.
Embora misturar 5w30 com 5w40 não seja tão problemático quanto misturar óleos mais distintos, o ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante. A longo prazo, usar consistentemente o óleo correto garantirá o melhor desempenho e durabilidade para o seu motor.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
Essa norma é dedicada às aplicações de motores recentes movidos a diesel, como é o caso do Ingenium 2.0 que equipa o Jaguar F-Pace entre 2017 e 2020; Discovery Sport, Range Rover Evoque, Defender e outros.
Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês). O motivo disso é que o óleo de motor 0W-30 foi formulado para fluir como um óleo de peso 0 em condições frias, oferecendo a proteção de um óleo de motor de peso 30 quando o motor atinge sua temperatura operacional total.
Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021); Nissan: Kicks 1.6 (2016 a 2022), Sentra 2.0 (2010 a 2020), Versa 1.6 (2012 a 2020), March 1.0/1.6 (2012 a 2020).
Componentes especiais aplicados em óleo sintético prolongam a vida útil do motor, reduzindo o atrito que causa depósitos e acúmulo de borra, mantendo peças críticas do motor limpas e protegidas por até 16.000 quilômetros entre as trocas de óleo.
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor. O segundo número define a forma como um óleo flui a temperaturas normais mais elevadas de operação do motor.
Ocorrendo uma interação entre ambos podem prejudicar a eficiência da lubrificação do motor. Em caso de emergência depois da mistura, siga a troca de óleo com o prazo do óleo mineral, seis meses ou cinco mil quilômetros, ou o que ocorrer primeiro.
Misturar diferentes lubrificantes, como mencionado anteriormente, pode causar danos severos ao motor. Portanto, mantenha o nível de óleo sempre dentro dos padrões recomendados, realize as trocas nos intervalos indicados e nunca improvise com a mistura de lubrificantes.
Podemos completar o nível com óleo de outra marca? Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético.
Você pode misturar 5w20 e 5w30? Eu não recomendo misturá-los. Seu motor pode não ser afetado imediatamente quando ocorre uma confusão. Porém, considerando a longevidade do motor, é melhor drenar imediatamente o óleo e trocá-lo.
O óleo sintético possui uma fórmula composta por óleos básicos sintéticos e aditivos. Esses lubrificantes têm um alto grau de pureza que, quando associados a aditivos, melhoram suas propriedades químicas e físicas. Assim, eles têm mais desempenho que os óleos semissintéticos e minerais.
Desde modo, quem troca o óleo do motor do carro e não troca também o filtro está prejudicando o “trabalho” do óleo limpo que acabou de ser trocado. É como tomar banho e não trocar de roupa. O descaso com o filtro prejudica peças como anéis e pistões e acabar fundindo o motor, nos casos mais extremos.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.