Durante o sono, nosso cérebro precisa "desligar" algumas funções motoras para que, durante o sonho, nosso corpo não se mexa. É o que nos impede de chutar, gritar ou cair da cama enquanto sonhamos. Em algumas situações, porém, o cérebro pode "acordar" antes dos músculos.
Além do mais, a especialista explica que, se os nossos sonhos são muito vívidos ou parecem reais, poderíamos até despertar. Mas despertar os neurónios motores nas nossas mãos e pernas demora tempo, o que, frequentemente, acaba por resultar numa sensação de paralisia.
A paralisia do sono é um distúrbio que tende a acontecer na fase mais leve do sono, quando acontece a retomada da consciência durante o sono ao mesmo tempo em que ocorre uma fraqueza muscular. Nessas situações, é comum sentir uma incapacidade momentânea de se movimentar ou tentar falar e não conseguir.
Com isso, quem está quase dormindo ou acordando, de repente, não consegue realizar movimentos voluntários, falar ou gritar. Mas, sente um aperto no peito e pode ter alucinações.
O que significa sonhar que quer acordar mas não consegue?
A paralisia do sono está diretamente relacionada a um problema que regula o sono REM. É durante o REM que nosso corpo fica paralisado, de modo que somos capazes de sonhar. Esse relaxamento muscular, chamado atonia, às vezes pode ocorrer enquanto você está acordado.
Quando tentamos gritar nos sonhos e não sai som nenhum
Qual o perigo da paralisia do sono?
Paralisia do sono pode matar? A paralisia do sono não coloca a vida da pessoa em risco, embora possa causar sintomas angustiantes como a sensação de sufocamento ou peso sobre o peito. Durante os episódios, os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando normalmente.
O que causa paralisia do sono no mundo espiritual?
Paralisia do sono de acordo com a espiritualidade
Liliane explica que a paralisia do sono é um fenômeno parapsíquico, que acontece independente do horário em que a pessoa está dormindo. "A nossa consciência se manifesta através de três corpos: corpo mental, onde reside nossa mente, ideias e pensamentos.
A pessoa pode imaginar que ouvindo passos, portas batendo e sussurros ou que está vendo alguém sentado em sua cama, assombrações circulando pelo quarto, luzes estranhas etc., o que costuma ser muito assustador. Essas alucinações podem surgir porque o cérebro se confunde ao processar sons e imagens dos sonhos.
Mudanças no estilo de vida, como adotar horários fixos para dormir, evitar o uso de equipamentos eletrônicos e a ingestão de bebidas cafeinadas antes de adormecer também podem ajudar a evitar a paralisia do sono. Alguns casos requerem tratamento com acompanhamento de neurologistas e/ou de psiquiatras.
É verdade que dormir de barriga para cima da pesadelo?
Então, nestes casos, dormir de barriga para cima prejudica o sono, levando sim a quadros de pesadelos e microdespertares, que dão aquela sensação de cansaço ao amanhecer”, revela. Isso também traz a sensação da paralisia do sono, muito associada à posição.
Por isso, se não conseguir adormecer, tente fazer algo relaxante, assim vai acalmar o seu corpo e mente. Por isso, o aconselhado é exercícios de respiração, meditação, ioga ou até desenhar.
O que significa sonhar tentando fazer algo e não consegue?
Sonhar que não consegue fazer algo pode refletir nossas inseguranças, medos ou desafios não resolvidos em nossa vida desperta. Esses sonhos podem nos alertar para questões que estamos evitando enfrentar ou nos impulsionar a buscar soluções para obstáculos que parecem intransponíveis.
O que significa ter o mesmo sonho mais de uma vez?
“Os sonhos recorrentes são mais prováveis de serem sobre experiências de vida muito profundas ou apenas problemas de lógica de caráter que são garantidos para se repetir na vida desperta porque eles são parte de você, em vez de um evento único”, disse a pesquisadora de sonhos Deirdre Barrett, professor de psicologia no ...
Essas características são comuns em episódios de paralisia do sono. Após estudos, foi comprovado que esse fenômeno é uma parte natural do sono REM, que é o último estágio do ciclo do sono e, é nele que os sonhos acontecem. Nessa fase do sono, os batimentos cardíacos aceleram e então acontece a paralisia do sono.
Embora seja mais frequente em pessoas com narcolepsia (sonolência excessiva durante o dia) ou apneia do sono (obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono), a paralisia do sono pode afetar qualquer um e dura, em média, de um a dois minutos.
Além da imobilização física, acordar antes do ciclo do sono REM terminar faz com que algumas pessoas tenham alucinações visuais ou auditivas curtas. É por isso que muitos ligam essa experiência à visão de criaturas místicas ou assombrações.
Os pesadelos, normalmente, são muito associados com sentimentos negativos, que chamamos de ansiedade, estresse ou medo, que fazem a pessoa acordar repentinamente. Insônia é algo mais sério do que você imagina! Dormir mal pode tornar a sua vida um caos.
Quando esse nervo sofre algum tipo de lesão, deixa de estimular a contração da musculatura facial. Isso inclui a capacidade de fechar totalmente o olho no lado da face acometido pela paralisia facial.
Os médicos afirmam que a paralisia ocorre com mais frequência quando a pessoa dorme pouco, o que fragmenta a arquitetura do sono. Alguns pacientes também costumam sofrer mais quando dormem de barriga para cima, embora a explicação para este fenômeno seja desconhecida.
Ainda não há métodos comprovados de como acordar da paralisia do sono, mas relatos destacam a importância de relaxar. Uma vez que você já teve essa experiência ou já sabe o que causa a paralisia do sono, consegue entender o que está acontecendo. Sendo assim, não há razão para pânico.
Qual a diferença entre pesadelo e paralisia do sono?
Existe também uma diferença em relação ao momento em que ocorrem os sonhos lúcidos e a paralisia do sono. Os episódios de paralisia acontecem quando recuperamos a consciência entrando ou saindo da fase REM. Já os sonhos lúcidos ocorrem durante a fase REM do sono.
A paralisia do sono é uma espécie de desdobramento de forma incompleta, uma linha entre o sono e o despertar. "O indivíduo passa a ver ou interpretar a presença de espíritos, mas não se trata de obsessão espiritual.
"A sensação de sair do próprio corpo pode acontecer durante a paralisia do sono. Isso faz parte da atividade alucinatória", comenta o psiquiatra Alexandre Azevedo. Em muitos dos relatos, as pessoas descrevem que tiveram sensação de mal-estar físico durante o episódio.
Em algum momento do sono, geralmente no começo ou perto da hora de acordar, você abre os olhos, mas seu corpo fica alguns minutos paralisado. Além disso, como seu cérebro está “trabalhando de uma forma mais lenta”, você tem alucinações, ouve vozes e até mesmo vê coisas do seu quarto.
O que a psicologia fala sobre a paralisia do sono?
Durante a paralisia do sono o indivíduo pode vir a experienciar três tipos diferentes de alucinação: alucinação intrusa, sendo marcada pela sensação de uma presença maligna no ambiente. Alucinações multissensoriais, havendo sensações de pressão no peito e falsas impressões de engasgamento e sufocamento.