Os 4 Ps do Marketing servem para colocar a marca no mercado, de acordo com o posicionamento que deseja alcançar. Portanto, as definições de Preço, Produto, Praça e Promoção são responsáveis por transmitir esse posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 C's do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 C's nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Os 4 Ps do marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.
Os 4 PS que compõe o marketing são: - Produto: Aquilo que a empresa oferta; - Preço: O valor a ser cobrado do cliente; - Praça: O ambiente de oferta do produto/serviço; - Promoção: Como você irá promover seu produto/serviço.
Entretanto, foi em 1960,que Jerome E. McCarthy (1978), na primeira edição do seu livro Basic Marketing: a managerial approach, apresentou uma estrutura inovadora, usando a classificação do marketing mix, que ele chamou de 4Ps, popularizando produto, praça, promoção e preço, como os seus quatro elementos.
Segundo ele, o marketing em 2020 será baseado em três dimensões, ou pilares: “Foco no consumidor”, “tecnologia como facilitador” e “vender sem vender”.
Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.
Posteriormente, são detalhadas as relações entre cada um dos elementos do mix de marketing – produto, preço, praça e promoção – com o posicionamento, de forma a tornar possível o entendimento da necessidade da alteração dos 4 Ps durante o reposicionamento.
Apple, Google ou Coca-Cola, estão sempre redefinindo seus "4 Ps do Marketing" - Produto, Preço, Praça e Promoção. Elas não apenas inovam continuamente em seus produtos, mas também adaptam seus preços para competir de forma eficaz.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Por último, temos o P de Pessoas. Ele busca entender melhor os consumidores, já que eles são justamente o foco final do empresa. Além disso, Pessoas engloba todos os envolvidos na criação, divulgação e distribuição do produto e defini-lo e entendê-lo ajuda solucionar possíveis gaps relacionados ao produto.
O que é o “P” de praça? O P de Praça, conhecido como ponto de venda (PDV) ou ponto de distribuição, são os locais onde as empresas vendem aqueles produtos que tem ofertado ao público. Sendo assim, é na praça que os clientes poderão ter contato com os produtos e serviços de uma organização.
A diferença é baseada, precisamente, na abordagem sobre o consumidor: no modelo dos 4 Ps do marketing, o enfoque central é sempre o do produto. Enquanto no modelo dos 4 Cs do marketing, a atenção é voltada para o consumidor.
São elas: cliente; categorias; capacidades; custo, lucratividade e valor; controle do contato com os processos monetários; colaboração e integração; customização; comunicação, interação e posicionamento; cálculos sobre o cliente; cuidados com o cliente; cadeia de relacionamentos.
Através dos 4 c's nas estratégias de marca fica mais fácil descobrir quem são os clientes, quais são as melhores soluções para ele, a melhor forma de chegar até eles e também se o custo-benefício é interessante.
Qual a principal estratégia de marketing adotada pelas Havaianas?
A estratégia. Os elementos-chave da estratégia da Havaianas eram um foco constante na inovação de produtos; uma estratégia global consistente de marketing e comunicação; e respostas rápidas e flexíveis aos gostos dos consumidores.