Quanto tempo uma capivara pode ficar debaixo d'água?
As capivaras têm o hábito aquático e, ao sentir qualquer perigo, se jogam na água, podendo ficar até 5 minutos debaixo d'água sem respirar. São animais herbívoros e se alimentam de capim, mas também podem se alimentar de brotos e frutos.
Destaca-se por ser o maior roedor do mundo, medindo cerca de 1,30 m de comprimento e 0,50-0,60 m de altura, e pesando até 100 kg. Apesar de poder atingir 100 kg, os machos apresentam em média 60 kg e as fêmeas 50 kg quando adultos. Animais em cativeiro tendem a atingir maior peso.
Predadores: Onças-pintadas, onças-pardas, jaguatiricas, cachorros-do-mato, sucuris, jiboias e jacarés. Distribuição: Ocorrem em praticamente toda a América do Sul com exceção da Cordilheira dos Andes. Figura 1 – Peso e comprimento aproximado de um adulto, um jovem e um filhote de capivara.
Homem é 'atropelado' por capivara e cai no chão ao correr em pista em Cuiabá; vídeo mostra o momento
Pode mata capivara?
Infelizmente matar capivara é crime. As capivaras são protegidas por lei. Isso precisa mudar, elas não são uma espécie ameaçada de extinção, sua população precisa ser controlada.
“Por conta dos fluxos de carros e pessoas, dos barulhos, as capivaras descansam de dia e por volta das 17h30 saem para forragear. Elas dormem em locais onde se sentem seguras, que pode ser nos mangues, nas matas ciliares ou até debaixo das pontes, mas sempre perto dos cursos de água.
Conforme a pesquisa, a capivara possui olhos que apresentam vários pontos de similaridade com os dos seres humanos. Entre as semelhanças está, além do tamanho, o fato de a espessura da córnea da capivara ser idêntica a dos seres humanos.
O coração é composto por endocárdio, miocárdio e epicárdio, semelhante aos mamíferos em geral. Todavia, observou-se necroses endocárdicas, de fibras musculares cardíacas, além de degenerações mixomatosas de válvulas e trombos no lúmen vascular.
No Japão, uma cafeteria especializada em capivaras se destaca por oferecer interação com os animais. No país, as capivaras ganharam status de bichos de estimação e recebem todos os cuidados especiais que um pet merece.
Capivaras formam uma espécie de harém para se reproduzir
A fase de cio do roedor ocorre na primavera e cada fêmea pode gerar de três a oito filhotes por ciclo reprodutivo. A expectativa de vida do animal varia de 10 anos na natureza a até 15 anos em cativeiro.
A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.
Consideradas animais “crepusculares”, capivaras são animais mais ativos durante o amanhecer ou anoitecer. Em alguns casos, caso se sintam ameaçadas, passam a ter hábitos mais noturnos: ficam acordadas a noite inteira e dormem durante o dia.
A carne de capivara tem um sabor próprio, exótico, típico de animal de caça e não podemos compará-la com as carnes suínas e bovinas. Não apresenta estrias gordurosas e tem uma cor vermelho-forte. Para valorizar e realçar o seu sabor é sempre interessante uma boa "marinada" por 12 a 24 horas.
No entanto, por mais fofo que o animal pareça, você sabe por que não devemos fazer carinho em uma capivara? O estudante de biologia e tiktoker André Francis, que tem mais de 42 mil seguidores no TikTok, contou porque devemos evitar tocar nas capivaras.
É mais fácil perceber a diferença pelo calombo que o macho tem entre o focinho e a testa, uma glândula de odor forte e característico que ele esfrega nas fêmeas conquistadas, nos filhotes e nas árvores, para marcar seu território.
Vimos que o aparelho respiratório da capivara é formado pelas narinas, fossas nasais, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões. O nariz se localiza em plano nasal com as narinas dispostas lateralmente.
Esses animais são herbívoros e pastam, principalmente, ao entardecer. Alimentam-se de gramíneas e até mesmo de plantas aquáticas. Capivaras adultas podem comer mais de 5 kg de comida, dependendo de seu tamanho.
As capivaras são mamíferos bastante conhecidos no nosso país e são uma espécie nativa da América do Sul. Esses graciosos animais vivem sempre em locais próximos à água, como regiões onde há rios ou córregos, e destacam-se por serem os maiores roedores do mundo.
Tem poucos -mas grandes- inimigos, como anacondas, onças e alguns jacarés. E os seres humanos, que gostam de comer sua carne e usar seu couro para fazer sapatos e bolsas. Existem muitas capivaras, que conseguem se virar mesmo em ambientes alterados pelos humanos.
“As capivaras, embora não possam ser criadas como pet, tem autorização legal para criadouro comercial, ou seja, nesse caso, para o abate, consumo de carne.
Segundo o especialista, um dos maiores problemas são os ataques. Por serem roedores de grande porte, as capivaras possuem dentes, igualmente grandes, que podem machucar uma pessoa ao morder. “Uma vez que o bando pode se defender caso o seu espaço for invadido, interagir com capivaras pode resultar em mordidas”.