1. A água esverdeada não decanta. Um indício de piscina suja é quando a água fica esverdeada, consequência da proliferação de algas. Esse problema se resolve com o decantador, que fará as algas descerem ao fundo.
Se a sua piscina não está decantando, a primeira coisa a fazer é analisar a água. Utilize uma fita teste ou um estojo de medição de parâmetros para avaliar o Cloro Livre, o pH, a Alcalinidade e o Ácido Cianúrico. Esses parâmetros são essenciais para o bom funcionamento do clarificante.
Escove as paredes da piscina (no caso de piscinas de alvenaria, os rejuntes em especial) para “depregar” as algas. Adicione o algicida de choque na piscina, seguindo as instruções na embalagem do fabricante, e deixe ele agir para matar as algas. Utilize um clarificante, para fazer com que todo aquele verde decante.
Como acelerar o processo de decantação da piscina?
Mais algumas dicas úteis na decantação:
Misture os produtos (separadamente) com água em um balde e depois espalhe pela piscina, pois com isso se obtêm uma melhor homogeneização, o que acelera o processo.
Isso pode ocorrer se a quantidade de sulfato de alumínio não estiver dimencionada para o volume de água da piscina. Outro motivo é quando o pH e Alcalinidade da água estão desregulados, fora da faixa ideal indicada pelo fabricante do produto.
Qual o produto jogar na piscina para decantar a sujeira?
Maneira 1: sulfato de alumínio + barrilha
Após a dosagem deixe o produto homogeneizar por toda a água. Você pode utilizar a motobomba na posição de recirculação para auxiliar na homogeneização. Posteriormente, deixe a água em repouso entre 6 – 8 horas para que a sujeira possa precipitar para o fundo da piscina.
O que fazer quando a água da piscina não quer ficar cristalina?
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.
A decantação é um processo que separa os elementos sólidos da água da piscina. Esse processo é feito através de um decantador de piscinas, e pode ser realizado com o SuperPool Sulfato de Alumínio (seguir indicação de uso no rótulo). Aplique o produto e espere no mínimo 12 horas, ou até o tempo indicado no rótulo.
O que acontece se colocar muito clarificante na piscina?
Aplicar mais ou menos do que essa dosagem provoca alteração no pH. Lembrando que o clarificante é um produto de prevenção para manutenção de água cristalina, mas não resolve o problema da água opaca.
O processo de decantação pode ser acelerado por meio da utilização de um equipamento chamado de centrífuga. Nesse equipamento a mistura é submetida a sucessivas rotações, o que favorece a deposição do material mais denso no fundo do recipiente.
Depois de acabar com as algas e recuperar a saúde da água, é necessário aplicar o cloro para desinfetar e proteger a água da piscina. Isso vai evitar que micro-organismos se proliferem e que algas voltem a se acumular, deixando a água verde.
Porque a piscina não decanta com sulfato de alumínio?
Sua aplicação na piscina muda o pH da água, deixando-o em níveis mais baixos. Além de alterar o pH da piscina, que deve estar controlado para não ser prejudicial à saúde dos banhistas, a aplicação de sulfato de alumínio prejudica a areia do filtro, deixando-a empedrada e impedindo seu funcionamento da forma correta.
O passo seguinte é desligar o filtro e deixar a água descansar por um período de no mínimo 12 horas. Depois desse tempo, todas as partículas de sujeira estarão acumuladas no fundo da piscina. Assim, basta realizar a aspiração (o filtro deve estar na posição drenar) e o processo de decantação estará concluído.
O que fazer quando a água da piscina não quer limpar?
Nesse caso, o primeiro passo aconselhável é o tratamento de choque. Também conhecido como supercloração, nesse tipo de tratamento, você utiliza uma grande quantidade de cloro na limpeza da sua piscina. É uma maneira agressiva de remover as impurezas que estão presentes na água.
Qual o melhor produto para deixar a água da piscina cristalina?
1. Cloro. O cloro para piscina é o primeiro produto que você precisa colocar na sua lista de compras. Ele age como um desinfetante, eliminando todo tipo de microrganismos presentes na água que sejam nocivos à saúde.
A ordem ideal da colocação dos produtos é: primeiro, o floculante ou o clarificante, depois, o cloro, em terceiro lugar, o algicida e, por fim, o regulador de pH (redutor ou elevador). Preparado para a diversão? Claro que sim! Você já sabe o que é algicida e como usá-lo, agora é só usar a piscina!
O Decantador CRIS ÁGUA (Sulfato de Alumínio) é indicado para decantar a água da piscina em conjunto com o Elevador de pH CRIS ÁGUA (BARRILHA LEVE). A manutenção do pH correto reduz a quantidade de cloro necessária à desinfecção da piscina.
Centrifugação: Se quisermos separar rapidamente o sólido de um líquido podemos "acelerar" a decantação. Para isso coloca-se a mistura num aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas.
Para fazer esse tratamento é preciso colocar na água cloro em quantidade suficiente para que ela fique de uma coloração cinza azulada. Mas atenção: nunca coloque mais do que 20 gramas/m³ por vez. Depois, você precisa esperar que a piscina seja limpa naturalmente. O que pode demorar cerca de 24 horas.
A piscina fica mais cristalina se sua desinfecção estiver em dia. Em outras palavras, se sua piscina não estiver com o nível de cloro livre ideal, ela pode ficar cada vez menos brilhante. Então a primeira dica para uma piscina realmente radiante é manter o cloro livre sempre entre 2 e 3 PPM.
Antes de aplicar o hth® Clarifica Maxfloc, verifique se os parâmetros da água estão ajustados com o auxílio da hth® Fita Teste. Se você precisa manter a cristalinidade da água, use 1,5 ml do Maxfloc para cada 1.000 litros de água, aplicando diretamente na piscina. Faça isso uma vez por semana.
Antes de mais nada, precisamos entender o motivo pelo qual a água da piscina fica turva. Isso ocorre quando há um grande acúmulo de pequenas partículas. Essas partículas refletem a luz de fundo, resultando naquela aparência de uma piscina leitosa. As partículas podem vir de um número variado de fontes.