931 a.C. - 909 a.C. 909 a.C. Durante o reinado de Salomão, Jeroboão se rebelou contra ele, aconselhado pelo profeta Aías que lhe comunicou haver sido escolhido por Deus para reinar sobre dez das doze tribos de Israel, tirando o poder de Salomão, como castigo por este ter adorado outros deuses. (I Reis 11:29-38).
O pecado de Jeroboão consistiu na cisão do reino e do culto oficial deslocado de Jerusalém para os dois santuários de Betel e Dan. Além disso Jeroboão estabeleceu sacerdotes dentre o povo que não eram da família de Levi (1Rs 12,31; 13,33-34).
Todos dizem que o pecado de Jeroboão foi a idolatria por mandar construir dois bezerros de ouro, colocá-los em pontos estratégicos e obrigar todo o povo do Reino do Norte (Israel) adorá-los.
Em I Reis 11, lemos que o profeta Aías disse a um homem chamado Jeroboão, da tribo de Efraim, que trabalhava para Salomão, que Jeroboão seria rei sobre dez das tribos de Israel.
Jeroboão teve problemas na convivência com Salomão, inclusive provocou uma revolta contra o reinado dele, foi derrotado e por isso fugiu para o Egito. Uma década depois que Salomão morreu, ele retornou para sua terra. Foi quando as dez tribos de Israel chamaram Jeroboão, para sucedê-lo no trono.
A Divisão de Israel: Rei Roboão, Jeroboão e Reino Fragmentado
Porque Jeroboão virou rei?
Ele chegou a servir o rei Salomão antes de ser exilado no Egito. Ele se tornaria rei de Israel ao comandar uma revolta que reuniu dez das doze tribos, transferindo a capital de Jerusalém para Peniel. Roboão, então, foi coroado como monarca do Reino de Judá.
Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.
Jeroboão I, também chamado de Ben-Serua, foi o primeiro rei de Israel após a divisão do Reino de Israel em dois novos reinos. Foi o Primeiro Rei da Dinastia II de Israel. Pertencia à Tribo de Efraim, seu pai chamava-se Nebate e sua mãe Zeruá. Ainda jovem, serviu ao rei Salomão como chefe dos servos da tribo de José.
O primeiro livro de Crônicas acrescenta que Jeroboão reinou durante cerca de duas décadas e passou o trono ao seu filho Nabade. Ele, porém, não ficou sequer dois anos à frente de Israel. O rapaz foi brutalmente assassinado, colocando fim à sua dinastia.
Quais foram os pecados de Jeroboão, filho de Debate?
Mas ele não abandonou os pecados do rei Jeroboão, filho de Nebate, que levou o povo de Israel a cometer o pecado de adorar os touros de ouro que ele havia colocado em Betel e em Dã.
No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.
Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão!
E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).
O pecado de Salomão teria sido iniciado por adquirir mulheres estrangeiras. Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
Ele tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres perverteram-lhe o coração. Sendo já velho, suas mulheres perverteram-lhe o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não foi perfeito para com Jeová, seu Deus, como o fora o coração de Davi, seu pai.
O sonho de uma monarquia unida, formada pelas doze tribos, durou poucos anos. Praticamente, com a morte de Salomão começou o cisma político-religioso, causando a divisão em dois reinos o do norte (Israel) e o do sul (Judá).
Quando Deus mandou o profeta Aías falar com Jeroboão sobre o plano divino de lhe entregar as 10 tribos de Israel, ele prometeu a permanência da família de Jeroboão no trono, se este fosse fiel ao Senhor: “Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os ...
Quando Deus escolheu Jeroboão para ser rei de Israel, ele fez esta promessa condicional: “Se você ouvir tudo o que eu lhe ordenar, e andar nos meus caminhos, e fizer o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu estarei com você, e lhe edificarei uma casa ...
Abisague se casou com Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
9. O Senhor irritou-se contra Salomão, por se ter seu coração desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe aparecera por duas vezes, 10. e lhe tinha proibido expressamente que se unisse a deuses estranhos. Mas não seguira as ordens do Senhor.
Jeroboão emergiu como figura central após a divisão da nação em dois reinos, Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul), em 931 a.C. Este líder, originário da tribo de Efraim, desempenhou um papel crucial após a desobediência de Salomão e as imprudências de seu filho Roboão.
Ela não é nomeada no texto massorético, mas de acordo com a Septuaginta, ela era uma princesa egípcia chamada Ano. A Septuaginta afirma que ela era a irmã mais velha de Thekemina, esposa de Sisaque I, faraó do Egito, e foi dada a Jeroboão como esposa pelo próprio faraó.
Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate (esposa de Roboão), filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.