Pode usar preposições antes do cujo?

Obrigado. O determinante relativo cujo (cf. Dicionário Terminológico) pode ser precedido de preposição, como os pronomes relativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Pode usar preposição antes de cujo?

* Esse pronome deve ser expresso antecedido de preposição sempre que a regência dos termos posteriores exigir. Comprovemos tal afirmação por meio de alguns casos representativos: - Aquele é o professor de cuja aula nem todos participam.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Qual a regra do cujo?

Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida. Exs: Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escreverbem.com.br

Pode ter artigo antes de cujo?

O pronome relativo cujo estabelece uma relação de posse. Não se usa artigo depois desse pronome, pois nele já está contido o artigo definido. Apesar de estar substituindo a palavra antecedente (ser possuidor), o pronome cujo sempre concorda com a posterior (ser possuído).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Como usar o cujo corretamente?

Cujo é um pronome relativo variável que deve ser utilizado apenas quando algo pertence a alguém. É errôneo o uso para outra finalidade, como em: "O laboratório, cujo realiza as análises, fechará em breve". Não é possível a utilização apenas para evitar a repetição de termos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Preposição antes de Pronome Relativo - Prof. João Paulo

Quando eu posso usar cujo?

O vocábulo CUJO sempre é usado para denotar uma relação posse. “A terra cujo herói matou um milhão de índios” significa dizer que o herói da terra matou um milhão de índios. Em outras palavras, uma determinada terra possui um herói, e esse herói matou muitos índios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

Pode colocar vírgula antes de cujo?

- em orações explicativas, deve(m) ser colocada(s) vírgula(s) para separar essa explicação. Ex.: Juliana, cuja oratória encantava os alunos, decidiu realizar projetos na escola. - em orações restritivas, não se usa a vírgula antes de cujo e suas variáveis. Ex.: A pasta cujos documentos seriam assinados foi apagada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bd-login.tjmg.jus.br

Como usar pronomes relativos?

Os pronomes relativos retomam um substantivo mencionado anteriormente na frase. Eles podem ser variáveis ou invariáveis e podem estar acompanhados ou não por uma preposição. Os pronomes relativos apontam para um termo já mencionado na frase.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Onde não usar artigo?

Expressões com possessivo: não use artigo em expressões como em minha opinião, a meu ver, a seu ver, em nossas mãos,a seu bel-prazer, por vossa vontade, por meu mal, algo de seu,muito de meu. Pronomes de tratamento: não use artigo definido antes de pronome de tratamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quando não usar cujo ou cuja?

No português moderno, cujo é pronome relativo que se emprega em sentido possessivo. Vale por de quem ou de que, do qual. É imediatamente seguido de um substantivo ou palavra substantiva, com quem deve concordar flexionando no feminino (cuja) e no plural (cujos e cujas).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em linguabrasil.com.br

Quando usar cujo e onde?

Então, nesta construção, "cujo" liga o antecedente, que é "o par de tênis", ao termo consequente, "o conforto". Usando essa construção, eu chamo a atenção para o fato de o produto não ser apenas leve, mas muito confortável. E, finalmente, o pronome relativo "onde". "Onde" sempre se refere a um lugar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.khanacademy.org

É correto falar cujos?

Sobre a ideia de posse ou pertença, lembremo-nos de que o nome posposto a "cujo" pertence ao anteposto, ou seja, "as exalações do gás". Por fim, vale uma determinação gramatical: inexistentes são as expressões "cujo o" e "cuja a ". Não há razão para o uso do artigo, seja no singular, seja no plural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Pode ter preposição antes do sujeito?

Segundo a gramática normativa, o sujeito não deve ser preposicionado, ou seja, não deve estar “atrelado” a uma preposição. Isso porque a preposição é uma classe de palavras que introduz um termo da oração classificado como complemento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Qual a classe gramatical de cujo?

Cujo pode ser classificado como pronome relativo, na medida em que tem sempre um nome como antecedente. No entanto, cujo substitui, não um grupo nominal, mas um grupo preposicional (tipicamente introduzido por "de"), o que lhe advém do étimo latino, enquanto forma de genitivo do relativo latino qui, quae, quod.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em area.dge.mec.pt

Quando se usa o pronome relativo cujo?

O pronome relativo “cujo” Tratando-se de pronome relativo, segundo as gramáticas, são as palavras que se referem ao termo anterior que permite a união de duas orações em uma frase só.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Quais são os 7 pronomes?

Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quando os pronomes relativos devem ser usados?

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Pode ter preposição antes de cujo?

Obrigado. O determinante relativo cujo (cf. Dicionário Terminológico) pode ser precedido de preposição, como os pronomes relativos. Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Como utilizar cujo?

Uso do pronome cujo
  1. O garoto cujo pai esteve aqui... A enunciação diz respeito ao pai do garoto, expresso antes. ...
  2. O garoto cujo pai esteve aqui... ( ...
  3. Aquela é a família de cuja casa todos gostam. ...
  4. Esta é a professora em cuja experiência todos acreditam. ...
  5. Eis a amiga com cujas atitudes não concordamos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Qual das alternativas apresenta o uso correto do pronome cujo?

Na alternativa correta, "cujo" refere-se ao "pai" que trabalha na empresa, estabelecendo uma relação de posse com o "funcionário" contratado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuguru.com

O que substitui cujo?

1. Do qual; dos quais; de quem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

Tem vírgula antes de pronome relativo?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clicrbs.com.br

Onde não se deve colocar vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br