Por que não pode aplaudir depois do Hino Nacional?
Deve-se ou não aplaudir o Hino Nacional após sua execução? O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971. No referido dispositivo legal não há informação sobre obrigatoriedade ou proibição das palmas após a execução do Hino.
Por que não pode bater palma depois do Hino Nacional?
Por Redação Mundo Estranho
Você é quem sabe. Se quiser aplaudir, aplauda. Se não estiver a fim, desencane. A verdade é que não existe nenhuma norma ou regra que proíba o aplauso depois que o hino for tocado.
Há que se considerar, no entanto, que a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que regulamenta a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, não proíbe, em nenhum dos seus dispositivos, os aplausos após a execução do Hino. vedada qualquer outra forma de saudação.
De acordo com a lei durante a execução do Hino todos devem permanecer em pé e em silêncio, donde se depreende que não se deve cantá-lo. Como a lei não faz exceções entendo que a vedação se estende inclusive a eventos esportivos, não formais como os jogos de futebol.
O art. 30 da Lei nº 5.700, de 01 de setembro de 1971, estabelece que cantemos o Hino Nacional em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta, e os braços estendidos ao longo do corpo. Qualquer outra forma de saudação durante a execução - como acompanhar com palmas, assobios, dançando ou com a mão no peito - é proibida.
DAS PROIBIÇÕES. Art. 23. É vedado o uso da Bandeira Nacional, das Armas Nacionais, do Selo Nacional, assim como a execução vocal ou instrumental do Hino Nacional, sempre que não se revestirem da forma, ou não se apresentarem do modo prescrito no presente decreto-lei.
Em eventos formais recomenda-se não aplaudir o Hino, mas em eventos informais ou quando o mesmo for tocado por um artista ou por instrumentos especiais, aplaude-se ao final como demonstração de alegria, de orgulho, de aprovação; III - voltar-se para a bandeira: é um equivoco e violação do Hino visto que os símbolos ...
Porque os encarregados de educação que são Testemunhas de Jeová não deixam os seus filhos cantar o hino nacional, dado que o seu credo lhes interdita 'adorar símbolos, figuras ou pessoas estejam elas vivas ou mortas'.
Resposta: Existem vários países que não possuem letras oficiais de seus hinos nacionais. Uma delas é a "Marcha Real", o hino nacional da Espanha. Outros hinos nacionais sem letras incluem o "Inno Nazionale della Repubblica", de San Marino, o "Intermeco", da Bósnia e Herzegovina, e o do Kosovo, intitulado "Europa".
25 da Lei nº. 5.700, de 1º de setembro de 1971, o Hino Nacional não é coadjuvante da Bandeira Nacional nas cerimônias; os profissionais de cerimonial devem ter o cuidado de não passar ao público essa falsa impressão.
Bater palmas na Missa é errado, e não importa quantos liturgistas digam o contrário, isto está gravado em pedra na tradição litúrgica da Igreja, de saber que a Missa é, mais do que celebração, mais do que ceia ou banquete, a renovação incruenta do Sacrifício da Cruz, onde se cale toda língua e se humilhe toda alma ...
Em 7 de abril de 1831, d. Pedro I abdicou do trono brasileiro, e, como forma de celebrar esse acontecimento, o compositor Francisco Manuel da Silva decidiu criar uma canção que ficou conhecida como “Hino ao 7 de abril”.
Deve-se ou não aplaudir o Hino Nacional após sua execução? O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971. No referido dispositivo legal não há informação sobre obrigatoriedade ou proibição das palmas após a execução do Hino.
Como se chama o momento de cantar o Hino Nacional?
Na tentativa de mudar essa desvalorização cívica e motivar a população a ter mais paixão pelo país, a partir de 22 de setembro de 2009, as escolas serão obrigadas a realizar o momento cívico, com a execução do hino nacional do Brasil, por, no mínimo, uma vez na semana.
Chamado "Kimigayo", o hino japonês é baseado em um poema que teve origem entre os anos de 794 e 1185. A música foi acrescentada no período imperial, e a melodia atual acabou incorporada em 1880. Com apenas 11 sílabas e 32 caracteres no alfabeto japonês, o hino é considerado um dos menores do mundo.
O Hino Nacional do Uruguay é o mais longo do mundo: tem aproximadamente seis minutos. A letra – escrita por Francisco Acuña de Figueroa, autor também do hino paraguaio – foi declarada como oficial em 1833, oito anos após a declaração de independência do país.
Wilhelmus van Nassouwe é o mais antigo hino nacional do mundo. O texto completo tem 15 estrofes. O hino é um acróstico, já que as primeiras letras de cada estrofe forma o nome "Willem van Nassov".
Por que Testemunha de Jeová não canta o Hino Nacional?
Quando se recusam a saudar um símbolo nacional ou a cantar um hino patriótico, alegam que não o fazem por deslealdade ou traição, visto que não pretendem desrespeitar ou favorecer um país em relação a outro. Elas adoptam uma posição idêntica em todos os países em que vivem.
Os testemunhas de Jeová rejeitam transfusões de sangue, festas de aniversário e todos os feriados e festas religiosas, com exceção da Eucaristia. Eles se definem como politicamente neutros por motivos religiosos, e não votam.
O hino, junto com o da Bósnia e Herzegovina e San Marino, são os únicos que não possuem letra. Em toda a história, existiram muitas tentativas de colocar letra no hino espanhol.
Por isso, durante os governos militares no Brasil, espalhou-se principalmente nas escolas que bater palmas para o hino seria uma atitude imprópria. Não há nenhum trecho da lei, no entanto, que proíba esse tipo de manifestação depois da execução do Hino Nacional.
A lei deixa claro que é vedada qualquer outra forma de saudação durante sua execução. Sendo assim, é proibido acompanhar o Hino Nacional com palmas, assobios e danças, por exemplo. Além disso, a lei menciona "em silêncio", por consequência, pode-se levar em consideração que cantar junto também seja proibido.