Por que a lógica paraconsistente recebe esse nome?
A característica ou definição característica da lógica paraconsistente é que ela rejeita o princípio da explosão. Como resultado, a lógica paraconsistente, diferentemente da lógica clássica e outras lógicas, pode ser usada para formalizar teorias inconsistentes mas não triviais.
Lógica paraconsistente é uma lógica que pode servir de base para teorias inconsistentes e não-triviais. Encontrou várias aplicações em Inteligência Artificial (IA), programação lógica etc., mostrando-se de significado básico para a ciência da computação.
A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.
Por que a lógica e um elemento indispensável dentro do conhecimento científico?
A adoção de uma estrutura lógica dentro de enunciados científicos permitiu que qualquer discurso ou método dialéticos fosse extirpado do conhecimento científico, contrariando a crença popular de que a dialética é um elemento indispensável na atividade científica.
Por que a lógica e importante para chegarmos ao conhecimento?
Desse modo, percebe-se a contribuição da Lógica enquanto modo/instrumento de organizar o pensar inserido em um contexto. A aprendizagem da lógica faz com que o pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros.
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
O estudo da lógica pode ser bastante útil para nos ajudar a fundamentar nossas próprias conclusões ou mesmo para analisar a validade dos argumentos de outros. Desta forma ela serve não somente ao mundo acadêmico mas também é bastante útil como uma ferramenta para o exercício do raciocínio crítico no dia-a-dia.
Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.
A Lógica Moderna foi fundada por George Boole (1815/11864) e por Gottlob Frege (1848/1925) no séc. XIX, apesar de pertencer a Bertrand Russell (1873/1970) e a Alfred N. Whitehead (1861-1947) o primeiro tratado sobre a Lógica Moderna, Principia Mathematica (1919/1913).
1) Observação Empírica - Filósofo que sistematizou a lógica, Aristóteles definiu as formas de inferência que são válidas e as que não são, além de nomeá-las.
Os três princípios básicos da lógica. Um raciocínio precisa estar alinhado com três princípios básicos para que possa ser considerado lógico. Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.
A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.
Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.
Lógia ou loggia é um elemento arquitetônico aberto inteiramente ou em um dos lados — como uma galeria ou pórtico — coberto e, normalmente, sustentado por colunas e arcos. A lógia pode ser pervia, ou seja, transitável, ou apenas decorativa.
Embora as datas sejam incertas, especialmente no caso da Índia, é possível que a lógica tenha emergido nos três países por volta do século IV a.C. A lógica moderna descende da tradição grega, mas também há influências de filósofos islâmicos e de lógicos europeus da era medieval que tiveram contato com a lógica ...
Seu estudo estimula o desenvolvimento do raciocínio através de experiências que são proporcionadas a partir da interação entre as estruturas mentais e o meio, favorecendo assim o aprendizado.
Em um dado sistema lógico, um termo é um nome associado a um objeto do universo de discurso. Por exemplo: na lógica de estudo dos números inteiros, "2 + 2" é um termo, e este termo serve de nome para o número inteiro 4 (que é o resultado da operação anterior).
De maneira geral,no estudo da lógica, nos interessa saber se a conclusão de um raciocínio constitui realmente uma consequência dos dados conhecidos e utilizados ou das hipóteses levantadas. Ou, como dizemos contidamente, se o que pensamos e dizemos “ faz sentido” ou se “tem razão”.
A Lógica também estabelece os fundamentos necessários para as demonstrações pois dada uma certa hipótese, a lógica permite verificar quais são as suas conseqüências; dada uma certa conclusão, a lógica permite verificar se é verdadeira ou falsa (Chauí, 1994).