Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação e consequentemente dor e inchaço acometendo principalmente as articulações do dedão, tornozelos e joelhos.
O tratamento para as crises de Gota envolve remédios anti-inflamatórios não hormonais que devem ser recomendados pelo médico (por exemplo, cetoprofeno, toragesic) para aliviar a dor e a inflamação da articulação. Outros remédios muito utilizados para controlar a dor e a inflamação são a Colchicina e a Indometacina.
O que a pessoa sente quando está com ácido úrico alto?
O sintoma mais comum são é uma inflamação articular, ou seja, nas juntas, evidenciada com calor, rubor, edema (inchaço) e extrema dor. Mais frequentemente acomete uma única articulação, principalmente hálux (dedão), dorso do pé e tornozelo, mas, com a evolução da hiperuricemia, qualquer articulação pode ser acometida.
Carne vermelha em excesso; Marisco, mexilhão, cavala, sardinha, arenque e outros peixes; Fruta muito madura ou muito doce, como manga, figo, caqui ou abacaxi; Carne de ganso ou frango em excesso.
Sintomas de Ácido Úrico Alto [SINAIS PERIGOSOS PARA PRESTAR ATENÇÃO]
Como tirar o ácido úrico do pé?
Para baixar o ácido úrico rapidamente pode-se tomar remédios de farmácia, como colchicina ou alopurinol, indicados pelo reumatologista, evitar consumir alimentos ricos em purina e bebidas alcoólicas e tomar suco de cereja.
A crise aguda de gota pode ser controlada com o uso de colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos com alívio em geral após 2 horas da dose inicial. Essas medicações devem ser usadas sempre sob prescrição médica e com cautela em pacientes com insuficiência renal, hipertensão, ulceração péptica ou gastrite.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para aliviar crises agudas de gota, com sintomas de dor e inchaço nas articulações causada pelo depósito de ácido úrico nas articulações.
“Até o momento, o estudo vem demonstrando que os extratos obtidos das folhas e da madeira do ipê branco apresentam o efeito de redução do ácido úrico no sangue pela diminuição da sua síntese”, afirma Dênia Saúde-Guimarães.
Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.
Quem tem ácido úrico alto pode comer ovos? Os ovos podem ser consumidos por quem tem ácido úrico alto. No entanto a ingestão desse alimento deve ser moderada, o que equivale em média a 2 ovos no almoço ou no jantar, por exemplo.
Níveis elevados de ácido úricos também estão associados a riscos cardiovasculares elevados, como doença cardíaca coronariana e hipertensão. Tratar e controlar os níveis de ácido úrico é fundamental para prevenir essas complicações.
O tratamento para gota normalmente é feito com medicamentos, como colchicina e alopurinol, alterações na alimentação e mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, para aliviar os sintomas e controlar os níveis de ácido úrico no sangue.
Sugerimos, neste caso, que recorra sempre ao frio/gelo, uma vez que processos que envolvam o aquecimento ou sobreaquecimento das zonas afetadas, irão potenciar a inflamação e a sensação de dor.
Alopurinol é indicado para redução da formação de urato/ácido úrico nas principais manifestações de depósito dessas duas substâncias – o que ocorre em indivíduos com artrite gotosa, tofos cutâneos e nefrolitíase ou naqueles que apresentam um risco clínico potencial (por exemplo, que estão em tratamento de tumores que ...
Por isso, tomar o suco do limão puro em jejum durante algum tempo consecutivo pode ajudar a diminuir a acidez sanguínea. Café: O café é um ótimo diurético, principalmente se tomado puro. Além disso, a proteína acelera o metabolismo, aumentando a oxidação de ácidos graxos, ou seja, as gorduras.
O pesquisador explica que o acúmulo de ácido úrico acontece devido a um desbalanço entre sua produção e excreção pelo organismo. “Dietas ricas em proteína animal, ou ingestão de bebidas alcóolicas, sobretudo a cerveja, ou adoçadas com frutose, levam a um aumento da produção de acido úrico.
De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.
Chá de salsinha. Esse chá, além de diurético, ajuda na eliminação do ácido úrico, sendo bom para quem sofre de gota ou reumatismo. Para fazê-lo, ferva 25 gramas de salsinha com 1 copo de água. Após esfriar, adicione 1/4 de limão e coe para poder tomar.
A pomada de Confrei é utilizada na medicina natural principalmente pela presença do acido úrico, que auxilia na renovação celular. É utilizado principalmente como auxiliadora no trato de feridas, possuindo ação cicatrizante e também é muito utilizada para dores nas articulações.
A gota é uma doença causada pelo excesso de ácido úrico no organismo, que gera a formação e acúmulo de cristais nas articulações do corpo. Esse ácido é produzido naturalmente pelo corpo a partir da ingestão de purina, uma proteína presente em alimentos como carnes e embutidos.
O médico pode recomendar corticoides como a prednisona em comprimidos ou a metilprednisolona injetável, para reduzir a dor e a inflamação, que são mais usados em situações em que as pessoas não podem tomar outros anti-inflamatórios como a indometacina ou o celecoxib, por exemplo, ou que não podem usar a colchicina.