Ventos de até 215 km/h atingiram, principalmente, os estados do Texas, Arkansas, Oklahoma e Kentucky. Quase 500 mil pessoas ficaram sem eletricidade na região central do país devido às tempestades, segundo o site Poweroutage.us, que agrega dados sobre a rede elétrica americana.
Os mais de 800 tornados relatados até agora fazem 2024 ser um dos anos mais ativos para o fenômeno já registrados. Mais de 50 mil casas e empresas estão no escuro em Iowa, Wisconsin e Illinois, segundo o PowerOutage.us. Fortes ventos, granizo e alguns tornados podem ocorrer ao longo do estado do Texas até Vermont.
Os tornados podem ocorrer a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano, embora sejam mais comuns na primavera, especialmente em maio e junho na América do Norte.
Os tornados mais intensos costumam acontecer no centro-oeste dos Estados Unidos e na Austrália. O tornado se diferencia dos furacões por se formar sobre o continente. Os Tornados são medidos pela intensidade dos estragos que causam, e não pelo seu tamanho físico.
Câmera capta momento exato de passagem de tornado nos EUA
Tem tornado em Orlando?
O que esperar de um furacão em Orlando? A temporada de furacões na Flórida vai de junho a novembro, e por conta disso a região tem vários protocolos para lidar com as tempestades, tornados e furacões. Alertas de emergência são comuns nesses casos, e fazem parte da resposta deles a esses fenômenos.
A temporada de furacões no Atlântico vai do início de junho ao final de novembro. Esses eventos podem ser devastadores tanto materialmente quanto em termos de riscos para as pessoas, especialmente nos estados do sul dos EUA.
O dia era 31 de maio de 2013. Ela acompanhava um tornado EF-3 extremamente grande e poderoso, perto de El Reno, no centro do Estado americano de Oklahoma. A velocidade do vento era de 475 km/h. O tornado de El Reno foi o mais potente já registrado.
Actividade dos tornados nos Estados Unidos. As zonas mais escuras indicam a zona conhecida como Tornado Alley. Esta abundância de tornados é possível pelo encontro de massas de ar frio vindas do Canadá e de ar quente vindas do golfo do México.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009.
Debby é a quarta tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico de 2024, após a tempestade tropical Alberto, o furacão Beryl e a tempestade tropical Chris, todos formados em junho.
A cidade de Greenfield, em Iowa, nos Estados Unidos, foi atingida por um tornado na 3ª feira (21. mai. 2024). De acordo com autoridades locais, várias pessoas morreram e ficaram feridas.
Uma das preocupações dos brasileiros que viajam para Miami é sobre essa questão, apesar de os furacões e tornados serem super raros por lá, eles não ocorrem há muitos anos. Vale a pena saber a época que eles geralmente acontecem para você estar atento.
A duração de um tornado é outra importante característica desse fenômeno. A partir do momento em que entram em contato com o chão e a depender da sua velocidade, os tornados não duram mais do que alguns minutos: de dez a 20 minutos em média. Tornados mais intensos, no entanto, podem ter duração de uma até três horas.
A melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão.
Base de dados oficial. De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
Embora sejam raros, houve casos históricos de furacões atingindo o Brasil. Um dos exemplos mais notáveis é o Furacão Catarina, que atingiu a região sul do Brasil em março de 2004. O Furacão Catarina foi um evento único e surpreendente, pois foi o primeiro furacão registrado no Oceano Atlântico Sul.
Quando é a temporada de tornados nos Estados Unidos?
Nas últimas semanas, tornados atingiram não só Grande Planície, mas também partes do Meio-Oeste, dos Apalaches e do sudeste. A primavera é tipicamente a época mais agitada do ano para tornados.
Furacão Mitch um dos mais destruidores ciclones tropicais no Oceano Atlântico já visto. Alcançou ventos de mais de 180 mph ou 290 km/h considerado de categoria 5 pela Escala de Furacões de Saffir-Simpson devastou a América Central entre 22 de outubro a 5 de novembro de 1998 . O Maior Furacão do Mundo.
Se a trajetória atual for confirmada, o Beryl se tornará a primeira tempestade a atingir a costa dos EUA nesta temporada de furacões no Atlântico de 2024.
A previsão de uma La Niña em 2024 aumenta o risco de furacões intensos. A combinação de fatores climáticos pode resultar em extremos prejudiciais, como seca na Amazônia e no Pantanal. A intensificação dos furacões e o aquecimento do Atlântico são desafios diante das mudanças climáticas.
Segundo o serviço meteorológico, o tornado tinha uma faixa de 30 metros de largura e percorreu a distância de cerca de 1 (um) quilômetro em terra. Os ventos chegaram a atingir 75 mph (125 km/h), antes de perder a força. Pelo menos seis casas foram danificadas.