O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
Com poucas frentes frias e a falta de chuvas, o mar está muito calmo e sem ondas. "A onda também suspende os sedimentos do fundo. Se não tem onda, fica aquele mar sem partículas em suspensão, sem areia fazendo essa suspensão, e a água fica ainda mais cristalina", acrescenta.
O tom azulado da água origina-se da absorção da luz que incide sobre ela. A água tende a absorver melhor os comprimentos de onda mais longos da luz, como os dos tons laranja e vermelho.
Já o mar funciona como um filtro solar, ou seja, grande parte das cores é 'absorvida' pela água. E o azul penetra mais fundo na água, se refletindo pelo espelho da água formado na superfície.
O mar pode ter uma infinidade de outras cores por diversas razões. As cores podem resultar da concentração de sedimentos em suspensão, matéria orgânica e até da concentração e espécie de fitoplâncton, pois a luz se espalhará de forma diferente devido à presença dessas partículas e microalgas.
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
Porque o Oceano Atlântico e Pacífico não se misturam?
“O Pacífico tem a maior parte das águas mais leves, enquanto o Atlântico tem águas mais densas por causa da salinidade. Vai depender de onde se faça a comparação, pois a densidade também depende da temperatura, porque a água fria é mais densa”, explica Juan Pablo.
Coloração do mar na praia de Tsurigasaki, onde Italo Ferreira conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos, rendeu comparações nas redes sociais. Especialista explica que tom de "chocolate" é provocado pela presença de algas na água.
Antes de tudo, avisamos que a ciência mostra que o céu não é azul por refletir a cor do mar. Na verdade, trata-se de um efeito provocado pela dispersão da luz solar ao atravessar a camada de gases que envolve o nosso planeta (o modo como a luz solar atravessa as diferentes camadas da atmosfera do planeta).
Independente de onde se localizam, as praias arenosas são feitas de todo material sólido e solto que esteja disponível: areia, cascalho, seixos, conchas, grãos de rocha vulcânica, entre outros.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Então, por que a água da chuva não é salgada? Quando a água de rios e mares evapora e depois se condensa para se transformar em chuva o sal não evapora junto e continua nos oceanos. Isso não significa que as chuvas de água sem sal alterem a salinidade do mar, já que 97% da água do mundo está nos oceanos.
Se você frequenta Ubatuba ou Angra dos Reis deve estar se perguntando: mas o mar não é verde? Sim, às vezes. “Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais. Ao misturar azul com amarelo, surge o verde”, disse o oceanógrafo Luís R.
O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
Assim o mar é um verdadeiro filtro da luz solar, absorvendo mais intensamente as cores diferentes do azul e promovendo maior difusão da cor restante que será o azul. Nesse processo, a maior parcela de luz refletida na superfície do mar será o azul, dando então essa tonalidade para as águas oceânicas.
A paisagem das Maldivas é dominada por recifes de corais, que formam as ilhas e os atóis do arquipélago. Esses recifes funcionam como uma barreira natural, amortecendo as ondas e criando lagunas de águas excepcionalmente calmas e transparentes.
Exatamente: azul! Este mecanismo também explica as variações de cor no céu. Além das moléculas de ar, estão em suspensão, na atmosfera, partículas de poeira. Quando essas partículas são menores que as ondas, provocam um espalhamento ainda maior da luz.