A água é ineficaz para extinguir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina e solventes. Em vez de apagar o fogo, a água pode espalhar os líquidos inflamáveis, tornando a situação ainda mais perigosa.
O que não se deve fazer em nenhuma hipótese é jogar água.
Também porque a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo influem na hora de extinguir o incêndio. O óleo é menos denso que a água, portanto, ele flutua sobre a água.
A água em contato com o fogo direto em uma cozinha causa acidentes devastadores que vão de teto e paredes queimadas até queimaduras de segundo e terceiro grau no nosso corpo.
A extremidade positiva da molécula de H20 é atraída pela chama quente. Essa faz atração com que as moléculas de água se aproximam da chama, onde são aquecidas a ponto de se tornarem vapor. Este vapor, por sua vez, contribui para a intensidade do fogo, liberando mais energia na forma de calor e luz.
Jogar Água na Gordura Quente Pode Por Fogo Na Sua Casa
Qual fogo não pode jogar água?
A água é ineficaz para extinguir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina e solventes. Em vez de apagar o fogo, a água pode espalhar os líquidos inflamáveis, tornando a situação ainda mais perigosa.
A água não “herda” as características das substâncias que a compõem. Isso porque sua estrutura molecular e seu tipo de ligação química são diferentes dos encontrados nas moléculas de H e O. Então, a água não pega fogo.
Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama.". Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.
Mesmo sendo o hidrogênio um gás inflamável e o oxigênio um gás comburente, a água não pega fogo porque ela é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas.
A água, ao entrar em contato com o óleo quente, evapora instantaneamente, gerando vapor de água. Esse vapor se expande rapidamente, misturando-se com o ar e o oxigênio presente no ambiente. Essa mistura, ao entrar em contato com o fogo, pode inflamar e provocar uma explosão.
Jogar água em seu fogão não é indicado: além de enferrujar ou oxidar (sim, se não for bem cuidado, o aço inox pode acabar oxidando), pode soltar resíduos que contaminarão a comida. E isso vale tanto para os fogões na cor branca, mais tradicionais, como para o fogão inox.
ESPUMA: agente extintor e uma das formas de aplicação de água, sendo constituída por um aglomerado de bolhas de ar ou gás, formada por solução aquosa, apagando o fogo por abafamento e resfriamento.
O carbureto é um composto que não se encontra na natureza. Resulta da junção de cal e carbono, levando a um forno de alta temperatura. Ele pega fogo porque quando em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia.
Quando se joga água no fogo, ela tira duas coisas muito importantes para a combustão ocorrer: ele abafa o oxigênio e diminui a temperatura. #Fogo #Combustão #Explosão.
Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma(química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...
Água e uma panela quente com gordura pegando fogo. O resultado disso é uma combinação explosiva e bastante perigosa. Nas últimas semanas, um vídeo mostrando justamente uma cena do tipo viralizou nas redes sociais.
Todo material sólido ou líquido que tem a capacidade de pegar fogo é chamado de combustível ou inflamável. Para que isto aconteça, ele precisa ser aquecido a uma determinada temperatura. Então, ele irá se decompor e começa a liberar vapores inflamáveis, que, em contato com uma faísca ou chama, pega fogo.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
A água corrente pode ajudar no resfriamento”, esclareceu. No entanto, a médica orientou que isso não deve ser feito por muito tempo, para evitar uma hipotermia (diminuição excessiva da temperatura normal do corpo), e que esse cuidado seja prestado somente quando as vítimas estiverem fora da cena.
Nos casos em que ocorrerem a emanação de vapores, tóxicos ou inflamáveis, ou mesmo em situações de derrames de produtos sólidos ou líquidos, é comum o uso de água tanto para abatimento de vapores, como para a lavagem ou diluição do produto vazado.
Em qual tipo de incêndio não se deve utilizar água?
Agente Extintor Indicação Água (H2O) É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.
Basta lembrar do derramamento de óleo que ocorreu em 2010 no Golfo do México. Já na noite de domingo (4), uma grande explosão e incêndio ocorreram próximo a uma plataforma de petróleo no Mar Cáspio. O incidente aconteceu ao sul da costa de Bacu, capital do Azerbaijão, e as chamas foram vistas em toda a região.
Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.