Pode o exequente desistir da execução a qualquer tempo?

Conforme se extrai da letra da lei, o exequente poderá, a qualquer momento desistir da execução, sem a anuência do executado. Essa autorização deve-se ao fato de que a execução serve para expropriar os bens do executado e satisfazer a obrigação de forma forçada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Pode o exequente desistir da execução?

Sim, ele pode desistir de toda a execução ou apenas uma medida executiva, independentemente do consentimento do executado (CPC, art. 775). Isto posto, quando o exequente desistir da execução, terá que pagar as custas processuais e os honorários advocatícios ( CPC, art. 486, § 2º).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode pedir desistência do cumprimento de sentença?

De acordo com o artigo 485 do CPC/2015, a parte pode desistir até a prolação da sentença e se apresentada contestação, a desistência só ocorrerá com o consentimento do réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Em quais hipóteses se suspende a execução?

A EXECUÇÃO SERÁ SUSPENSA TOTAL OU PARCIALMENTE

Quando opostos os embargos do devedor, nas hipóteses previstas no art. 265, I a III, do Código de Processo Civil, ou quando o devedor não possuir bens penhoráveis. A suspensão da execução enseja debates a respeito da prescrição da ação executiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando pode suspender a execução?

O inciso III do artigo 921 do CPC prevê que se suspende a execução quando o executado ou seus bens não forem localizados. A partir dessa suspensão, começa a correr a prescrição intercorrente, que é aquela que decorre da demora demasiada para o efetivo cumprimento da sentença ou da execução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Responsabilidade do exequente

Como interromper uma execução?

Há casos, porém, em que a defesa do executado pode interromper a execução, protegendo os bens do executado. Isso é possível através da suspensão da execução. Para isso, é preciso cumprir os seguintes requisitos legais: Pedido expresso do executado: o juiz não pode suspender de ofício, é preciso o requerimento da parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a Súmula 150 do STF?

SÚMULA 150 -

PRESCREVE A EXECUÇÃO NO MESMO PRAZO DE PRESCRIÇÃO DA AÇÃO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

O que significa suspensão do processo de execução?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo fique suspenso, porque não foi possível encontrar bens do devedor para pagar a dívida discutida no processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais as hipóteses de nulidade da execução?

- É nula a execução se: I - o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível; II - o executado não for regularmente citado; III - for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em juruadocs.com

O que diz o art 924 do CPC?

O artigo 924 do CPC trata das hipóteses legais nas quais a extinção da Execução deve ser fundamentada. São os motivos que levam uma Execução a ser extinta. São em 5: i) indeferimento da petição inicial da Execução, que ocorre quando a petição inicial não for aceita pelo juízo (vide art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Até quando posso pedir desistência do processo?

Quando podemos desistir da ação: Bom, a resposta para isso é: a qualquer momento. O que muda são os efeitos dessa extinção (com ou sem resolução do mérito).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a execução é extinta?

Significa que um juiz ou uma juíza encerrou o processo, porque a parte que devia já realizou os pagamentos determinados pela vara.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Pode suspender o cumprimento de sentença?

“É admissível, excepcionalmente, a suspensão do cumprimento de sentença, desde que a liberdade de atuação do juiz, no exercício de seu poder cautelar geral, esteja circunscrita aos limites da lei, que autorizam os provimentos de urgência, tendo sempre como parâmetro o juízo de proporcionalidade à luz das circunstâncias ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que pode causar nulidade no processo de execução?

O que causa a nulidade processual. A nulidade processual é causada por um vício no ato jurídico, causando um “defeito” no andamento processual, mais precisamente quando um dispositivo legal não é respeitado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em 3mind.com.br

O que acontece quando o exequente perde o prazo?

O descumprimento do prazo assinalado no § 1º do 485 do NCPC enseja a preclusão da oportunidade de praticar o ato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é pedido de desistência art 485 VIII do CPC?

A desistência da ação é um instituto puramente processual e que, até o momento da prolação da sentença (§ 5º, Art. 485, NCPC), permite a extinção sem resolução do mérito. Antes da citação é incondicional (Art. 485, VIII, NCPC) mas, após oferecida a contestação só poderá ser deferido com anuência do réu (§ 4º, Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a Súmula 393 do STJ?

Questões que demandam dilação probatória. Impossibilidade. 1. A possibilidade de verificação de plano, sem necessidade de dilação probatória, delimita as matérias passíveis de ser deduzidas na exceção de pré-executividade, independentemente da garantia do juízo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quando a execução poderá ser considerada nula?

Segundo o brocardo latim “nulla executio sine título”, deve ser declara nula a execução fundada em título executivo judicial ou extrajudicial incapaz de dar sustentáculo ao feito executivo. Sentença reformada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 786 do CPC?

A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único. A necessidade de simples operações aritméticas para apurar o crédito exequendo não retira a liquidez da obrigação constante do título.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Quanto tempo pode ficar suspenso um processo de execução?

§ 1º Na hipótese do inciso III, o juiz suspenderá a execução pelo prazo de 1 (um) ano, durante o qual se suspenderá a prescrição. § 2º Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, o juiz ordenará o arquivamento dos autos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que acontece quando o exequente não se manifesta?

Quando um credor não se manifesta mais após a citação na fase de execução, ocorre a prescrição intercorrente. Até então, o prazo para isto ocorrer só começava a contar após o credor ser pessoalmente intimado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Como impedir uma execução?

Pagamento voluntário: é a forma mais eficaz de evitar uma execução fiscal. O pagamento deve ser realizado antes do início do processo. Acordo de parcelamento: se houver dificuldades para pagar a dívida integralmente, é possível negociar um acordo de parcelamento com o órgão fiscal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vincet.com.br

O que diz a Súmula 710 do STF?

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz a Súmula 608 do STF?

Caracterizada a ocorrência de violência real no crime de estupro, incide, no caso, a Súmula 608/STF: "No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz a Súmula 473 do STF?

A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br