O problema pode estar na fabricação do vidro, no armazenamento (das processadoras ou vidraçarias) ou, ainda, na instalação da peça na casa. ... O que ocorre é que o vidro também pode “sofrer” choque térmico (comum, por exemplo, quando o banheiro está frio e ligamos o chuveiro quente), tensionando as superfícies.
Na verdade o box não estoura de repente. Provavelmente ele já não estava funcionando 100% há um tempo, mas é algo que aos nossos olhos e correria do dia a dia, torna-se imperceptível, ou seja, o box estoura devido a um acúmulo de tensão e nós é que não percebemos alguma falha em seu funcionamento.
Ele conta que entre os principais motivos que levam um box de banheiro a estourar estão falhas na estrutura e desgaste das peças. “A instalação se torna inapropriada quando os profissionais deixam de colocar algumas peças que vem no kit. São peças que devem ser utilizadas e são exigidas pela norma", afirma.
Uma das principais causas é a tensão interna no vidro. Durante a fabricação, o vidro temperado passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido, que cria tensões internas. Embora essas tensões aumentem a resistência do vidro, elas também podem fazer com que ele estoure se houver um ponto fraco ou um dano.
Um dos fatores que pode explicar a quebra é a presença de partículas de sulfeto de níquel durante o processo de fabricação do vidro. Mesmo sendo invisível ao olho humano, a participação do sulfeto, um inorgânico químico, na massa do vidro, pode torná-lo mais frágil.
Uma folga mal aplicada entre o vidro e a estrutura de sustentação pode gerar tensões excessivas na movimentação do vidro e, consequentemente, levar à sua quebra. Além disso, a utilização de calços inadequados, seja por serem pouco densos ou muito rígidos, pode gerar atrito e concentração de tensões.
Instalações inadequadas de ferragens no vidro temperado também resultam em sua quebra. Dar pouca folga às ferragens, por exemplo, provoca alta pressão do vidro com suas bordas repousando em parafusos metálicos, promovendo a sua ruptura.
O que significa quando um vidro se quebra sozinho?
A quebra espontânea pode ocorrer quando a borda já foi danificada. Isso pode acontecer quando for cortado em painéis menores, entregue ou instalado no local. À medida que os anos passam e as diferentes temperaturas e elementos fazem com que o vidro se expanda ou contraia, o estresse fará com que o vidro estilhace.
O uso correto e a manutenção dos boxes de banheiro são procedimentos importantes para evitar danificar o vidro ou outros componentes. De acordo com a ABNT NBR 14207 - Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, a manutenção preventiva deve ser feita a cada 12 meses.
O valor médio a ser investido na compra e instalação de um box para banheiro é de R$ 1.400. Para receber um preço compatível com a sua região, peça orçamentos para empresas especializadas.
O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes.
3. Mau ajuste da base: Uma base mal ajustada pode ser outra causa comum de barulhos em sua cama box. Se as peças não estiverem firmemente conectadas ou se houver desalinhamento, você pode ouvir ruídos quando se movimenta.
Isso ocorre porque com a alta temperatura o vidro se expande algumas frações de milímetros. Se uma das suas extremidades não se expandir de forma semelhante essa diferença pode provocar a ruptura, liberando as tensões internas do vidro temperado e fazendo o vidro estourar.
O vidro temperado pode quebrar por razões diversas, além da inclusão de Níquel sulfeto, como por carga de impacto, contato de vidro com metal, blocos de apoio/fixação muito rígidos, etc.
Uma das causas do vazamento em box pode ser calafetagem malfeita ou gasta. Se for o caso, você mesmo pode resolver o problema. Antes de tudo, é preciso que você retire toda a calafetagem que já existe. Você pode usar uma faca para auxiliar nesse trabalho.
Porque tem que deixar a porta do banheiro fechada?
A porta do banheiro deve ficar sempre fechada. Desta forma, evita-se o roubo de energia dos cômodos próximos. Da mesma forma, o vaso precisa estar com a tampa abaixada em toda descarga. Isso impede que o chi escape e, consequentemente, o dinheiro dos moradores.
Segundo a norma ABNT NBR 14207/2009, é estabelecido que a manutenção do box de banheiro deve ser feita a no mínimo uma vez a cada 12 meses. Mesmo sem apresentar nenhuma das dificuldades listadas abaixo, é indispensável que essa revisão seja feita anualmente.
Acontece que, quando a instalação do box é finalizada, o ideal é esperar em torno de 24 horas para usar aquele espaço ou para lavar. Isso porque, esse período é o tempo que o silicone de vedação precisa para secar adequadamente. Caso contrário, você pode notar pontos de defasagem.
O problema pode estar na fabricação do vidro, no armazenamento (das processadoras ou vidraçarias) ou, ainda, na instalação da peça na casa. ... O que ocorre é que o vidro também pode “sofrer” choque térmico (comum, por exemplo, quando o banheiro está frio e ligamos o chuveiro quente), tensionando as superfícies.
A quebra repentina e sem explicação de itens em nossa residência é vista por muitas culturas como um possível sinal do destino ou uma mensagem mística vinda do além. Isso ocorre porque nosso lar representa nosso porto seguro, nosso espaço mais íntimo.
Defeitos na têmpera, processo que garante a resistência desse vidro, podem fazer o vidro quebrar do nada. A atuação inadequada no processo geral e na montagem da enfornada, geram problemas ao vidro temperado, bem como defeitos na regulagem da temperatura no momento de têmpera.
Apesar de serem esteticamente iguais, o vidro temperado é até 5 vezes mais resistente do que o vidro comum. Por apresentar maior resistência mecânica e se fragmentar em pequenas partículas em caso de quebra, ele é considerado um vidro de segurança.