A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.
Existem estudos que mostram que, ao consumir creatina com alimentos fontes de carboidratos - como um suco de frutas, por exemplo - pode ajudar no seu acúmulo dos músculos.
Tanto o whey protein quanto a creatina pode ser adicionado a bebidas variadas, como água, sucos, vitaminas, leite, shakes, entre outros. Basta dissolver a cretina e depois o whey protein.
Devido ao sabor doce e teor de potássio —um mineral importante para a função muscular—, a banana também é comumente utilizada para fazer misturas com o whey protein.
POSSO MISTURAR CREATINA COM SUCO? AJUDA NA ABSORÇÃO? – IRONCAST CORTES
É bom comer banana com creatina?
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Além disso, é muito importante comer esse suplemento alimentar junto com algum alimento, como pão, tapioca, banana ou até um pedaço de melancia. Além de melhorar a absorção, isso ajuda a trazer uma força extra pros músculos!
misture a creatina no purê de banana até ficar uniforme; essa opção é ideal se você tem apenas 15 a 30 minutos antes do treino e deseja apenas carboidratos para um rápido impulso de energia.
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).
A creatina não é um suplemento que fornece energia imediata para o treino. Em geral, seus efeitos aparecem após três semanas de ingestão diária. Por isso, não é um suplemento que tem um horário correto para ser tomado.
Processe a banana e o leite no liquidificador por um tempo. Acrescente a manteiga de amendoim, a aveia e o whey/creatina, bata até ficar tudo homogêneo.
Para quem deseja não se preocupar com horários específicos, tomar creatina diariamente, pela manhã ou antes de dormir, é uma opção válida. O importante é ser consistente com a dose recomendada para que os músculos mantenham níveis adequados da substância.
O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares. Essa situação geralmente é temporária. Mas atenção: se for acompanhada de outros sintomas, entre eles, desconforto abdominal, náusea e diarreia, um profissional deve ser consultado.
“Algumas pesquisas indicam um possível aumento no risco de arritmias cardíacas, enquanto outras não encontram evidências significativas”, aponta a cardiologista. Ainda de acordo com a Dra. Luciana, a creatina é um dos suplementos mais estudados e as evidências atuais sugerem que, em geral, é seguro para ser prescrito.
Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.
A sugestão é que a cafeína pode atenuar o efeito da creatina, quando suplementadas simultaneamente. Outro estudo levantou a hipótese de que o consumo de creatina, combinada com um estimulante adrenérgico, como a cafeína, pode facilitar o acúmulo muscular de creatina.
Ela dá mais força, potência e resistência, além de ajudar a aumentar a massa magra. Por isso, faz muito sentido que as pessoas que praticam exercícios adorem os resultados desse suplemento, já que todos esses benefícios ajudam no desempenho e no resultado das atividades.
É melhor tomar creatina antes ou depois do treino?
O ideal é tomar creatina todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.
Você pode tomar antes ou depois dos treinos, mas se optar pelo pós-treino, é mais eficaz combiná-la com uma fonte de carboidratos para otimizar sua absorção. Outra estratégia é ingeri-la junto à sua refeição principal do dia, o que também facilita a absorção da substância pelo corpo.
Os músculos são compostos de aproximadamente 80% de água, logo, quando esse tecido aumenta, é estimado que haja um aumento da quantidade de água. As células musculares são abastecidas por água, por isso, ao tomar a creatina e favorecer o crescimento dos músculos, ele terá maior presença desse líquido, consequentemente.
Quem toma creatina tem que beber quantos litros de água por dia?
Existe proporção correta de água para tomar creatina? Se pensarmos na utilização de 3g de creatina, com quantos ml de água seria necessária essa suplementação? A verdade é que não existe uma quantidade específica de água para você tomar esses três gramas de creatina, você pode colocar a quantidade que desejar.
A creatina pode ser ingerida antes ou depois do treino, visto que os resultados são adquiridos pela continuidade da suplementação e não por imediatismo. Mas certos estudos garantem que há uma maior eficácia do suplemento quando o mesmo é ingerido após o treino, junto com carboidrato de elevado índice glicêmico.
Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), como é o caso da cafeína, têm o poder de retardar o cansaço e interferir na qualidade do sono. Entretanto, a creatina não atua no estímulo de energia à nível de SNC, sua atuação ocorre diretamente no tecido muscular e, portanto, não há interferência no sono.
O principal quando se toma creatina é ser consistente com a dose diária, seja de manhã ou à noite, para manter os níveis adequados da substância nos músculos. Tomar a creatina antes dos treinos pode oferecer uma fonte extra de energia disponível durante os exercícios, o que melhora o desempenho.