O motor 1.4 TSI surgiu em 2013 na sétima geração do Golf e mais tarde equipou os veículos T-Cross, Polo, Jetta, Taos, Nivus além dos modelos da Audi (A1, A3 e Q3). É possível que ele dê lugar ao 1.5 TSI Evo2 da mesma família EA211.
O "turbocharged" refere-se ao uso de um turbocompressor, um componente que comprime o ar que entra no motor, proporcionando mais oxigênio para a queima de combustível e, assim, aumentando a potência do motor.
O 1.4 TSI é produzido em São Carlos (SP) e usado por vários carros da linha da Volkswagen no Brasil, como T-Cross e Taos, além de já ter equipado Golf, Jetta e Tiguan.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
Motor 1.0 turbo ou 1.6 aspirado: qual é a melhor escolha?
Qual a diferença do 170 TSI para o 200 TSI?
A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
A sigla TSI significa “turbo com injeção direta” na linha VW, assim como o MSI consiste na versão de aspiração atmosférica e o numeral 160 seu torque máximo em Newton-metro.
Além do motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 250 Nm, o novo Volkswagen Nivus GTS terá visual esportivo, com rodas de 18", novos para-choques, saídas duplas de escapamento e aerofólio maior. O acabamento terá detalhes exclusivos por dentro e por fora.
Os motores TSI apresentam uma eficiência maior no que se refere ao aproveitamento de energia, que normalmente é dispensada pelo escapamento dos carros aspirados.
A lubrificação ineficaz dos motores TSi podem provocar desgaste acentuado em bronzinas de biela e comando de válvulas. Folga no eixo da turbina também é um problema que este motor pode apresentar e provoca alto consumo de óleo.
TSI, por exemplo, quando abastecido com gasolina comum não irá mudar seu comportamento. Se beber aditivada, irá manter o sistema limpo e gastar menos com manutenção. Agora, se abastecer com gasolina Podium deverá sentir uma pequena melhora de desempenho.
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
A atração da noite foi a revelação do inédito Nivus GTS. O carro foi mostrado na cor branca e virá equipado com o motor 250 TSI 1.4, de 150 cv de potência, também com câmbio automático de 6 marchas.
O plano inicial era a oferta uma linha de veículos tradicionais, a combustão, paralela ao catálogo de EVs até o limite máximo permitido pela legislação europeia. No entanto, com as redefinições estratégicas, a ideia foi abolida. Isso porque ela não seria vantajosa financeiramente para a empresa.
Não é o fato de serem 3 cilindros que impede esse tipo de reparo, é o fato de que esses motores são feitos pra serem leves devido a normas de emissão e também pra questão de eficiência e menos perdas parasíticas de potência, então tem menos metal pra deixar ele mais leve e paredes mais finas pra facilitar trocas ...
Além disso, os motores têm que durar sob as mais diversas condições, com as mais variadas qualidades de combustível. Elas declaram que a expectativa de vida útil de um propulsor atual é de 250 mil km.
O Nivus é o primeiro carro da Volkswagen do Brasil desenvolvido todo virtualmente. Aqui na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), construímos um Laboratório de Protótipo Virtual, que nos permite desenvolver veículos do zero utilizando recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada.