O Salmo Responsorial vem depois que a primeira leitura é feita. Durante a missa, o momento em que o Salmo é cantado favorece a reflexão. “A importância do Salmo está na própria meditação das leituras. Então, é um modo de rezar cantando aquilo que se refletiu nas leituras”, ressaltou o diácono.
Muitos salmos foram escritos originalmente como hinos a serem cantados em serviços religiosos. Esses hinos eram utilizados para adoração, louvor e meditação, e alguns textos apresentam semelhanças com poemas hebraicos.
Na liturgia, propõe-se que o salmo seja sempre cantado. Na impossibilidade do canto, seja então recitado, dada a sua qualidade poética, e não simplesmente lido, como tantas vezes acontece.
O salmista ou cantor do salmo, do ambão ou de outro lugar conveniente, recita os versículos do salmo; toda a assembleia escuta sentada, ou, de preferência, nele participa do modo costumado com o refrão, a não ser que o salmo seja recitado todo seguido, sem refrão.
As melodias dos Salmos Responsoriais devem ser sóbrias e orantes, a fim conduzir toda a assembleia a um mergulho no mistério celebrado. O refrão deve ter melodia simples, para que a assembleia possa aprender e cantar com facilidade.
CANTE BEM O SALMO | Tudo o que você precisa saber para cantar melhor
Pode duas pessoas cantar o salmo?
Na forma direta, o salmo é cantado sem que a assembleia intercale a resposta, e o cantam, ou o salmista ou o cantor do salmo sozinho, e a assembleia escuta, ou então o salmista e os fiéis juntos (...).
01 – “Compete ao salmista proclamar o salmo ou outro cântico bíblico colocado entre as leituras. Para bem exercer sua função, é necessário que o salmista saiba salmodiar e tenha boa pronúncia e dicção” (IGMR 102).
Após a leitura, o leitor diz “Palavra do Senhor.” e a assembleia responde “Graças a Deus.” Em seguida, vem o Salmo Responsorial. Normalmente é tirado do livro dos Salmos, porém existem casos em que o salmo recitado na missa é tirado de cânticos presentes em outros livros da Bíblia.
O bom de ler os salmos sucessivamente em, digamos, um mês, é que eles não são consecutivos, logo, se você não puder fazer uma ou outra leitura, você pode começar de onde parou sem precisar pular algumas partes. Você pode até mesmo ler apenas um salmo por dia e, assim, ler todos os salmos duas vezes por ano.
Jesus canta o salmo 121 ao som da harpa da esposa da Eliaquim. Nesta segunda-feira (18), em "Jesus": O Messias senta na posição central da mesa e diz que desejou muito comer com os apóstolos antes de partir. O Messias lava os pés dos apóstolos. Todos comem o pão, enquanto Jesus ergue a taça de vinho.
A Igreja cantava os Salmos, onde quer que estivesse. E uma das formas criativas e significantes que os cristãos primitivos faziam no cântico dos Salmos era tornar evidente que aqueles antigos cânticos lhes pertenciam, os Salmos eram deles.
“O Salmo Responsorial é cantado ou recitado por um salmista ou por um cantor, estando no ambão” (OLM 22). Mas será apenas do ambão que o salmista pode cantar o salmo responsorial?
Os Salmos nos ajudam a perceber os dramas da história à luz de Deus, o qual tem a última palavra, quer queira ou não. Nos salmos de fato encontramos unidas orações de ação de graças e profecia ao mesmo tempo, como por exemplo no Salmo 9: “Eis que Deus sentou-se para sempre, firmou seu trono para o julgamento.
E ainda segundo a Diocese de Lorena, o nome Salmos é derivado da designação mais antiga desse livro de poemas e cânticos cristãos. Esse título em português vem da palavra grega Psalmoi, que em si é uma tradução da palavra hebraica “mizmor” que significa “cânticos”.
Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.
Salmo 7. "Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; * 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.
O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Podemos entender, então, que o salmo responsorial tenha função ritual, sua execução participa de um autêntico ministério litúrgico e requer atitude espiritual e orante, não deixando também de exigir técnica musical de quem o interpreta.
Quando for proclamar a Primeira Leitura, o Leitor segue para diante ao altar e faz a reverência sozinho. Ao dizer “Palavra do Senhor” e o povo responder “Graças a Deus”, segue o Leitor para diante do altar e ali já deve estar esperando quem vai proclamar o Salmo.
O ideal é rezar os Salmos de joelhos, como muitos Salmos nos convidam a fazer, mas se para você não for possível, faça isso em pé ou sentado. Se sentir vontade, levante suas mãos aos céus. Feche seus olhos e repita alguma palavra quando sentir necessidade ou vontade.
Mas, quando buscamos compreender melhor cada palavra, notamos que há diferenças. A adoração, por exemplo, está relacionada ao reconhecimento da grandeza de Deus, enquanto louvor pode ser usado para exaltar, enaltecer e elogiar Deus.
Os levitas músicos do Antigo Testamento, poderemos dizer que são os Ministros de Música que atuam nas igrejas evangélicas atuais, ressaltando que mesmo com menos funções não exercem com perfeição o seu ofício de levitas como no tempo do rei Davi.
Ele precisa ter conhecimento técnico, mas também bíblico, para que a ação de cantar Salmos seja de fato uma ação litúrgica frutuosa e participativa”, explicou. O salmista exerce um ministério, por isso é responsabilidade dele não só cantar, conforme padre João Batista.