O latim é uma língua Sagrada porque Deus escolheu o latim, desde o tempo de São Pedro, como meio pelo qual o governo e a instrução são realizados na Igreja Católica. Pouco a pouco o latim tornou-se a principal língua do culto da Igreja Católica.
Porque o latim continua sendo, desde o século IV, a linguagem oficial da Igreja, porque existem os textos dos Padres e as obras dos maiores pensadores da Cristandade, de Agostinho a Tomás de Aquino, como, de resto, as encíclicas e o textos de referência.
Embora seja considerado um idioma morto, o latim é a língua oficial usada nos mais diversos segmentos da Igreja, tais como documentos, proclamações, bulas e, principalmente, na liturgia!
Latim é a língua que agrada a Deus e afasta o inimigo. Rezar em Latim cria um senso de espaço e tempo sagrados. Ajuda focar e concentrar melhor na oração e assim, receber todos os benefícios das nossas preces e agradecimentos.
Por que voltar ao uso do latim na liturgia? (A Resposta Católica, #85)
Porque a Igreja Católica fala latim?
Uma das primeiras razões para o latim continuar sendo o idioma oficial da Igreja Católica é a de que alguns dos documentos mais importantes emitidos pelos Papas e a Santa Sé foram oficialmente redigidos em latim.
Resumindo, Jesus era trilingue. Falava um pouco de grego para dirigir-se aos estrangeiros e aos romanos, lia as Escrituras em hebraico e falava o aramaico, sua língua materna.
Se o povo que vivia na Palestina falava aramaico, Jesus, obviamente, conversava, pregava e ensinava em aramaico e algumas das escrituras bíblicas confirmam isso.
Idiomas da Bíblia. A Bíblia foi escrita em aramaico, hebraico e grego. O aramaico (e sua variante posterior, o siríaco) e hebraico são línguas semíticas e o grego, e posteriormente o latim, são de origem indo-europeia.
O latim desaparece quando o Império Romano é invadido por outros povos e, a partir de um certo momento, se transforma completamente nas chamadas línguas neolatinas”.
O sardo, dialeto da Sardenha seria a língua mais semelhante ao latim, com uma derivação de apenas 8% em relação ao latim. Em um contexto mais geral, as línguas do sul da Itália são as que mais se aproximam do latim, enquanto no norte são mais distantes.
O latim é uma língua indo-europeia que se formou na atual Itália, mais precisamente na região de Lácio, que engloba a cidade de Roma. A língua teve seu desenvolvimento elaborado por volta do século VII a.C. Seu alfabeto é derivado do alfabeto etrusco e grego, que por sua vez são derivados do alfabeto fenício.
Os católicos escolheram o latim para ser a língua oficial da Igreja, com o propósito de proximidade ao Império Romano. Porém, o uso do latim se dava, apenas, intra muros, não havia a obrigatoriedade ao uso do latim em locais fora de Roma, e a língua grega era bastante usada pelos cristãos.
O próprio latim não é mais falado, e, hoje, é usado apenas em documentos oficiais do Vaticano. Além dos idiomas falados, o Ethnologue considera três linguagens artificiais (esperanto, europanto e interlíngua) e 121 línguas de sinais.
E, dessarte, o latim foi não só consagrado na Cruz, mas foi também santificado pelo uso da Igreja por dois mil anos. A língua da Igreja Romana, Mater et Caput, Mãe e Cabeça de todas as igrejas, tornou-se a língua comum de culto de todas as suas filhas, as igrejas católicas estabelecidas em todo o mundo.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.
Pela tradição cristã, Jesus Cristo nasceu na cidade Palestina, onde, até ano passado, a época do Natal era um tempo de festa e de luzes. Mas, agora, o cenário está bem diferente. Perto da Praça da Manjedoura, um dos pontos turísticos de Belém, decorações apagadas e ruas vazias.
Diferente do latim que caiu em desuso por volta de 1300, o aramaico ainda hoje é uma língua ativa em algumas regiões do interior da Síria, da Turquia e do Iraque.
A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia. “Fazei isso em minha memória”. Na missa, o cristão recebe Cristo no pão e vinho consagrados.
VATICANO, 21 FEV (ANSA) - O papa Francisco reafirmou que missas em latim só podem ser celebradas na Igreja Católica com autorização expressa do Vaticano.
Em seu decreto, chamado Traditionis Custodis , Francisco diz que a decisão tomada por seus antecessores, de voltar a incentivar o “modo tridentino”, foi “utilizada para aumentar as distâncias, endurecer diferenças e encorajar os desentendimentos que ferem a Igreja e bloqueiam o seu caminho, expondo-a ao risco de ...