3. Quais superfícies utilizar o selador. Ele não deve ser aplicado por cima de outras tintas, como já mencionamos. O selador é indicado para superfícies como o reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento.
O selador deve ser aplicado somente antes da pintura, em paredes novas (respeitando o período de cura) ou muito danificadas e irregulares. Você pode aplicá-lo em diversos tipos de superfícies, tanto em ambientes internos quanto externos.
O selador pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos, e em superfícies como: reboco, gesso, concreto, massa corrida ou acrílica e alvenaria.
Você sabe qual é a função do selador na pintura de parede? O produto é extremamente importante para a preparação da superfície antes da aplicação da tinta. Dessa forma, ele possui papel fundamental para aumentar o rendimento da tinta, além de selar e uniformizar a parede, contribuindo de forma direta com o resultado.
Selador não deve ser utilizado por cima de outras tintas
O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.
Deixar apenas o selador acrílico aplicado na parede pode ser problemático a longo prazo. O selador é projetado para preparar a superfície, selando poros e criando uma base uniforme para a tinta. Porém, ele não oferece a proteção e durabilidade que uma camada de tinta final proporciona.
Comece lixando a parede para remover o brilho da tinta antiga e garantir uma melhor adesão da nova camada. Em seguida, limpe a superfície com um pano úmido para remover o pó. Se a parede estiver manchada ou se a tinta anterior for de cor escura, um primer pode ser necessário.
É preciso passar selador na parede? Obrigatoriamente não, mas como vimos acima, o uso do selador torna a pintura mais prática e melhora o acabamento da parede. Isso porque esse tipo de tinta é responsável por selar e uniformizar a absorção de tinta de acabamento, da massa e da textura.
O selador é capaz de realizar o preenchimento dos “poros” da superfície que será pintada, resultando em uma pintura final uniforme, com acabamento perfeito; O fundo preparador cria uma proteção, barrando a alcalinidade, proporcionando uma extraordinária aderência, entre outros aspectos.
Aplique no mínimo três demãos de seladora com intervalos de uma hora ou mais por demão. A cada demão lixe com uma lixa 220, e na ultima demão lixe com uma lixa 380, isso resultará num acabamento bem liso. Caso você não queira encerar o móvel, dê mais uma demão de seladora e não lixe.
No rótulo do selador, você encontrará a proporção de diluição recomendada pelo fabricante. Geralmente, essa informação é apresentada em partes de água para partes de selador. Por exemplo, se a proporção indicada for 1:3, significa que você deverá diluir uma parte de selador em três partes de água.
Antes de aplicar a primeira demão de tinta é necessário fazer o uso de um selador, isto se a parede estiver no reboco apenas. Se foi aplicado massa corrida, textura ou grafiato, então não é necessário o uso do selador.
O que acontece se não lixar a parede antes de pintar?
Melhora da aderência da tinta: a textura criada pela lixação promove uma melhor aderência da tinta à superfície, ajudando a evitar descamação ou descascamento prematuro da pintura.
O selador, como foi mencionado, não deve ser aplicado em paredes que já estão com tinta e nem sem preparação. Ele é indicado para superfícies como o reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. Em caso de repintura, você deverá lixar a parede até que ela volte à condição de reboco.
Tempo de secagem de 4 a 6 horas. Não aplicar em superfícies úmidas ou molhadas. Manter fora do alcance de crianças e animais. Em contato com os olhos, enxaguar imediatamente com água em abundância.
Passo 4: aplique o selador antes de passar massa corrida na parede. Passar o selador é uma etapa importante para passar massa corrida na parede. A emulsão seladora deve ser passada com um rolo de pintura. No entanto, o produto só é obrigatório em paredes pintadas ou que têm contato direto com a umidade.
O Selador Acrílico Suvinil é o completo ideal para usar em uma parede que nunca foi pintada antes. Aplicar o Selador Acrílico Suvinil antes da pintura irá garantir uma parede uniforme, aplicação mais fácil da massa corrida e um maior rendimento da sua tinta.
Pode-se pintar primeiro em acrílico e depois com óleo, mas primeiro certificando-nos de que o acrílico está perfeitamente seco. Nunca devemos pintar primeiro com óleos e depois em acrílico, uma vez que este se irá descolar directamente.
Passo 1: Umedeça a esponja/pano com uma solução de água e detergente neutro e aplique sobre a superfície fazendo movimentos suaves para não agredir a película da tinta. Passo 2: Remova os resíduos de detergente com pano umedecido em água. E se quiser ter nossas dicas completas sempre com você já sabe como é, né?
Primeiramente precisamos fazer a diluição do produto, nesse caso do selador acrílico use 10% de água limpa. Para a aplicação utilize trincha ou rolo. Com a secagem o resultado será a uniformização e selagem da superfície.
É um fundo de cor branco fosco, diluível em água e de rápida secagem. Com grande poder de preenchimento e cobertura, pode ser aplicado em ambientes internos e externos e prepara a superfície para os demais cuidados que sua parede necessita. Uma lata de 18L pinta até 100m² por demão.