Para a melhor absorção da creatina, esse suplemento deve ser tomado de preferência junto com um alimento ou suplemento fonte de carboidratos e proteínas. Por isso, é recomendado evitar tomar a creatina em jejum.
A verdade é que há pouca diferença na eficácia do suplemento creatina se tomado em jejum ou com alimentos. Logo, tanto faz tomar creatina em jejum ou tomar junto com comida. O mais importante é tomar o suplemento todos os dias, já que seu efeito é cumulativo.
Pode tomar creatina em jejum? Sim. É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral. Além disso, é bom avisar que não existem evidências cientificas que o seu consumo em jejum poderá fazer mal.
Dá pra tomar creatina em qualquer horário do dia. Mas o nutriente chega mais rápido no cérebro e nos músculos quando vem acompanhado de algum carboidrato, como batata-doce ou arroz, ou de uma proteína, como carne ou queijo vegetal. Por isso, vale a pena fazer uma refeição leve antes ou junto do nutriente.
O principal quando se toma creatina é ser consistente com a dose diária, seja de manhã ou à noite, para manter os níveis adequados da substância nos músculos. Tomar a creatina antes dos treinos pode oferecer uma fonte extra de energia disponível durante os exercícios, o que melhora o desempenho.
A recomendação médica é não consumir suplementos em jejum. Portanto, você pode ingerir a creatina após uma refeição importante ou junto com ela. Somente a creatina é suficiente para percebermos os resultados nos músculos.
Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.
Esse é um suplemento que entrega a liberdade de ser consumido a qualquer hora do dia. O horário de consumo não interfere nos resultados esperados. No pré-treino, ela favorece mais a hipertrofia. Já no pós-treino, ela ajuda na recuperação muscular, sendo interessante para quem treina mais de uma vez ao dia.
A creatina não é um suplemento que fornece energia imediata para o treino. Em geral, seus efeitos aparecem após três semanas de ingestão diária. Por isso, não é um suplemento que tem um horário correto para ser tomado.
Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), como é o caso da cafeína, têm o poder de retardar o cansaço e interferir na qualidade do sono. Entretanto, a creatina não atua no estímulo de energia à nível de SNC, sua atuação ocorre diretamente no tecido muscular e, portanto, não há interferência no sono.
Para a melhor absorção da creatina, esse suplemento deve ser tomado de preferência junto com um alimento ou suplemento fonte de carboidratos e proteínas. Por isso, é recomendado evitar tomar a creatina em jejum.
Quem quer emagrecer pode tomar creatina? A creatina não tem atuação direta no emagrecimento, mas pode auxiliar no ganho de massa magra, atuando no processo saudável de perda de peso. Além disso, a substância tem baixo valor calórico e pode potencializar os treinos realizados com o objetivo de reduzir o peso corporal.
Isso acontece pois a creatina, quando metabolizada, resulta em uma substância chamada creatinina, que é excretada pelos rins. Teoricamente, um aumento no consumo de creatina poderia sobrecarregar os rins devido ao aumento da creatinina.
O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares. Essa situação geralmente é temporária. Mas atenção: se for acompanhada de outros sintomas, entre eles, desconforto abdominal, náusea e diarreia, um profissional deve ser consultado.
Ela dá mais força, potência e resistência, além de ajudar a aumentar a massa magra. Por isso, faz muito sentido que as pessoas que praticam exercícios adorem os resultados desse suplemento, já que todos esses benefícios ajudam no desempenho e no resultado das atividades.
Conservação da Resistência da Pele: A creatina pode ajudar a pele a resistir aos sinais visíveis de envelhecimento, como linhas finas e rugas. Proteção da Perda de Firmeza Relacionada à Idade: Com o passar dos anos, a pele perde firmeza e elasticidade.
A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.
Interações medicamentosas. Normalmente, a creatina não apresenta interações significativas com outros suplementos, medicamentos ou alimentos. Porém, é sempre fundamental informar o seu médico ou nutricionista sobre quaisquer outros tratamentos simultâneos.
Em princípio, não há problema. A hipótese de que a cafeína reduz os efeitos da creatina ainda é estudada, mas não parece ter respaldo. Misturar creatina e cafeína na verdade pode até aumentar potência e força, como explica Laís Gouveia.
Para além da função muscular, a creatina tem se mostrado uma excelente aliada do cérebro. Estudos recentes indicam que a creatina tem potencial para otimizar a cognição, proteger contra doenças neurodegenerativas e potencialmente melhorar a capacidade mental em várias frentes.
"Não tem problema nenhum. Primeiro porque o efeito da creatina é crônico, é a longo prazo. Se você já vem usando a creatina e esqueceu de tomar um dia, não tem problema. A creatina só vai perder o efeito por completo depois de 30 dias, mais ou menos", explica o profissional.
A creatina é interessante em atividades mais vigorosas, que exigem mais do organismo. Mesmo em maratonistas por exemplo, esse suplemento não teria validade, uma vez que muitos indivíduos ganha peso com o seu uso e esse não é o objetivo dessa modalidade esportiva.