Além dos benefícios físicos, o voleibol também contribui significativamente para a saúde mental. A prática esportiva libera endorfinas, podendo ajudar a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e sintomas de depressão. “Ao se exercitar, você libera endorfinas, hormônios relacionados ao prazer e ao estado de felicidade.
O esporte ajuda nas atividades cotidianas, melhorando coordenação motora, flexibilidade, força e resistência aeróbica e anaeróbica. Além disso, o vôlei tem uma característica de esporte coletivo. É uma atividade que estimula algum tipo de interação e sociabilidade.
Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias. Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas.
O voleibol é uma modalidade desportiva que explora diversos movimentos corporais, podendo não só auxiliar no desenvolvimento motor de seus praticantes quanto no fortalecimento da auto-estima, cooperativismo, disciplina, organização e sendo também um meio de socialização entre os alunos de diferentes gêneros.
Os fatores motivacionais que mais aparecem nos estudos como motivos para a prática de voleibol foram: ter alegria e prazer, saúde, excitação e desafios, afiliação, aperfeiçoamento técnico e desenvolver habilidades.
O objeto usado para a prática de vôlei é uma bola e o objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos ao mandar a bola para o campo adversário e fazer com que ela toque o chão.
O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo inicial era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.
As capacidades físicas presentes no fundamento do voleibol: força, potência, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, velocidade, destreza manual e dos dedos estão presentes nos fundamentos e são utilizadas a todo o momento durante o jogo.
O objetivo é atingir a bola no campo adversário. Ouça o texto abaixo! O voleibol ou vôlei é um esporte coletivo praticado em uma quadra dividida por uma rede. Duas equipes disputam a partida com o objetivo de tocar a bola no campo adversário, a qual deve ser arremessada por cima da rede.
Além disso, o voleibol talvez seja o esporte com maior potencial para o desenvolvimento da sociabilidade e espírito coletivo em seus praticantes. Não á contato direto com o adversário, o que permite a interação entre pessoas de diferentes faixas etárias nas mesmas equipes.
Durante o decorrer de uma partida, os jogadores são obrigados a servir, passar, definir, atacar e bloquear a bola. Essas habilidades exigem flexibilidade, bom equilíbrio, força e velocidade nas partes superiores e inferiores do corpo.
A atividade física regular também não atrasa a maturação óssea; ao contrário, ela até pode favorecer a mineralização. Novotny(5) estudou mulheres ginastas, praticantes de skate, tênis, vôlei e futebol e não achou diferenças na maturação óssea quando comparadas com não atletas.
Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
Os principais músculos trabalhados são: tríceps, costas, abdomen, antebraço e pernas. O vôlei é um esporte que exige um bom condicionamento físico e se você não o possui não se preocupe.
Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral. Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental.
O aprendizado do voleibol é possível ser identificado na agilidade, habilidade e pré-disposição para a atividade física e motora, dos alunos, quando ela é reconhecida pelo estudante que percebe possuir a percepção de competência atlética, torna-se natural a sua prática em diferentes modalidades esportivas, e com isso ...
No sistema 6x0, também chamado de sistema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte.
Os fundamentos do voleibol (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) são considerados de difícil execução, um dos principais motivos é que são executados em milésimos de segundos, o que exige um alto controle da habilidade técnica.
O vôlei é um exercício que desenvolve a coordenação motora, aumenta a agilidade, a massa muscular, alivia o stress e emagrece. O gasto calórico é de aproximadamente 400 Kcal/hora.
O objetivo da modalidade é fazer a bola passar sobre a rede de modo a que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).
A prática do voleibol, por ser constituída de habilidades motoras abertas, é dependente, em muito, das capacidades coordenativas de adaptação – capacidade de equilíbrio, orientação, ritmo, reação motora -, são elas que irão proporcionar a ótima qualidade do movimento, e muitas vezes sua eficácia.
Inspirado no tênis e no handebol, Morgan colocou, no centro da quadra, uma rede a aproximadamente 1,90m de altura, sobre a qual a bola deveria ser enviada, por meio de toques com a mão, de um lado para o outro.
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Incentivar o convívio social e a prática esportiva são alguns dos objetivos dos treinos de Voleibol Adaptado, que acontecem toda segunda e quarta-feira, das 7h30 às 9h30, no Ginásio de Esportes Dorival Raymundo – rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 300, no Jardim São Vicente - e na sexta-feira, no mesmo ...