Ex: méis, réis, dói, mói, sóis, céu, réu (réus), véu. ATENÇÃO: note que a regra só vale para os referidos ditongos, se o som de sua pronúncia for aberto! Caso o som seja fechado, não se acentuam os ditongos “EI”, “OI”, “EU” (ex: lei, rei, sei, foi, boi, pois, ateu, meus, deu, Deus).
Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.
Ideia ou Idéia?? Acentuação - Ditongos Abertos – Dicas de Português - Professor Elson
Porque urubu não leva acento?
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
“Cocô” é uma palavra oxítona (a última sílaba é a que tem pronúncia mais forte) terminada em O, motivo pelo qual a palavra é acentuada. É o mesmo caso de “cipó”, “ofurô” e “forró”. Já “coco“, sem acento gráfico, corresponde ao fruto e é uma paroxítona terminada em O.
Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.
Por exemplo: quando falamos a palavra banana, o primeiro “na” tem maior intensidade que o outro “na”, e também maior que “ba”. O primeiro “na”, que é a segunda sílaba da palavra, é a sílaba tônica. .
Como se escreve: enjôo ou enjoo? Antes das novas regras ortográficas, de fato, escrevia-se enjôo. Porém, depois da reforma, a regra dos hiatos terminados em –oo(s) e –eem acentuados foi abolida. Então, enjoo não tem mais acento.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
“Veem” é a forma conjugada do verbo “ver”, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse verbo tem vários significados, podendo indicar ações de enxergar, assistir, visitar, observar, avaliar, lembrar, descobrir, entre várias outras.
Contudo, a grafia do vocábulo sofreu alterações, pois, segundo as novas regras de acentuação do acordo ortográfico, o acento circunflexo não mais deverá ser utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Portanto, o correto é leem.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
Entenderam? É mais simples do que parece: se a palavra for paroxítona e o hiato vier depois de ditongo decrescente, NÃO há acento (feiura, baiuca, feiume); se o hiato vier depois de ditongo crescente, há acento (Guaíra).
Como se escreve: plateia ou platéia? Segundo a nova regra pós-reforma ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico não são mais acentuadas. Então, se você escolheu “plateia“, acertou!
"O primeiro grupo de acentos que caiu foi o das duplinhas EEM e OO. Por exemplo: Leem, veem, deem, creem, deem, perdoo, voo, abençoo. São hiatos que antes tinham acento. Agora ficaram sem acento".