Para limpar o disco, você vai precisar de um pano macio e um pouco de álcool isopropílico. Certifique-se de que a bicicleta esteja limpa e seca antes de começar. Com o pano umedecido em álcool isopropílico, limpe cuidadosamente o rotor, girando a roda lentamente para alcançar todas as áreas.
Porém, se você não encontrar nada parecido para comprar, uma ótima alternativa é utilizar álcool isopropílico e um pano limpo. Se perceber que seus freios foram contaminados com óleo ou graxa, evite usar desengraxantes genéricos.
A contaminação por graxas, fluídos de freio, óleos como diesel e querosene além de outras sujeiras estão entre os motivos que podem prejudicar o sistema e causar barulho de freio.
Posso usar aguarrás, thinner, álcool, M1 e outros produtos químicos na bike? Pedaleria
Pode jogar WD no disco de freio?
Os discos de travão ou discos de freio da moto são um dos elementos constituintes do sistema de travagem. Assim, para uma correta manutenção desta peça, recomendamos a utilização do produto WD-40 Specialist® Moto Limpa Travões. Basta aplicares o produto nos discos de travão e deixar atuar durante 10 minutos.
Graxa de cerâmica – é mais eficiente que as graxas comuns na dissipação de calor e, por isso, é utilizada em sistemas de freio a disco e também na manutenção de cubos, principalmente os de cerâmica. Também é de alto custo, como a de teflon.
Outra opção é o lubrificante à base de cobre, que possui propriedades antiaderentes e ajuda a reduzir o atrito entre as pastilhas e o disco de freio. Além disso, também é possível encontrar lubrificantes à base de grafite, que oferecem uma lubrificação duradoura e eficiente.
Um freio chiando indica, na maioria dos casos, o comprometimento da eficiência de frenagem. Ou seja, o barulho, muitas vezes, está associado ao desgaste excessivo das pastilhas, o que reduz a capacidade de frenagem e aumenta o risco de acidentes.
Os discos de freio são suscetíveis à ferrugem por diversos motivos. Um dos principais é a sua exposição à umidade. Quando deixamos o carro estacionado por longos períodos, a umidade do ambiente pode causar oxidação. Este processo se intensifica se o carro for lavado e não for adequadamente seco.
Use apenas óleo mineral original Shimano ou Sram para fazer a mantenção de sangria de freio em sua bicicleta. O uso de outros tipos de óleo pode provocar problemas com o funcionamento do freio e tornar o sistema inutilizável.
Evite jogar água diretamente nos discos de freio quando eles ainda estiverem quentes. Durante a limpeza, verifique se o cubo de roda não está com empenamento acima de 0,05mm. Limpe e lubrifique também os cavaletes, pinos deslizantes e pinças de freio.
A resposta é sim! Uma boa manutenção do veículo inclui a limpeza dos freios, processo que envolve a remoção de qualquer acúmulo de sujeira, poeira ou detritos que se acumulam no sistema de frenagem. As pastilhas de freio trabalham em conjunto com os discos.
Geralmente, o ruído de um ferro batendo em outro ocorre quando as pastilhas dos freios precisam ser substituídas. Outro motivo está relacionado à qualidade das peças que podem não ser originais. Peças de baixa qualidade têm sua eficiência reduzida e provocam barulho ao frear.
Freio fazendo barulho pode ser indicativo de outros problemas mecânicos que precisam de atenção imediata. Além dos problemas comuns como pastilhas desgastadas ou rotores danificados, há vários outros componentes do sistema de freios que podem causar barulho se estiverem com defeito.
Na maioria dos casos, o barulho é provocado pelo desgaste acentuado das pastilhas, que no final da vida útil acabam tocando nos discos e emitindo um chiado. Nessas situações, o ideal é levar o carro até uma oficina o quanto antes para realizar a substituição dos componentes.
O conselho dado foi mais ou menos assim: Ok, borrifar WD40 nos discos de freio realmente elimina o assobio causado pelo atrito entre as pastilhas e discos de freio, mas… também elimina a capacidade de frenagem do automóvel! O resultado foi o esperado.
😉 Ela faz a lubrificação dos pinos do cavalete central das pinças de freio e evita atritos e travamentos que comprometem a segurança dos condutores. 🚙 A Graxa Lubrificante atua de forma preventiva, sendo ideal para uso após a troca das pastilhas de freio.
Apesar de parecer algo grave, na prática isso pode ser uma pequena inconveniência. De acordo com Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, a ferrugem é formada no disco de freio devido a umidade. Por ser feito em metal, até mesmo lavar o carro pode criar pontos de oxidação na peça.