O amaciante pode poluir a água e prejudicar a vida aquática quando é lavado. Além disso, muitos dos ingredientes encontrados em amaciantes não são biodegradáveis e podem persistir no meio ambiente por um longo período de tempo, causando danos ambientais.
Em excesso, o produto acelera o desgaste das fibras dos tecidos e faz com que as suas roupas percam a durabilidade. Por mais tentador que seja exagerar na quantidade de amaciante pensando no cheiro gostoso que vai ficar depois nas peças, resista!
a, algumas substâncias cancerígenas dos amaciantes são o acetato de benzila, o alfa-terpineol e o clorofórmio. O primeiro causa dificuldades respiratórias e risco de câncer de pâncreas. Já o segundo, depressão, ansiedade e desequilíbrios do sistema nervoso.
O vinagre de álcool pode ser seu aliado na hora de lavar roupas porque amacia os tecidos e elimina odores indesejáveis. Confira dicas! Já pensou em ter roupas limpas e cheirosas gastando pouco? O vinagre de álcool é a solução!
POR QUE ABANDONEI O AMACIANTE? MUITO MAIS BARATO E SEGURO | DICA DA CRIS | #dicadacris #lavarroupas
Que tipo de roupa não pode usar amaciante?
Além disso, o amaciante não deve ser usado com qualquer tecido. Ele se dá muito bem com o algodão, porém hoje há muita mistura da fibra de algodão com outras fibras sintéticas como nylon, spandex, polyester, e etc. Muitos desses tecidos perdem suas características quando enxaguados com amaciante.
O vinagre tem o poder de atuar como amaciante de roupas, com a vantagem de ser mais barato e menos danoso ao meio ambiente. Isso acontece porque o vinagre possui ácido acético, o que tem esse efeito nas roupas. Para utilizar, coloque 1 xícara (chá) no compartimento do amaciante e realize o ciclo de lavagem normalmente.
A Mistura de Cozinha: Bicarbonato de Sódio e Vinagre
Com alguns itens encontrados em sua despensa da cozinha, você pode criar sua própria mistura amaciante. Tudo o que você precisa é água, bicarbonato de sódio e vinagre, além de algumas gotas de óleos essenciais, se você gosta de perfume.
O sabão em pó e o sabão líquido. Para lavar tecidos comuns, aqueles que não precisam de um tratamento especial ou aquelas peças de roupas com manchas ou muito sujas, os dois farão o mesmo serviço e vão deixar as suas roupas limpas.
O que fazer para a roupa ficar com cheiro de amaciante?
Coloque no frasco com borrifador a água, o álcool e o amaciante concentrado com a fragrância de sua preferência. Misture bem, até que todos os ingredientes estejam dissolvidos. Pronto, agora é só borrifar essa solução mágica nas suas roupas antes de passá-las ou antes de guardá-las, você escolhe.
As versões concentradas precisam ser diluídas, mas as regulares podem ser aplicadas diretamente nas peças. Cuidado: nenhum tipo de amaciante pode ser colocado diretamente na roupa. Se a sua máquina tiver um dispenser próprio, pode usar para colocar a quantidade recomendada pelo fabricante.
Aplicar um amaciante diluído também é uma opção para deixar as roupas de cama e banho ainda mais macias. Lembre-se de sempre optar pelos produtos de limpeza de maior qualidade, pois eles prolongam a vida útil das roupas de cama e banho.
Para utilizá-lo na lavagem manual, você precisa antes fazer a diluição do produto. Depois de lavar e enxaguar as roupas, encha o tanque novamente com água, dilua a quantidade de amaciante concentrado indicada no rótulo e misture bem. Deixe as roupas de molho por alguns minutos, torça e estenda.
Outro erro comum é utilizar amaciante na hora de lavar toalhas de banho. Ao contrário do que o senso comum prega, esse produto não deixa as toalhas mais macias, e sim cria uma camada que prejudica a absorção de água. Ou seja, além de tornar a peça áspera ao toque, você ainda perde capacidade de secar.
Outro ponto que gera dúvidas é sobre a necessidade de enxaguar ou não a roupa após o uso do amaciante. A verdade é que depende do tipo de amaciante que você está usando: alguns são formulados para serem enxaguados, enquanto outros são projetados para serem deixados nas roupas.
Se não houver uma diluição desse produto, seja antes ou durante do processo de lavagem, ele muitas vezes pode grudar na fibra do seu tecido. E se isso acontecer haverá partes do tecido com excesso de amaciante e áreas sem nada. Assim surgem as manchas, e elas são manchas muito difíceis de serem removidas.
Felizmente, existem alternativas mais saudáveis ao uso de amaciante. Uma opção é usar vinagre branco destilado ou vinagre de álcool como um amaciante natural. O vinagre ajuda a suavizar as roupas e também ajuda a eliminar os resíduos de sabão que podem acumular-se no interior da máquina de lavar roupa.
Sim, simples assim. O vinagre é um ótimo amaciante natural, pois elimina os resíduos de sabão e não interfere na absorção de sua roupa, fazendo com que as peças e toalhas durem mais. Ah, e essa mistura não vai deixar depósitos na sua máquina de lavar.
Caso queira economizar e lavar roupas pretas e delicadas, sem deixar resíduos na máquina, a melhor opção é o lava roupas líquido, mas se você precisa lavar roupas mais pesadas ou com manchas mais profundas, o produto ideal é o lava roupas em pó.
2. Óleos essenciais é uma boa pedida. Outra alternativa que você pode empregar se existe a dúvida de como deixar o guarda-roupa perfumado são os óleos essenciais. É uma solução interessante, principalmente se você ama o delicioso cheiro desses produtos.
✅ Vinagre de álcool branco: também é outro "aliado" da lavagem, segundo a especialista. Mas o vinagre deve ser usado junto com o amaciante ou substituí-lo. O ácido acético presente ajuda a amaciar a roupa, eliminar cheiros – incluindo o de mofo ou bolor.
O tipo de vinagre ideal para lavar roupa é o vinagre de álcool. O produto é feito a partir da fermentação de álcool da cana-de-açúcar e cor transparente. Há versões com corante e aromatizantes de ervas, mas elas podem manchar os tecidos ou deixar as roupas com cheiro desagradável.
Para ajudar a evitar que roupas de cores vivas desbotem – ou fiquem com cores mais claras na lavagem – mergulhe-as em vinagre não diluído por cerca de 15 minutos antes da primeira lavagem. Bônus: Isso pode ajudar a eliminar qualquer poeira e produtos químicos presos no tecido.