Quais os efeitos colaterais do remédio para tuberculose?
As reações alérgicas podem ser brandas (urticária, rash, prurido, icterícia colestática) ou graves (choque anafilático, discrasias sanguíneas, vasculites, nefrite intersticial).
Quais são os efeitos colaterais do tratamento da tuberculose?
Os mesmos autores ainda observaram que os efeitos colaterais mais relacionados à mudança de tratamento foram hepatotoxicidade (11%), exantema (6%) e artralgia (2%).
Dentre as reações adversas aos medicamentos do esquema básico, as mais comuns são: alteração da coloração de urina, intolerância gástrica, alterações cutâneas, icterícia e dores articulares.
Quais os efeitos colaterais de rifampicina e isoniazida?
- intolerância digestiva: Principalmente com rifampicina, isoniazida e pirazinamida, ocorrendo pela composição cáustica dos fármacos, levando à irritação local, provocando náuseas, vômitos, flatulência e diarréia, entre outros; - coloração avermelhada de secreções: como urina e suor, devendo-se à rifampicina.
As mais comuns são as reações cutâneas e distúrbios gastro intestinais, mas também podem ocorrer disfunção hepática e púrpura trombocitopência. As reações cutâneas consistem, na maioria das vezes, de rubor acompanhado de prurido na face e couro cabeludo, acompanhado de vermelhidão e lacrimejamento dos olhos.
Como saber se o tratamento da tuberculose está fazendo efeito?
COMO SABER SE A TUBERCULOSE ESTÁ CURADA? Somente o médico pode avaliar se o doente está curado ou não. Muitas vezes, o paciente melhora após um mês de tratamento (desaparece a febre, melhora o apetite, há ganho de peso) e abandona o tratamento.
É PRECISO PARAR DE TOMAR BEBIDA ALCOÓLICA? Sim, não se pode tomar os remédios e continuar a beber álcool (cerveja, uísque, cachaça, conhaque e outros), pois há risco de graves complicações, como por exemplo, hepatite.
Todas as refeições ao longo do dia devem conter alimentos com elevado teor de proteína de alto valor biológico. Alguns exemplos: carne/ peixes/ ovos e, se não for contraindicado, leite/ iogurte/ queijo.
O emprego de medidas de controle de infecção também faz parte das ações de prevenção da doença, tais como: manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar (higiene da tosse); e evitar aglomerações.
Qual a melhor alimentação para quem tem tuberculose?
Para crianças e adultos, o importante é ter uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos como batata, batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais e óleos não saturados, como os de soja ou milho. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D, além de minerais.
Quais as sequelas de uma pessoa que teve tuberculose?
Os pacientes com sequelas de tuberculose apresentam péssima qualidade de vida, com desnutrição progressiva. Chama atenção ainda que raramente são avaliadas para pneumectomia mesmo sendo muito sintomáticas. Em nossos casos, nenhuma paciente foi orientada sobre a possibilidade de pneumectomia.
Quantos dias o remédio de tuberculose começa a fazer efeito?
Importante: Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido.
A alimentação é outro componente importante do tratamento. A pessoa com tuberculose acredita que precisa alimentar-se bem para conseguir enfrentar a doença e restaurar sua saúde. A busca por peso é uma compensação pelo emagrecimento que ocorre no início da doença.
Não tome o leite direto da vaca! Ele pode transmitir diversas doenças, inclusive a tuberculose. Isso acontece porque, ao se contaminar com a doença, o animal acaba passando-a para o seu leite. Consumi-lo pode, portanto, resultar nessa grave infecção pulmonar.
Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente, à tarde; sudorese ...
O que pode atrapalhar o tratamento da tuberculose?
Se o paciente começar a tomar os remédios e parar no meio do caminho, as bactérias que causam a tuberculose podem se tornar resistentes aos remédios. Nesses casos, a doença pode se espalhar para outros órgãos do corpo além do pulmão, e o paciente pode desenvolver formas mais graves da tuberculose.
Qual o efeito colateral do remédio para tuberculose?
Prurido e exantema leve são considerados efeitos adversos menores no tratamento anti tuberculose (TB) e estão relacionados ao uso de Isoniazida e Rifampicina. Tais efeitos podem ser tratados com uso de anti-histamínicos, na unidade básica de saúde, sem a suspensão do tratamento.
A Tuberculose (TB) é uma patologia infecto-contagiosa que acomete principalmente o pulmão, atingindo cerca de 80% dos casos. É comum que o paciente com TB apresente baixo peso e desnutrição por ter falta de apetite e emagrecimento devido ao desconforto em se alimentar por causa da tosse recorrente.